dc.contributor.advisor |
Ferreira, Mônica Dias Peregrino |
|
dc.contributor.author |
Dantas, Derekson Rodrigues da Silva |
|
dc.date.accessioned |
2024-10-22T15:21:42Z |
|
dc.date.available |
2024-10-22T15:21:42Z |
|
dc.date.issued |
2021-01-14 |
|
dc.identifier.citation |
DANTAS, Derekson Rodrigues da Silva Dantas. Expectativas para o futuro dos estudantes de ensino médio na educação de jovens e adultos do município de Duque de Caxias. Dissertação (Pós-graduação em Educação) – Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2021 |
pt_BR |
dc.identifier.uri |
http://hdl.handle.net/unirio/14139 |
|
dc.description.sponsorship |
n/a |
pt_BR |
dc.language.iso |
Portuguese |
pt_BR |
dc.rights |
openAccess |
pt_BR |
dc.title |
Expectativas para o futuro dos estudantes de ensino médio na educação de jovens e adultos do município de Duque de Caxias. |
pt_BR |
dc.type |
masterThesis |
pt_BR |
dc.contributor.referee |
Ferreira, Mônica Dias Peregrino |
|
dc.contributor.referee |
Brenner, Ana Karina |
|
dc.contributor.referee |
Novaes, Regina Célia Reyes |
|
dc.contributor.referee |
Andrade, Liliane Ribeiro |
|
dc.degree.department |
CCHS |
pt_BR |
dc.degree.grantor |
Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro - UNIRIO |
pt_BR |
dc.degree.level |
Mestrado Acadêmico |
pt_BR |
dc.degree.local |
Rio de Janeiro, RJ |
pt_BR |
dc.degree.program |
Programa de Pós-Graduação em Educação |
pt_BR |
dc.subject.cnpq |
EDUCAÇÃO |
pt_BR |
dc.subject.cnpq |
TÓPICOS ESPECÍFICOS DE EDUCAÇÃO |
pt_BR |
dc.subject.en |
Youth |
pt_BR |
dc.subject.en |
Social profile |
pt_BR |
dc.subject.en |
Future project |
pt_BR |
dc.subject.en |
Duque de Caxias |
pt_BR |
dc.description.abstracten |
The research presented here intends to draw attention to some aspects that reflect the current youth condition, as well as the condition of high school Youth and Adult Education students. The research involved a survey carried out by the research group Juventude, Escola, Trabalho e Território (JETT) of the Federal University of the State of Rio de Janeiro, in 2016. At the time, the survey was answered by students from the municipality of Duque de Caxias with the objective of obtaining the profile of the students In all, four schools were visited, one in each district of the municipality, and 217 students who responded to the survey. -young people from schools that were in this modality may, or may not, impact their goals for the future after leaving high school. The questionnaire was divided into thematic blocks of questions and I chose to use only three blocks of questions. Block I, which contained questions about the students' socioeconomic profile, Block II, which had questions that related to work and study, and finally Block V, which concerns what these students expected from their future. Throughout the research I realize that the security of having a more or less stable source of income can be fundamental for the future perspective of these students |
pt_BR |
dc.degree.country |
Brasil |
pt_BR |
dc.description.sponsordocumentnumber |
n/a |
pt_BR |
dc.description.abstractpt |
A pesquisa aqui trazida pretende chamar atenção para alguns aspectos que traduzem a condição juvenil atual, assim como também a condição dos estudantes da Educação de Jovens e Adultos de nível médio (EJA/EM). A pesquisa contou com a realização de um survey aplicado pelo grupo de pesquisas Juventude, Escola, Trabalho e Território (JETT)
da Universidade Federal do estado do Rio de Janeiro (UNIRIO), em 2016.À época, o survey foi respondido por alunos do município de Duque de Caxias com o objetivo de conseguir o perfil dos estudantes Ao todo foram quatro escolas visitadas, uma em cada distrito do município, e 217 alunos que responderam o survey.O meu principal objetivo é descobrir como as trajetórias escolares desses jovens e não-jovens das escolas que estavam nessa modalidade podem, ou não, impactar nos seus objetivos para o futuro após a saída do ensino médio. O questinário era dividido em blocos temáticos de perguntas e escolhi utilizar apenas três blocos de perguntas. O Bloco I que continha perguntas sobre o perfil socioeconômico dos estudantes, o Bloco II que tinham perguntas que faziam relação entre trabalho e estudo e por último o Bloco V que diz respeito ao que esses estudantes esperavam de seu futuro. Ao longo da pesquisa percebo que a segurança de ter uma fonte de renda mais ou menos estável pode ser fundamental para a perspectiva de futuro desses estudantes |
pt_BR |
dc.subject.pt |
Juventude |
pt_BR |
dc.subject.pt |
Perfil social |
pt_BR |
dc.subject.pt |
Projeto de futuro |
pt_BR |
dc.subject.pt |
Duque de Caxias |
pt_BR |