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Aprender sobre educação no Terreiro Ilè Asé Iyá Nasso Oká Ilè Osum: reconhecimento e outras concepções sobre processos formativos.

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dc.contributor.advisor Sánchez, Celso
dc.contributor.author Cruz, Sandra Regina de Souza
dc.date.accessioned 2024-10-21T14:20:38Z
dc.date.available 2024-10-21T14:20:38Z
dc.date.issued 2021-10-06
dc.identifier.citation Cruz, Sandra Regina de Souza. Aprender sobre educação no Terreiro Ilè Asé Iyá Nasso Oká Ilè Osum: reconhecimento e outras concepções sobre processos formativos. 2021. [não paginado]. Dissertação (Programa de Pós-Graduação em Educação) – Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro, 2021. pt_BR
dc.identifier.uri http://hdl.handle.net/unirio/14137
dc.description.sponsorship N/A pt_BR
dc.language.iso Portuguese pt_BR
dc.rights openAccess pt_BR
dc.title Aprender sobre educação no Terreiro Ilè Asé Iyá Nasso Oká Ilè Osum: reconhecimento e outras concepções sobre processos formativos. pt_BR
dc.type masterThesis pt_BR
dc.contributor.advisor-co Miranda, Claudia
dc.contributor.referee Sánchez, Celso
dc.contributor.referee Miranda, Claudia
dc.degree.department CCHS pt_BR
dc.degree.grantor Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro - UNIRIO pt_BR
dc.degree.level Mestrado Acadêmico pt_BR
dc.degree.local Nova iguaçu, RJ pt_BR
dc.degree.program Programa de Pós-Graduação em Educação pt_BR
dc.subject.cnpq MULTIDISCIPLINAR pt_BR
dc.subject.cnpq INTERDISCIPLINAR pt_BR
dc.subject.cnpq SOCIAIS E HUMANIDADES pt_BR
dc.degree.country Brasil pt_BR
dc.description.sponsordocumentnumber N/A pt_BR
dc.description.abstractpt A pesquisa intitulada “Aprender sobre educação no Terreiro Ilè Asé Iyá Nasso Oká Ilè Osun: reconhecimento e outras concepções sobre processos formativos” foi desenvolvida em espaços não escolares e indaga sobre qual é o papel educacional da tradição oral das religiões de matrizes africanas frente ao pensamento hegemônico que fixa a escrita como conhecimento válido. São estas algumas questões levantadas para se compreender outras formas de aprender existentes e os desafios a serem enfrentados. A abordagem teóricometodológica se apoia na observação participante e diário de bordo com vistas a promover uma triangulação significativa. Considera-se as imersões realizadas ao longo dos últimos dois anos em um terreiro de Candomblé. Assim, nossa análise desloca para o centro do debate educacional os processos dinamizados comunitariamente no terreiro Ilè Asé Iyá Nasso Oká Ilè Osun situado em Nova Iguaçu na Baixada Fluminense, Estado do Rio de Janeiro. Preocupamo-nos com o importante papel das sacerdotisas, pensadoras do Brasil e responsáveis por alianças reveladoras do potencial de lideranças que se apresentam como partícipes estratégicas em espaços de grande complexidade, como é o caso das metrópoles do Sudeste do país. pt_BR
dc.subject.pt Baixada Fluminense pt_BR
dc.subject.pt Outras pedagogias pt_BR
dc.subject.pt Terreiro Ilè Asé Iyá Nasso Oká Ilè Osun pt_BR
dc.subject.pt Re-existência feminina e negra pt_BR


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