dc.contributor.advisor |
Tiriba, Lea |
|
dc.contributor.author |
Coutinho, José Carvalho |
|
dc.date.accessioned |
2024-10-21T12:16:41Z |
|
dc.date.available |
2024-10-21T12:16:41Z |
|
dc.date.issued |
2023-05-15 |
|
dc.identifier.citation |
COUTINHO, Joice Carvalho. À sombra das árvores: andanças, brincanças e sabenças com as crianças de Rio Bonito- RJ. 197 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2023. |
pt_BR |
dc.identifier.uri |
http://hdl.handle.net/unirio/14136 |
|
dc.description.sponsorship |
n/a |
pt_BR |
dc.language.iso |
Portuguese |
pt_BR |
dc.rights |
openAccess |
pt_BR |
dc.title |
À sombra das árvores: andanças, brincanças e sabenças com as crianças de Rio Bonito- RJ |
pt_BR |
dc.type |
masterThesis |
pt_BR |
dc.contributor.referee |
Tiriba, Lea |
|
dc.contributor.referee |
Lopes, Jader Janer Moreira |
|
dc.contributor.referee |
Souza, Lúcia Helena Pralon de |
|
dc.degree.department |
CCHS |
pt_BR |
dc.degree.grantor |
Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro - UNIRIO |
pt_BR |
dc.degree.level |
Mestrado Acadêmico |
pt_BR |
dc.degree.local |
Rio de Janeiro, RJ |
pt_BR |
dc.degree.program |
Programa de Pós-Graduação em Educação |
pt_BR |
dc.subject.cnpq |
EDUCAÇÃO |
pt_BR |
dc.subject.cnpq |
TÓPICOS ESPECÍFICOS DE EDUCAÇÃO |
pt_BR |
dc.subject.en |
Children |
pt_BR |
dc.subject.en |
Territory |
pt_BR |
dc.subject.en |
Experiences |
pt_BR |
dc.subject.en |
Nature |
pt_BR |
dc.subject.en |
Outdoor play |
pt_BR |
dc.description.abstracten |
The present study aims to research what we can learn from children when they are in a state of freedom, playing in public spaces in the city. With the interest in investigating how it is to be a child in Rio Bonito (RJ), what they play, where and how they play; how they relate in this play among themselves, with trees, with animals and with other living beings. What can we teachers and schools learn from them when they play in freedom? This is a narrative research that was carried out by walking, playing, talking and living with children. The theoretical references are found in Spinoza (2020), Tiriba (2005, 2018, 2010), Lopes (2005, 2008, 2009, 2021), Freire (1983, 1995) among other studies of/with childhoods. Experiences can point to new ways of educating and organizing school spaces and times from a non-cartesian, non-anthropocentric perspective, more sensitive, collective, dialogical, ecological and more connected with the nature of which we are part. |
pt_BR |
dc.degree.country |
Brasil |
pt_BR |
dc.description.sponsordocumentnumber |
n/a |
pt_BR |
dc.description.abstractpt |
O presente estudo tem como objetivo pesquisar o que podemos aprender com as crianças quando estão em estado de liberdade, brincando em espaços públicos da cidade. Com o interesse em investigar como é ser criança em Rio Bonito (RJ), de que brincam, onde e como brincam; como se relacionam nesse brincar entre si, com as árvores, com os animais e com os demais seres viventes. O que nós, professores, e as escolas, podemos aprender com elas, quando brincam em liberdade? Trata-se de uma pesquisa narrativa que foi realizada andarilhando, brincando, conversando e convivendo com as crianças. As referências teóricas são encontradas em Spinoza (2020), Tiriba (2005, 2018, 2010), Lopes (2005, 2008, 2009, 2021), Freire (1983, 1995) dentre outros estudos das/com as infâncias. As experiências podem apontar para novas formas de educar e de organizar os espaços e os tempos escolares numa perspectiva não cartesiana, não antropocêntrica, mais sensível, coletiva, dialógica, ecológica e mais conectada com a natureza de que somos parte. |
pt_BR |
dc.subject.pt |
Crianças |
pt_BR |
dc.subject.pt |
Território |
pt_BR |
dc.subject.pt |
Vivências |
pt_BR |
dc.subject.pt |
Natureza |
pt_BR |
dc.subject.pt |
Brincadeiras ao ar livre |
pt_BR |