dc.contributor.advisor |
Ferreira, Mônica Dias Peregrino |
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dc.contributor.author |
Souza, Kelly Rodrigues de |
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dc.date.accessioned |
2024-10-18T16:59:16Z |
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dc.date.available |
2024-10-18T16:59:16Z |
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dc.date.issued |
2021-02-21 |
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dc.identifier.citation |
Souza, Kelly Rodrigues de. Estudantes trabalhadores do Ensino Médio - EJA de Angra dos Reis: como vivem seu direito à juventude?. 2021. 129 f. Dissertação (Programa de Pós-Graduação em Educação) – Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro, 2021 |
pt_BR |
dc.identifier.uri |
http://hdl.handle.net/unirio/14133 |
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dc.description.sponsorship |
N/A |
pt_BR |
dc.language.iso |
Portuguese |
pt_BR |
dc.rights |
openAccess |
pt_BR |
dc.title |
Estudantes trabalhadores do Ensino Médio - EJA de Angra dos Reis: como vivem seu direito à juventude? |
pt_BR |
dc.type |
masterThesis |
pt_BR |
dc.contributor.referee |
Ferreira, Mônica Dias Peregrino |
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dc.degree.department |
CCHS |
pt_BR |
dc.degree.grantor |
Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro - UNIRIO |
pt_BR |
dc.degree.level |
Mestrado Acadêmico |
pt_BR |
dc.degree.local |
Rio de Janeiro, RJ |
pt_BR |
dc.degree.program |
Programa de Pós-Graduação em Educação |
pt_BR |
dc.subject.cnpq |
MULTIDISCIPLINAR |
pt_BR |
dc.subject.cnpq |
INTERDISCIPLINAR |
pt_BR |
dc.subject.cnpq |
SOCIAIS E HUMANIDADES |
pt_BR |
dc.subject.en |
Youth |
pt_BR |
dc.subject.en |
Social Moratorium |
pt_BR |
dc.subject.en |
Discontinuous Youth Moratorium |
pt_BR |
dc.subject.en |
Borders and Public Policies |
pt_BR |
dc.description.abstracten |
This research is characterized by being a case study to understand the experience of the working
student youth (youths from 18 to 29 years old) of Youth and Adult Education in High School -
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EJA-EM in Angra dos Reis territory, focusing on students do Ciep João Gregório Galindo in
the neighborhood of Areal. We found that we are facing an invisibility of this age group from
18 years onwards that is not following the regular school flow, becoming evident the
discontinuity of public policies that would help them to live their youth. The notion that all
young people should be part of the political agenda through the implementation of public
policies, had been consolidated in a new paradigm about youth as subjects of rights, through
social mobilizations and governments after the Federal Constitution - CF 88. This mobilization
over the past few decades has brought a social moratorium on young people. We deepened this
debate by analyzing the experience of young people in a border landscape between Rio and São
Paulo, in the city that is going through a time of dilapidation of employment and, consequently,
of the economy based on shipbuilding and on the logistics of storage and distribution of oil
affected by national policy. and world markets. In order to analyze the support offered to young
people at this time of rupture, we built the concept of discontinuous social moratorium that
materializes in the experimentation phase of different young people, in an unequal support
offered by the actions of the public power, with the interruption and discontinuity of important
policies, essential funds , programs, projects and actions aimed at youth. Young people in the
research field pointed out their strategies for continuing their experience in this new context. |
pt_BR |
dc.degree.country |
Brasil |
pt_BR |
dc.description.sponsordocumentnumber |
N/A |
pt_BR |
dc.description.abstractpt |
Esta pesquisa se caracteriza por ser um estudo de caso para compreender a experiência
da juventude estudante trabalhadora (jovens de 18 a 29 anos) da Educação de Jovens e Adultos
no Ensino Médio - EJA-EM no território Angra dos Reis, tomando como foco os alunos do Ciep
João Gregório Galindo no bairro do Areal. Constatamos estar diante de uma invisibilidade desta
faixa etária de 18 anos em diante que não está seguindo o fluxo escolar regular, ficando evidente
a descontinuidade de políticas públicas que os auxiliariam a viver a sua juventude. A noção de
que todos os jovens devem fazer parte da agenda política através da implementação de políticas
públicas, vinha se consolidando em um novo paradigma sobre a juventude como sujeitos de
direitos, através de mobilizações sociais e de governos pós Constituição Federal – CF 88. Essa
mobilização ao longo das últimas décadas trouxe aos jovens a moratória social. Aprofundamos
este debate ao analisar a vivência dos jovens numa paisagem fronteiriça entre Rio e São Paulo,
no município que passa por um momento de dilapidação do emprego e consequentemente da
economia baseada na construção naval e na logística de armazenamento e distribuição de
petróleo afetadas pela política nacional e mercados mundiais. Para analisar os suportes ofertados
aos jovens neste momento de rupturas construímos o conceito de moratória social descontínua
que se materializa na fase de experimentações dos diversos jovens, num suporte desigual
ofertado pelas ações do poder público, com a interrupção e descontinuidade de políticas
importantes, verbas essenciais, programas, projetos e ações voltadas para a juventude. Os jovens
do campo de pesquisa nos apontaram suas estratégias para continuar sua vivência nesse novo
contexto. |
pt_BR |
dc.subject.pt |
Juventude |
pt_BR |
dc.subject.pt |
Moratória Social |
pt_BR |
dc.subject.pt |
Moratória Social Descontínua |
pt_BR |
dc.subject.pt |
Fronteiras e Políticas Públicas |
pt_BR |