dc.contributor.advisor |
Feitosa, Charles |
|
dc.contributor.author |
Santos, Flávia Naves de Oliveira |
|
dc.date.accessioned |
2024-10-25T19:06:38Z |
|
dc.date.available |
2024-10-25T19:06:38Z |
|
dc.date.issued |
2023-07-12 |
|
dc.identifier.citation |
NAVES, Flávia. Ação corpo figura. 2023. 273 f. Tese (Doutorado em Artes Cênicas) – Programa de Pós-Graduação em Artes Cênicas, Centro de Letras e Artes, Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2023. |
pt_BR |
dc.identifier.uri |
http://hdl.handle.net/unirio/14147 |
|
dc.description.sponsorship |
n/a |
pt_BR |
dc.language.iso |
Portuguese |
pt_BR |
dc.rights |
openAccess |
pt_BR |
dc.title |
Ação corpo figura |
pt_BR |
dc.type |
doctoralThesis |
pt_BR |
dc.contributor.advisor-co |
Ribeiro, Felipe |
|
dc.contributor.referee |
Feitosa, Charles |
|
dc.contributor.referee |
Ribeiro, Felipe |
|
dc.contributor.referee |
Santo, Denise Espirito |
|
dc.contributor.referee |
Pimentel, Mariana |
|
dc.contributor.referee |
Tavares, Joana Ribeiro da Silva |
|
dc.contributor.referee |
Lima, Tatiana Motta |
|
dc.degree.department |
CLA |
pt_BR |
dc.degree.grantor |
Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro - UNIRIO |
pt_BR |
dc.degree.local |
Rio de Janeiro, RJ |
pt_BR |
dc.degree.program |
Programa de Pós-Graduação em Artes Cênicas |
pt_BR |
dc.subject.cnpq |
ARTES |
pt_BR |
dc.subject.cnpq |
TEATRO |
pt_BR |
dc.subject.en |
Performance art |
pt_BR |
dc.subject.en |
body figure |
pt_BR |
dc.subject.en |
object-book |
pt_BR |
dc.subject.en |
gender marks |
pt_BR |
dc.subject.en |
poetics of appearance |
pt_BR |
dc.subject.en |
politics of the imaginary |
pt_BR |
dc.description.abstracten |
This is an account of experiences in Performance Art lived by the artist and researcher Flavia Naves between 2013 and 2023. The thesis seeks to present how the Actions of the Figure body can resignify patriarchal and colonial marks and wounds through the poetic and political composition of the materialities that dress the bodies. In the alliance between art and life., intimate and social., the writing is made up of letters and diaries with the city of Rio de Janeiro as the main historical and political focus and the meeting with the latin-american artists: Ana Flavia Cavalcanti., Elilson., Felipe Ribeiro., Ítala Isis and Regina Jose Galindo. Central to its theoretical dimension were the ideas surrounding the politics of the image by bell hooks (2019)., Performative Program by Eleonora Fabião (2013)., the force of threat by Felipe Ribeiro (2022)., the power of fiction by Jota Mombaça ( 2021) and the politics of appearance by Judith Butler (2019).
The writing of this thesis was largely crossed by the execution of Rio de Janeiro city councillor Marielle Franco; the far-right government of Brazilian president Jair Bolsonaro and the covid-19 pandemic. On a personal level., it was marked by the advent of motherhood., with diaries being a fundamental writing space for contextualizing these moments. The thesis is also composed of a Guide to Actions for the practice of the body Figure., containing a description of the main Actions carried out by the artist in Performance Laboratories between the years 2017 and 2020. |
pt_BR |
dc.degree.country |
Brasil |
pt_BR |
dc.description.sponsordocumentnumber |
n/a |
pt_BR |
dc.description.abstractpt |
Trata de relatos de experiências na Arte de Performance vividas pela artista e pesquisadora Flavia Naves entre os anos de 2013 e 2023. A tese busca apresentar de que modo as ações do corpo Figura podem ressignificar marcas e feridas patriarcais e coloniais através da composição poética e politica das materialidades que vestem os corpos. Na aliança entre arte e vida, íntimo e social, a escrita e feita de cartas e diários tendo como recorte histórico e político principal a cidade do Rio de Janeiro e o encontro com os artistas latino-americanos: Ana Flavia Cavalcanti, Elilson, Felipe Ribeiro, Ítala Isis e Regina Jose Galindo. Em sua dimensão teórica foram centrais as ideias em torno da política da imagem de bell hooks (2019), Programa Performativo de Eleonora Fabião (2013), a força da ameaça de Felipe Ribeiro (2022), o poder da ficção de Jota Mombaça (2021) e a política do aparecimento de Judith Butler ( 2019). A escrita dessa tese foi amplamente atravessada pela execução da vereadora carioca Marielle Franco, pelo governo de extrema-direita do presidente brasileiro Jair Bolsonaro e pela pandemia da covid-19, No âmbito pessoal, marcada pelo advento da maternidade sendo os diários um espação de escrita fundamental para a contextualização destes momentos.
A tese é composta também por um Guia de Ações para a prática do corpo Figura, contendo a descrição das principais ações realizadas pela artista em laboratórios de performance entre os anos de 2017 e 2020. |
pt_BR |
dc.subject.pt |
arte de performance |
pt_BR |
dc.subject.pt |
corpo figura |
pt_BR |
dc.subject.pt |
livro - objeto |
pt_BR |
dc.subject.pt |
marcas de gênero |
pt_BR |
dc.subject.pt |
poética do aparecimento |
pt_BR |
dc.subject.pt |
política do imaginário |
pt_BR |