dc.contributor.advisor |
Andrade, Elza Maria Ferraz de |
|
dc.contributor.author |
Perinei, Luís Felipe |
|
dc.date.accessioned |
2024-10-31T20:43:36Z |
|
dc.date.available |
2024-10-31T20:43:36Z |
|
dc.date.issued |
2024-04-24 |
|
dc.identifier.citation |
PERINEI, Luís Felipe Ferreira. Entre risos e lágrimas: sobrevivências da experiência no palco e na escola. 2024. 163 f. Tese (Doutorado em Artes Cênicas) – Programa de Pós-Graduação em Artes Cênicas, Centro de Letras e Artes, Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2024. |
pt_BR |
dc.identifier.uri |
http://hdl.handle.net/unirio/14163 |
|
dc.description.sponsorship |
CAPES |
pt_BR |
dc.language.iso |
Portuguese |
pt_BR |
dc.rights |
openAccess |
pt_BR |
dc.title |
Entre risos e lágrimas: sobrevivências da experiência no palco e na escola |
pt_BR |
dc.type |
doctoralThesis |
pt_BR |
dc.contributor.referee |
Andrade, Elza Maria Ferraz de |
|
dc.contributor.referee |
Silva, Narciso Larangeira Telles da |
|
dc.contributor.referee |
Correia, Aramis David |
|
dc.contributor.referee |
Mundim, Liliane Ferreira |
|
dc.contributor.referee |
Soares, Ana Lucia Martins |
|
dc.degree.department |
CLA |
pt_BR |
dc.degree.grantor |
Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro - UNIRIO |
pt_BR |
dc.degree.local |
Rio de Janeiro, RJ |
pt_BR |
dc.degree.program |
Programa de Pós-Graduação em Artes Cênicas |
pt_BR |
dc.subject.cnpq |
ARTES |
pt_BR |
dc.subject.cnpq |
TEATRO |
pt_BR |
dc.subject.en |
Experience |
pt_BR |
dc.subject.en |
Training |
pt_BR |
dc.subject.en |
Laughter |
pt_BR |
dc.subject.en |
Theater |
pt_BR |
dc.subject.en |
Pedagogy |
pt_BR |
dc.description.abstracten |
This thesis proposes comparative reflections between the training of the
actor/actress and the pedagogical training of teachers as two close and intersecting poles.
The development of knowledge from experience becomes the basic and driving element
for critical approaches by authors, personal experiences and of professors and artists who
are in action in the contemporary world. The absence of experiences within the current
political-social system is the fundamental critical piece to delve into the theme and the
reflective point to understand how theater and education have survived. And the comic is
also approached as a possible way to rescue humanity, diversity and human plurality. |
pt_BR |
dc.degree.country |
Brasil |
pt_BR |
dc.description.sponsordocumentnumber |
n/a |
pt_BR |
dc.description.abstractpt |
Essa tese se propõe a reflexões comparativas entre a formação do ator/atriz e a
formação pedagógica de docentes como dois polos próximos e intercruzados. O
desenvolvimento do saber de experiência se torna o elemento básico e motriz para
abordagens críticas de autores, de experiências pessoais e de professores e artistas que
estão em ação na contemporaneidade. A ausência de experiências dentro do atual sistema político-social é a peça crítica fundamental para se aprofundar no tema e o ponto reflexivo para se entender como o teatro e a Educação têm sobrevivido. E a comicidade também é abordada como um caminho possível de resgate de humanidade, diversidade e de pluralidade humana. |
pt_BR |
dc.subject.pt |
Experiência |
pt_BR |
dc.subject.pt |
Formação |
pt_BR |
dc.subject.pt |
Riso |
pt_BR |
dc.subject.pt |
Teatro |
pt_BR |
dc.subject.pt |
Pedagogia |
pt_BR |