dc.contributor.advisor |
Pereira, Celso Sánchez |
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dc.contributor.author |
Trindade, Gabriela Silva |
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dc.date.accessioned |
2024-10-22T17:14:15Z |
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dc.date.available |
2024-10-22T17:14:15Z |
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dc.date.issued |
2021-06-29 |
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dc.identifier.citation |
Trindade, Gabriela Silva. Mulheres do salgueiro: construindo uma educação ambiental desde o chão das periferias. 2021. 102 f. Dissertação (Programa de Pós-Graduação em Educação) – Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro, 2021. |
pt_BR |
dc.identifier.uri |
http://hdl.handle.net/unirio/14140 |
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dc.description.sponsorship |
N/A |
pt_BR |
dc.language.iso |
Portuguese |
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dc.rights |
openAccess |
pt_BR |
dc.title |
Mulheres do salgueiro: construindo uma educação ambiental desde o chão das periferias |
pt_BR |
dc.type |
masterThesis |
pt_BR |
dc.contributor.referee |
Celso Sánchez, Celso Sánchez |
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dc.contributor.referee |
Guedes, Adrianne Ogêda |
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dc.contributor.referee |
Nacimento, Tatiana Galieta |
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dc.degree.department |
CCHS |
pt_BR |
dc.degree.grantor |
Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro - UNIRIO |
pt_BR |
dc.degree.level |
Mestrado Acadêmico |
pt_BR |
dc.degree.local |
Rio de Janeiro, RJ |
pt_BR |
dc.degree.program |
Programa de Pós-Graduação em Educação |
pt_BR |
dc.subject.cnpq |
MULTIDISCIPLINAR |
pt_BR |
dc.subject.cnpq |
INTERDISCIPLINAR |
pt_BR |
dc.subject.cnpq |
SOCIAIS E HUMANIDADES |
pt_BR |
dc.subject.en |
Environmental Education |
pt_BR |
dc.subject.en |
Social movements |
pt_BR |
dc.description.abstracten |
The aim of this research is to investigate the life experiences of women from Complexo do Salgueiro inserted in the a social movement called Mulheres do Salgueiro, in search of elements that support the construction and systematization of a Community-Based Environmental Education (CBEE). To achieve this goal, I considered Participatory Action
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Research, Hermeneutics and Thematic Analysis for the methodology. Information about Mulheres do Salgueiro and the territory was collected through conversations, observations, bibliographic research and local action through the extension project “The construction of a community of practice in the context of training Science and Biology teachers in São
Gonçalo” (FFP/UERJ). As a result, I identified in Mulheres do Salgueiro a popular pedagogy based on the integration between life, work and affection; which are contextualized in nature, thus contributing to a particular territoriality. Based on this understanding, I believe that a CBEE developed from Salgueiro needs to consider the centrality of work in the structuring of life, the formative role of social movement, the importance of affection and the multidimensional facet of nature. The findings include the ideal of a society with nature, as opposed to the prevailing society against nature. The women from Salgueiro do not seem to want to dominate nature and live in arrhythmia with the environment, but rather to achieve an ecosystem with dynamic balance. |
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dc.degree.country |
Brasil |
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dc.description.sponsordocumentnumber |
N/A |
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dc.description.abstractpt |
O objetivo desta pesquisa é investigar as experiências de vida de mulheres do Complexo do Salgueiro inseridas no movimento social Mulheres do Salgueiro, bem como seus cotidianos
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e experiências sociais, em busca de elementos que subsidiem a construção e sistematização de uma Educação Ambiental de Base Comunitária. Para alcançar tal objetivo, considerei para a metodologia a Investigação Ação Participante, a Hermenêutica e a Análise Temática. As informações sobre as Mulheres do Salgueiro e o território foram coletadas por meio de conversas, observações, levantamento bibliográfico e atuação no espaço através do projeto de extensão “A construção de comunidade de prática no contexto de formação de professores de Ciências e Biologia de São Gonçalo” (FFP/UERJ). Como resultado, identifiquei nas Mulheres do Salgueiro uma pedagogia popular pautada na integração entre a vida, o trabalho e o afeto; que por sua vez se misturam em meio a natureza, contribuindo assim para uma territorialidade particular. A partir desse entendimento, considero que uma EABC desde o chão do Salgueiro precisa considerar a centralidade do trabalho na estruturação da vida, o papel formador do movimento social, a importância do afeto e a faceta pluridimensional da natureza. Os achados incluem o ideal de uma sociedade com a natureza, em oposição a sociedade contra a natureza vigente. As Mulheres do Salgueiro não parecem querer dominar a natureza e viver em disritmia com o meio ambiente, mas sim alcançar um ecossistema com equilíbrio dinâmico. |
pt_BR |
dc.subject.pt |
Educação Ambiental |
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dc.subject.pt |
Movimentos Sociais |
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