dc.contributor.advisor |
Machado, Maria Auxiliadora Delgado |
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dc.contributor.author |
Freitas, Isabel Corrêa Lira de |
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dc.date.accessioned |
2024-10-18T17:39:19Z |
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dc.date.available |
2024-10-18T17:39:19Z |
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dc.date.issued |
2022-11-25 |
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dc.identifier.citation |
FREITAS, Isabel Corrêa Lira de. A história das ciências sob a perspectiva de narrativas fílmicas. 2022, 76 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Centro de Ciências Humanas e Sociais, Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2022. |
pt_BR |
dc.identifier.uri |
http://hdl.handle.net/unirio/14134 |
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dc.description.sponsorship |
CAPES |
pt_BR |
dc.language.iso |
Portuguese |
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dc.rights |
openAccess |
pt_BR |
dc.title |
A história das ciências sob a perspectiva de narrativas fílmicas |
pt_BR |
dc.type |
masterThesis |
pt_BR |
dc.contributor.referee |
Machado, Maria Auxiliadora Delgado |
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dc.contributor.referee |
Oliveira, Carmen Irene de |
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dc.contributor.referee |
Lima, Maria da Conceição Barbosa |
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dc.degree.department |
CCHS |
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dc.degree.grantor |
Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro - UNIRIO |
pt_BR |
dc.degree.level |
Mestrado Acadêmico |
pt_BR |
dc.degree.local |
Rio de Janeiro, RJ |
pt_BR |
dc.degree.program |
Programa de Pós-Graduação em Educação |
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dc.subject.cnpq |
EDUCAÇÃO |
pt_BR |
dc.subject.cnpq |
TÓPICOS ESPECÍFICOS DE EDUCAÇÃO |
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dc.subject.en |
History of science |
pt_BR |
dc.subject.en |
Epistemology |
pt_BR |
dc.subject.en |
Filmic Narratives |
pt_BR |
dc.subject.en |
Training of science teachers |
pt_BR |
dc.description.abstracten |
This research is the result of concerns regarding both the training of science teachers and the teaching of science. The criticism of these instances starts from the problematization of training and teaching where the coexistence of traditional and technical educational conceptions elide historical-critical conceptions of the development of scientific knowledge, which results in the construction of prejudices about science and its repercussions on society. In this sense, we discuss the possibilities offered by the history of science from what the philosopher and historian of science Gaston Bachelard called epistemological breaks. We understand that these moments of rupture have great pedagogical value because they allow us to understand the construction of the scientific knowledge not as something produced by prodigious minds, but by the intellectual and political efforts of men and women who have focused on the issues and dedicated themselves to investigating these issues in the field scope of the natural sciences. Thus, we set out to work with the history of science based on filmic narratives as a way of reflecting on these epistemological matters and their contribuitions to the training of science teachers based not only on the notion of Bachelardian epistemological break, but also on the CAnguilhm’s discussion about being in the true and Foucault’s considerations about the systems of control and exclusion of discourses. |
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dc.degree.country |
Brasil |
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dc.description.sponsordocumentnumber |
n/a |
pt_BR |
dc.description.abstractpt |
A presente pesquisa é fruto de inquietações referentes tanto a formação de professores de ciências quanto ao ensino de ciências. A crítica à essas instâncias parte da problematização de uma formação e ensino onde a coexistência de concepções educacionais tradicionais e tecnicistas elidem concepções histórico-críticas do desenvolvimento dos conhecimentos científicos, o que resulta na construção de preconceitos sobre a ciência e suas repercussões na sociedade. Neste sentido, discutimos as possibilidades oferecidas pela história da ciência a partir do que o filosofo e historiador da ciência Gaston Bachelard chamou de rupturas epistemológicas. Entendemos que esses momentos de ruptura possuem um grande valor pedagógico por permitir entender a construção de conhecimentos não como algo produzido por mentes prodigiosas, mas pelo esforço intelectual e político de homens e mulheres que se debruçaram diante das questões e se dedicaram a investigar essas questões no âmbito das ciências naturais. Destarte, propusemo-nos ao trabalho com a história da ciência a partir de narrativas fílmicas como forma de reflexão sobre essas questões epistemológicas e suas possíveis contribuições para a formação de professores de ciências a partir não somente da noção de ruptura epistemológica bachelardiana, mas também nas discussões de Canguilhem sobre o estar no verdadeiro e nas considerações de Foucault sobre os sistemas de controle e exclusão dos discursos. |
pt_BR |
dc.subject.pt |
História da ciência |
pt_BR |
dc.subject.pt |
Epistemologia |
pt_BR |
dc.subject.pt |
Narrativas fílmicas |
pt_BR |
dc.subject.pt |
Formação de professores de ciências |
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