| dc.contributor.advisor | Sánchez, Celso | |
| dc.contributor.author | Cruz, Sandra Regina de Souza | |
| dc.date.accessioned | 2024-10-21T14:20:38Z | |
| dc.date.available | 2024-10-21T14:20:38Z | |
| dc.date.issued | 2021-10-06 | |
| dc.identifier.citation | Cruz, Sandra Regina de Souza. Aprender sobre educação no Terreiro Ilè Asé Iyá Nasso Oká Ilè Osum: reconhecimento e outras concepções sobre processos formativos. 2021. [não paginado]. Dissertação (Programa de Pós-Graduação em Educação) – Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro, 2021. | pt_BR |
| dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/unirio/14137 | |
| dc.description.sponsorship | N/A | pt_BR |
| dc.language.iso | Portuguese | pt_BR |
| dc.rights | openAccess | pt_BR |
| dc.title | Aprender sobre educação no Terreiro Ilè Asé Iyá Nasso Oká Ilè Osum: reconhecimento e outras concepções sobre processos formativos. | pt_BR |
| dc.type | masterThesis | pt_BR |
| dc.contributor.advisor-co | Miranda, Claudia | |
| dc.contributor.referee | Sánchez, Celso | |
| dc.contributor.referee | Miranda, Claudia | |
| dc.degree.department | CCHS | pt_BR |
| dc.degree.grantor | Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro - UNIRIO | pt_BR |
| dc.degree.level | Mestrado Acadêmico | pt_BR |
| dc.degree.local | Nova iguaçu, RJ | pt_BR |
| dc.degree.program | Programa de Pós-Graduação em Educação | pt_BR |
| dc.subject.cnpq | MULTIDISCIPLINAR | pt_BR |
| dc.subject.cnpq | INTERDISCIPLINAR | pt_BR |
| dc.subject.cnpq | SOCIAIS E HUMANIDADES | pt_BR |
| dc.degree.country | Brasil | pt_BR |
| dc.description.sponsordocumentnumber | N/A | pt_BR |
| dc.description.abstractpt | A pesquisa intitulada “Aprender sobre educação no Terreiro Ilè Asé Iyá Nasso Oká Ilè Osun: reconhecimento e outras concepções sobre processos formativos” foi desenvolvida em espaços não escolares e indaga sobre qual é o papel educacional da tradição oral das religiões de matrizes africanas frente ao pensamento hegemônico que fixa a escrita como conhecimento válido. São estas algumas questões levantadas para se compreender outras formas de aprender existentes e os desafios a serem enfrentados. A abordagem teóricometodológica se apoia na observação participante e diário de bordo com vistas a promover uma triangulação significativa. Considera-se as imersões realizadas ao longo dos últimos dois anos em um terreiro de Candomblé. Assim, nossa análise desloca para o centro do debate educacional os processos dinamizados comunitariamente no terreiro Ilè Asé Iyá Nasso Oká Ilè Osun situado em Nova Iguaçu na Baixada Fluminense, Estado do Rio de Janeiro. Preocupamo-nos com o importante papel das sacerdotisas, pensadoras do Brasil e responsáveis por alianças reveladoras do potencial de lideranças que se apresentam como partícipes estratégicas em espaços de grande complexidade, como é o caso das metrópoles do Sudeste do país. | pt_BR |
| dc.subject.pt | Baixada Fluminense | pt_BR |
| dc.subject.pt | Outras pedagogias | pt_BR |
| dc.subject.pt | Terreiro Ilè Asé Iyá Nasso Oká Ilè Osun | pt_BR |
| dc.subject.pt | Re-existência feminina e negra | pt_BR |