dc.contributor.advisor |
Sánchez, Celso |
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dc.contributor.author |
Cruz, Sandra Regina de Souza |
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dc.date.accessioned |
2024-10-21T14:20:38Z |
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dc.date.available |
2024-10-21T14:20:38Z |
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dc.date.issued |
2021-10-06 |
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dc.identifier.citation |
Cruz, Sandra Regina de Souza. Aprender sobre educação no Terreiro Ilè Asé Iyá Nasso Oká Ilè Osum: reconhecimento e outras concepções sobre processos formativos. 2021. [não paginado]. Dissertação (Programa de Pós-Graduação em Educação) – Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro, 2021. |
pt_BR |
dc.identifier.uri |
http://hdl.handle.net/unirio/14137 |
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dc.description.sponsorship |
N/A |
pt_BR |
dc.language.iso |
Portuguese |
pt_BR |
dc.rights |
openAccess |
pt_BR |
dc.title |
Aprender sobre educação no Terreiro Ilè Asé Iyá Nasso Oká Ilè Osum: reconhecimento e outras concepções sobre processos formativos. |
pt_BR |
dc.type |
masterThesis |
pt_BR |
dc.contributor.advisor-co |
Miranda, Claudia |
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dc.contributor.referee |
Sánchez, Celso |
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dc.contributor.referee |
Miranda, Claudia |
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dc.degree.department |
CCHS |
pt_BR |
dc.degree.grantor |
Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro - UNIRIO |
pt_BR |
dc.degree.level |
Mestrado Acadêmico |
pt_BR |
dc.degree.local |
Nova iguaçu, RJ |
pt_BR |
dc.degree.program |
Programa de Pós-Graduação em Educação |
pt_BR |
dc.subject.cnpq |
MULTIDISCIPLINAR |
pt_BR |
dc.subject.cnpq |
INTERDISCIPLINAR |
pt_BR |
dc.subject.cnpq |
SOCIAIS E HUMANIDADES |
pt_BR |
dc.degree.country |
Brasil |
pt_BR |
dc.description.sponsordocumentnumber |
N/A |
pt_BR |
dc.description.abstractpt |
A pesquisa intitulada “Aprender sobre educação no Terreiro Ilè Asé Iyá Nasso Oká Ilè Osun:
reconhecimento e outras concepções sobre processos formativos” foi desenvolvida em
espaços não escolares e indaga sobre qual é o papel educacional da tradição oral das
religiões de matrizes africanas frente ao pensamento hegemônico que fixa a escrita como
conhecimento válido. São estas algumas questões levantadas para se compreender outras
formas de aprender existentes e os desafios a serem enfrentados. A abordagem
teóricometodológica se apoia na observação participante e diário de bordo com vistas a
promover uma triangulação significativa. Considera-se as imersões realizadas ao longo dos
últimos dois anos em um terreiro de Candomblé. Assim, nossa análise desloca para o centro
do debate educacional os processos dinamizados comunitariamente no terreiro Ilè Asé Iyá
Nasso Oká Ilè Osun situado em Nova Iguaçu na Baixada Fluminense, Estado do Rio de
Janeiro. Preocupamo-nos com o importante papel das sacerdotisas, pensadoras do Brasil
e responsáveis por alianças reveladoras do potencial de lideranças que se apresentam
como partícipes estratégicas em espaços de grande complexidade, como é o caso das
metrópoles do Sudeste do país. |
pt_BR |
dc.subject.pt |
Baixada Fluminense |
pt_BR |
dc.subject.pt |
Outras pedagogias |
pt_BR |
dc.subject.pt |
Terreiro Ilè Asé Iyá Nasso Oká Ilè Osun |
pt_BR |
dc.subject.pt |
Re-existência feminina e negra |
pt_BR |