dc.contributor.advisor |
Queluci, Gisella de Carvalho |
|
dc.contributor.author |
Gonçalves, Ana Carolina Almeida |
|
dc.date.accessioned |
2024-10-29T12:19:16Z |
|
dc.date.available |
2024-10-29T12:19:16Z |
|
dc.date.issued |
2022-11-17 |
|
dc.identifier.citation |
GONÇALVES, Ana Carolina Almeida. A ludoterapia na assistência de enfermagem à criança hospitalizada. 2022. 18 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Enfermagem) - Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro, Escola de Enfermagem Alfredo Pinto, Rio de Janeiro, 2022. |
pt_BR |
dc.identifier.uri |
http://hdl.handle.net/unirio/14151 |
|
dc.description.sponsorship |
n/a |
pt_BR |
dc.language.iso |
Portuguese |
pt_BR |
dc.rights |
openAccess |
pt_BR |
dc.title |
A ludoterapia na assistência de enfermagem à criança hospitalizada |
pt_BR |
dc.type |
bachelorThesis |
pt_BR |
dc.contributor.referee |
Queluci, Gisella de Carvalho |
|
dc.contributor.referee |
Macedo, Eliza |
|
dc.degree.department |
CCBS |
pt_BR |
dc.degree.grantor |
Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro - UNIRIO |
pt_BR |
dc.degree.level |
Graduação |
pt_BR |
dc.degree.local |
Rio de Janeiro, RJ |
pt_BR |
dc.subject.cnpq |
ENFERMAGEM |
pt_BR |
dc.subject.cnpq |
ENFERMAGEM PEDIÁTRICA |
pt_BR |
dc.description.sponsordocumentnumber |
n/a |
pt_BR |
dc.description.abstractpt |
Objetivo: realizar uma revisão integrativa acerca da utilização da ludoterapia como estratégia de cuidado na assistência à criança hospitalizada. Método: trata-se de um estudo bibliográfico, descritivo, tipo revisão integrativa. Utilizaram-se artigos publicados no período de Janeiro de 2017 a Outubro de 2022, nas bases de dados LILACS, CINAHL e BVS, selecionando-se os artigos publicados na íntegra, em língua portuguesa, inglesa e espanhola. Analisaram-se os dados por meio da técnica de Análise de Conteúdo Temática Categorial. Resultados: a Ludoterapia é uma ferramenta que pode se utilizar de recursos como o brinquedo terapêutico, além de ser importante o profissional de saúde estar atento à percepção dos acompanhantes durante a realização do cuidado. Conclusão: O emprego do lúdico como ferramenta de cuidado é apontado como estratégia auxiliadora no desenvolvimento de autoconfiança e segurança na criança. Entretanto, o estudo expôs que há pouca ou nenhuma aplicação do lúdico pela enfermagem à beira-leito. |
pt_BR |
dc.subject.pt |
Ludoterapia |
pt_BR |
dc.subject.pt |
Pediatria |
pt_BR |
dc.subject.pt |
Criança Hospitalizada |
pt_BR |
dc.subject.pt |
Assistência de Enfermagem |
pt_BR |
dc.subject.pt |
Cuidado |
pt_BR |
dc.degree.course |
Bacharelado em Enfermagem |
pt_BR |
dc.degree.college |
Escola de Enfermagem Alfredo Pinto |
pt_BR |
dc.subject.decs |
Ludoterapia |
pt_BR |
dc.subject.decs |
Pediatria |
pt_BR |
dc.subject.decs |
Criança Hospitalizada |
pt_BR |
dc.subject.decs |
Cuidados de Enfermagem |
pt_BR |