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Estudantes trabalhadores do Ensino Médio - EJA de Angra dos Reis: como vivem seu direito à juventude?

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dc.contributor.advisor Ferreira, Mônica Dias Peregrino
dc.contributor.author Souza, Kelly Rodrigues de
dc.date.accessioned 2024-10-18T16:59:16Z
dc.date.available 2024-10-18T16:59:16Z
dc.date.issued 2021-02-21
dc.identifier.citation Souza, Kelly Rodrigues de. Estudantes trabalhadores do Ensino Médio - EJA de Angra dos Reis: como vivem seu direito à juventude?. 2021. 129 f. Dissertação (Programa de Pós-Graduação em Educação) – Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro, 2021 pt_BR
dc.identifier.uri http://hdl.handle.net/unirio/14133
dc.description.sponsorship N/A pt_BR
dc.language.iso Portuguese pt_BR
dc.rights openAccess pt_BR
dc.title Estudantes trabalhadores do Ensino Médio - EJA de Angra dos Reis: como vivem seu direito à juventude? pt_BR
dc.type masterThesis pt_BR
dc.contributor.referee Ferreira, Mônica Dias Peregrino
dc.degree.department CCHS pt_BR
dc.degree.grantor Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro - UNIRIO pt_BR
dc.degree.level Mestrado Acadêmico pt_BR
dc.degree.local Rio de Janeiro, RJ pt_BR
dc.degree.program Programa de Pós-Graduação em Educação pt_BR
dc.subject.cnpq MULTIDISCIPLINAR pt_BR
dc.subject.cnpq INTERDISCIPLINAR pt_BR
dc.subject.cnpq SOCIAIS E HUMANIDADES pt_BR
dc.subject.en Youth pt_BR
dc.subject.en Social Moratorium pt_BR
dc.subject.en Discontinuous Youth Moratorium pt_BR
dc.subject.en Borders and Public Policies pt_BR
dc.description.abstracten This research is characterized by being a case study to understand the experience of the working student youth (youths from 18 to 29 years old) of Youth and Adult Education in High School - 6 EJA-EM in Angra dos Reis territory, focusing on students do Ciep João Gregório Galindo in the neighborhood of Areal. We found that we are facing an invisibility of this age group from 18 years onwards that is not following the regular school flow, becoming evident the discontinuity of public policies that would help them to live their youth. The notion that all young people should be part of the political agenda through the implementation of public policies, had been consolidated in a new paradigm about youth as subjects of rights, through social mobilizations and governments after the Federal Constitution - CF 88. This mobilization over the past few decades has brought a social moratorium on young people. We deepened this debate by analyzing the experience of young people in a border landscape between Rio and São Paulo, in the city that is going through a time of dilapidation of employment and, consequently, of the economy based on shipbuilding and on the logistics of storage and distribution of oil affected by national policy. and world markets. In order to analyze the support offered to young people at this time of rupture, we built the concept of discontinuous social moratorium that materializes in the experimentation phase of different young people, in an unequal support offered by the actions of the public power, with the interruption and discontinuity of important policies, essential funds , programs, projects and actions aimed at youth. Young people in the research field pointed out their strategies for continuing their experience in this new context. pt_BR
dc.degree.country Brasil pt_BR
dc.description.sponsordocumentnumber N/A pt_BR
dc.description.abstractpt Esta pesquisa se caracteriza por ser um estudo de caso para compreender a experiência da juventude estudante trabalhadora (jovens de 18 a 29 anos) da Educação de Jovens e Adultos no Ensino Médio - EJA-EM no território Angra dos Reis, tomando como foco os alunos do Ciep João Gregório Galindo no bairro do Areal. Constatamos estar diante de uma invisibilidade desta faixa etária de 18 anos em diante que não está seguindo o fluxo escolar regular, ficando evidente a descontinuidade de políticas públicas que os auxiliariam a viver a sua juventude. A noção de que todos os jovens devem fazer parte da agenda política através da implementação de políticas públicas, vinha se consolidando em um novo paradigma sobre a juventude como sujeitos de direitos, através de mobilizações sociais e de governos pós Constituição Federal – CF 88. Essa mobilização ao longo das últimas décadas trouxe aos jovens a moratória social. Aprofundamos este debate ao analisar a vivência dos jovens numa paisagem fronteiriça entre Rio e São Paulo, no município que passa por um momento de dilapidação do emprego e consequentemente da economia baseada na construção naval e na logística de armazenamento e distribuição de petróleo afetadas pela política nacional e mercados mundiais. Para analisar os suportes ofertados aos jovens neste momento de rupturas construímos o conceito de moratória social descontínua que se materializa na fase de experimentações dos diversos jovens, num suporte desigual ofertado pelas ações do poder público, com a interrupção e descontinuidade de políticas importantes, verbas essenciais, programas, projetos e ações voltadas para a juventude. Os jovens do campo de pesquisa nos apontaram suas estratégias para continuar sua vivência nesse novo contexto. pt_BR
dc.subject.pt Juventude pt_BR
dc.subject.pt Moratória Social pt_BR
dc.subject.pt Moratória Social Descontínua pt_BR
dc.subject.pt Fronteiras e Políticas Públicas pt_BR


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