DSpace Repository

À sombra das árvores: andanças, brincanças e sabenças com as crianças de Rio Bonito- RJ

Show simple item record

dc.contributor.advisor Tiriba, Lea
dc.contributor.author Coutinho, José Carvalho
dc.date.accessioned 2024-10-21T12:16:41Z
dc.date.available 2024-10-21T12:16:41Z
dc.date.issued 2023-05-15
dc.identifier.citation COUTINHO, Joice Carvalho. À sombra das árvores: andanças, brincanças e sabenças com as crianças de Rio Bonito- RJ. 197 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2023. pt_BR
dc.identifier.uri http://hdl.handle.net/unirio/14136
dc.description.sponsorship n/a pt_BR
dc.language.iso Portuguese pt_BR
dc.rights openAccess pt_BR
dc.title À sombra das árvores: andanças, brincanças e sabenças com as crianças de Rio Bonito- RJ pt_BR
dc.type masterThesis pt_BR
dc.contributor.referee Tiriba, Lea
dc.contributor.referee Lopes, Jader Janer Moreira
dc.contributor.referee Souza, Lúcia Helena Pralon de
dc.degree.department CCHS pt_BR
dc.degree.grantor Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro - UNIRIO pt_BR
dc.degree.level Mestrado Acadêmico pt_BR
dc.degree.local Rio de Janeiro, RJ pt_BR
dc.degree.program Programa de Pós-Graduação em Educação pt_BR
dc.subject.cnpq EDUCAÇÃO pt_BR
dc.subject.cnpq TÓPICOS ESPECÍFICOS DE EDUCAÇÃO pt_BR
dc.subject.en Children pt_BR
dc.subject.en Territory pt_BR
dc.subject.en Experiences pt_BR
dc.subject.en Nature pt_BR
dc.subject.en Outdoor play pt_BR
dc.description.abstracten The present study aims to research what we can learn from children when they are in a state of freedom, playing in public spaces in the city. With the interest in investigating how it is to be a child in Rio Bonito (RJ), what they play, where and how they play; how they relate in this play among themselves, with trees, with animals and with other living beings. What can we teachers and schools learn from them when they play in freedom? This is a narrative research that was carried out by walking, playing, talking and living with children. The theoretical references are found in Spinoza (2020), Tiriba (2005, 2018, 2010), Lopes (2005, 2008, 2009, 2021), Freire (1983, 1995) among other studies of/with childhoods. Experiences can point to new ways of educating and organizing school spaces and times from a non-cartesian, non-anthropocentric perspective, more sensitive, collective, dialogical, ecological and more connected with the nature of which we are part. pt_BR
dc.degree.country Brasil pt_BR
dc.description.sponsordocumentnumber n/a pt_BR
dc.description.abstractpt O presente estudo tem como objetivo pesquisar o que podemos aprender com as crianças quando estão em estado de liberdade, brincando em espaços públicos da cidade. Com o interesse em investigar como é ser criança em Rio Bonito (RJ), de que brincam, onde e como brincam; como se relacionam nesse brincar entre si, com as árvores, com os animais e com os demais seres viventes. O que nós, professores, e as escolas, podemos aprender com elas, quando brincam em liberdade? Trata-se de uma pesquisa narrativa que foi realizada andarilhando, brincando, conversando e convivendo com as crianças. As referências teóricas são encontradas em Spinoza (2020), Tiriba (2005, 2018, 2010), Lopes (2005, 2008, 2009, 2021), Freire (1983, 1995) dentre outros estudos das/com as infâncias. As experiências podem apontar para novas formas de educar e de organizar os espaços e os tempos escolares numa perspectiva não cartesiana, não antropocêntrica, mais sensível, coletiva, dialógica, ecológica e mais conectada com a natureza de que somos parte. pt_BR
dc.subject.pt Crianças pt_BR
dc.subject.pt Território pt_BR
dc.subject.pt Vivências pt_BR
dc.subject.pt Natureza pt_BR
dc.subject.pt Brincadeiras ao ar livre pt_BR


Files in this item

This item appears in the following Collection(s)

Show simple item record

Search DSpace


Advanced Search

Browse

My Account

|
|