dc.contributor.advisor |
Coelho, Lígia Martha Coimbra da Costa |
|
dc.contributor.author |
Cortes, Luciana Ferreira |
|
dc.date.accessioned |
2024-10-21T12:16:23Z |
|
dc.date.available |
2024-10-21T12:16:23Z |
|
dc.date.issued |
2017-07-27 |
|
dc.identifier.citation |
Cortes, Luciana Ferreira. Ginásios cariocas: um olhar para a educação em tempo integral no município do Rio de Janeiro. 2017. 149 f. Dissertação (Programa de Pós-Graduação em Educação) – Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro, 2017 |
pt_BR |
dc.identifier.uri |
http://hdl.handle.net/unirio/14135 |
|
dc.description.sponsorship |
N/A |
pt_BR |
dc.language.iso |
Portuguese |
pt_BR |
dc.rights |
openAccess |
pt_BR |
dc.title |
Ginásios cariocas: um olhar para a educação em tempo integral no município do Rio de Janeiro |
pt_BR |
dc.type |
masterThesis |
pt_BR |
dc.contributor.referee |
Coelho, Lígia Martha Coimbra da Costa |
|
dc.contributor.referee |
Hora, Dayse Martins |
|
dc.contributor.referee |
Fetzner, Andréa |
|
dc.degree.department |
CCHS |
pt_BR |
dc.degree.grantor |
Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro - UNIRIO |
pt_BR |
dc.degree.level |
Mestrado Acadêmico |
pt_BR |
dc.degree.local |
Rio de Janeiro, RJ |
pt_BR |
dc.degree.program |
Programa de Pós-Graduação em Educação |
pt_BR |
dc.subject.cnpq |
MULTIDISCIPLINAR |
pt_BR |
dc.subject.cnpq |
INTERDISCIPLINAR |
pt_BR |
dc.subject.cnpq |
SOCIAIS E HUMANIDADES |
pt_BR |
dc.subject.en |
Public Educational Policies |
pt_BR |
dc.subject.en |
Full-time Education |
pt_BR |
dc.subject.en |
Curricular Organization |
pt_BR |
dc.subject.en |
Ginasio Carioca |
pt_BR |
dc.description.abstracten |
Full-time Integral Education is a subject that recently returned to be discuted in
the field of education and has been increasing, especially since it is present in the
National Education Plan as one of the goals to be achieved. This research,
entitled "Ginásios Cariocas: A look at full-time education in Rio de Janeiro",
whose main focus is to analyze the policy of full-time education in Rio de Janeiro
and its relation to curricular organization. Futhermore, this paper (I) describes the
implementation of that program as a public policy to meet the demand for full-time
education; (II) analyzes the curricular organization of this program. The research
uses as methodological path some tols like bibliographic research, documentary
analysis, semi-structured interviews and content analysis, using two categories
of analysis which are full-time education and curriculum. Structured and
organized in four (4) chapters that: (I) discuss the proposals and programs related
to full-time education in different times and spaces of Brazil, especially Rio de
Janeiro; (II) brings concepts and reflections about curriculum, curricular
organization and how it occurs t a school; Perceiving the formative components
of a curriculum and how it is materialized in everyday school life; (III) presentation
of the object of study, describing its trajectory, implementation and curricular
organization; and (IV) brings the assumptions of full-time education proposed in
the model, realizing how the expansion is articulated with time, space and bulding
people identity through interviews and analysis of their contents. |
pt_BR |
dc.degree.country |
Brasil |
pt_BR |
dc.description.sponsordocumentnumber |
N/A |
pt_BR |
dc.description.abstractpt |
A Educação Integral e(m,) tempo integral é um tema que recentemente
voltou à agenda de discussão no campo da educação e vem se
potencializando, sobretudo por estar presente em ordenamentos como o Plano
Nacional de Educação, como uma das metas a ser alcançada e com o advento
do programa indutor Mais Educação. Nesse contexto, apresento a pesquisa
intitulada “Ginásios Cariocas: Um olhar para a educação em tempo integral
no município do Rio de Janeiro que tem, como objetivo principal, analisar a
política de educação em tempo integral do município do Rio de Janeiro
denominada Ginásios Cariocas, em relação à sua organização curricular e,
ainda, (i) descrever a implementação do Programa como uma política pública
municipal do Rio de Janeiro para atender a demanda da educação em tempo
integral do município; (ii) analisar a organização curricular desse Programa, a
partir da matriz curricular elaborada aos Ginásios Cariocas (GCs) e (iii) analisar
a concepção de educação em tempo integral que os Ginásios materializam, por
meio de sua organização curricular. A pesquisa usa como caminho metodológico
a pesquisa bibliográfica, a análise documental, entrevistas semiestruturadas e a
análise do conteúdo, utilizando duas categorias de análise: Educação em tempo
integral e Currículo. Estruturada e organizada em 4 (quatro) capítulos que (i)
discutem as propostas e programas de educação relacionadas ao tempo integral,
em diferentes tempos e espaços brasileiros, em especial no Rio de Janeiro; (ii)
trazem conceitos e reflexões sobre o currículo e de organização curricular e como
ocorre a materialização no chão da escola; percebendo os componentes
formadores de um currículo e como ele é materializado no cotidiano escolar; (iii)
apresentam o objeto de estudo, o Ginásio Carioca, descrevendo sua trajetória,
implementação e organização curricular; e por fim (iv) trazem a colaboração das
vozes dos atores envolvidos, os professores, na materialização dos
pressupostos do Ginásio Carioca e do tempo integral da proposto pelo modelo ,
percebendo como a ampliação no Ginásio Carioca se articula com o tempo,
espaço, a construção da identidade e de sujeitos, através de entrevistas
semiestruturadas e a analise do conteúdos das mesmas. Com a pesquisa
concluímos que o Ginásio Carioca se apresenta como uma nova possibilidade e
proposta de Educação em Tempo Integral para o segundo segmento do Ensino
Fundamental que, ainda, se apresenta embrionária, uma vez que os impactos na
educação são a longo prazo, entretanto que já apresenta mudanças em sua
organização percebida através dos documentos e das vozes do chão da escola
ouvidas no decorrer da pesquisa, mudanças essas que devem ser aprimoradas,
monitoradas para que possam cada vez mais colaborarem com os avanços
educacionais tão
desejados |
pt_BR |
dc.subject.pt |
Políticas Públicas Educacionais |
pt_BR |
dc.subject.pt |
Educação em Tempo Integral |
pt_BR |
dc.subject.pt |
Organização Curricular |
pt_BR |
dc.subject.pt |
Ginásio Carioca |
pt_BR |