DSpace Repository

Protagonismo social em cena: o fortalecimento do SUS a partir da educação popular em saúde

Show simple item record

dc.contributor.advisor Fernandes, Andressa Teoli Nunciaroni
dc.contributor.author Noruega, Andressa Bruno
dc.date.accessioned 2024-10-29T13:40:16Z
dc.date.available 2024-10-29T13:40:16Z
dc.date.issued 2022-11-17
dc.identifier.citation NORUEGA, Andressa Bruno. Protagonismo social em cena: o fortalecimento do SUS a partir da educação popular em saúde. 2022. 17 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Enfermagem) - Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro, Escola de Enfermagem Alfredo Pinto, Rio de Janeiro, 2022. pt_BR
dc.identifier.uri http://hdl.handle.net/unirio/14154
dc.description.sponsorship n/a pt_BR
dc.language.iso Portuguese pt_BR
dc.rights openAccess pt_BR
dc.title Protagonismo social em cena: o fortalecimento do SUS a partir da educação popular em saúde pt_BR
dc.title.alternative Social protagonism on the scene: the strengthening of SUS through popular education in health pt_BR
dc.type bachelorThesis pt_BR
dc.contributor.referee Fernandes, Andressa Teoli Nunciaroni
dc.degree.department CCBS pt_BR
dc.degree.grantor Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro - UNIRIO pt_BR
dc.degree.level Graduação pt_BR
dc.degree.local Rio de Janeiro, RJ pt_BR
dc.subject.cnpq ENFERMAGEM pt_BR
dc.subject.en Induced hypothermia pt_BR
dc.subject.en Perinatal asphyxia pt_BR
dc.subject.en Newborn pt_BR
dc.subject.en Nursing pt_BR
dc.description.abstracten Introduction:Perinatal asphyxia constitutes hypoxic-ischemic damage to the new born and ischemia cause of Hypoxic-Ischemic Encephalopathy(EHI).This is a neurological syndrome that plays an import antrolin causes of neonatal death in Brazil.Therapeutic or Induced Hypothermia(HT) is the standard therapy for the treatment of perinatal asphyxia and EHI. Nurses play an important role in HT care and have the Nursing Process To Systematize Their Activities, generating Good Practices of Nursing care.Objective:To identify nursing care for newborns using induced hypothermia for the treatment of perinatal asphyxia; analyze the Good Practices of Nursing care according Nursing Interventions Classification(NIC).Method:Exploratory research with qualitative approach by systematic review of the literature with thematic analysis.Results:Eight articles were obtained After applying the criteria.The articles were evaluated according to indication therapy, exclusion criteria and care.The Care obtained was correlated with NICinterventions.Thethemesof care with vital signs, blood glucose care,hydroelectrolytic care, intravenous therapy care, ventilatory care, skincare and neurological care were identified. Conclusion:This study made it possible to list Nursing interventions, according theNIC, contributing to the construction of Good Practices of Nursing care to newborns using induced hypothermia for the treatment of perinatal asphyxia. pt_BR
dc.description.sponsordocumentnumber n/a pt_BR
dc.description.abstractpt RESUMO: A construção e a consolidação SUS nota conquista popular, advindas de muita mobilização social. Porém, o cenário atual reflete as fragilidades acerca do controle social, marcado pelo distanciamento dos usuários e as práticas em saúde e pela limitada identificação e reconhecimento de suas atribuições e direitos. A Educação Popular em Saúde surge como ferramenta fortalecedora da valorização dos sujeitos e das coletividades na construção e manutenção do SUS, por uma abordagem horizontalizada de troca de saberes. Assim, o estudo objetiva identificar os saberes populares acerca do SUS e estratégias para sua popularização, a partir de oficinas participativas. É um estudo exploratório, com a abordagem qualitativa a coleta de dados aconteceu por meio de Grupo Focal, em oficina presencial, com referencial metodológico da Educação Popular em Saúde. A análise e discussão dos resultados foi feita baseada na análise de discurso de Michel Pêcheux. As memórias de lutas passadas se misturaram com as limitações de movimentos sociais da contemporaneidade, contudo, surgiram novos saberes sobre o SUS e se percebeu a potência da Educação Popular em Saúde como mobilizadora de estratégias que assegurem os direitos sociais e o fortalecimento do maior sistema público de saúde do mundo. pt_BR
dc.subject.pt Sistema Único de Saúde pt_BR
dc.subject.pt Participação da comunidade pt_BR
dc.subject.pt Educação em saúde pt_BR
dc.degree.course Bacharelado em Enfermagem pt_BR
dc.degree.college Escola de Enfermagem Alfredo Pinto pt_BR


Files in this item

This item appears in the following Collection(s)

Show simple item record

Search DSpace


Advanced Search

Browse

My Account

|
|