DSpace Repository

Entre risos e lágrimas: sobrevivências da experiência no palco e na escola

Show simple item record

dc.contributor.advisor Andrade, Elza Maria Ferraz de
dc.contributor.author Perinei, Luís Felipe
dc.date.accessioned 2024-10-31T20:43:36Z
dc.date.available 2024-10-31T20:43:36Z
dc.date.issued 2024-04-24
dc.identifier.citation PERINEI, Luís Felipe Ferreira. Entre risos e lágrimas: sobrevivências da experiência no palco e na escola. 2024. 163 f. Tese (Doutorado em Artes Cênicas) – Programa de Pós-Graduação em Artes Cênicas, Centro de Letras e Artes, Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2024. pt_BR
dc.identifier.uri http://hdl.handle.net/unirio/14163
dc.description.sponsorship CAPES pt_BR
dc.language.iso Portuguese pt_BR
dc.rights openAccess pt_BR
dc.title Entre risos e lágrimas: sobrevivências da experiência no palco e na escola pt_BR
dc.type doctoralThesis pt_BR
dc.contributor.referee Andrade, Elza Maria Ferraz de
dc.contributor.referee Silva, Narciso Larangeira Telles da
dc.contributor.referee Correia, Aramis David
dc.contributor.referee Mundim, Liliane Ferreira
dc.contributor.referee Soares, Ana Lucia Martins
dc.degree.department CLA pt_BR
dc.degree.grantor Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro - UNIRIO pt_BR
dc.degree.local Rio de Janeiro, RJ pt_BR
dc.degree.program Programa de Pós-Graduação em Artes Cênicas pt_BR
dc.subject.cnpq ARTES pt_BR
dc.subject.cnpq TEATRO pt_BR
dc.subject.en Experience pt_BR
dc.subject.en Training pt_BR
dc.subject.en Laughter pt_BR
dc.subject.en Theater pt_BR
dc.subject.en Pedagogy pt_BR
dc.description.abstracten This thesis proposes comparative reflections between the training of the actor/actress and the pedagogical training of teachers as two close and intersecting poles. The development of knowledge from experience becomes the basic and driving element for critical approaches by authors, personal experiences and of professors and artists who are in action in the contemporary world. The absence of experiences within the current political-social system is the fundamental critical piece to delve into the theme and the reflective point to understand how theater and education have survived. And the comic is also approached as a possible way to rescue humanity, diversity and human plurality. pt_BR
dc.degree.country Brasil pt_BR
dc.description.sponsordocumentnumber n/a pt_BR
dc.description.abstractpt Essa tese se propõe a reflexões comparativas entre a formação do ator/atriz e a formação pedagógica de docentes como dois polos próximos e intercruzados. O desenvolvimento do saber de experiência se torna o elemento básico e motriz para abordagens críticas de autores, de experiências pessoais e de professores e artistas que estão em ação na contemporaneidade. A ausência de experiências dentro do atual sistema político-social é a peça crítica fundamental para se aprofundar no tema e o ponto reflexivo para se entender como o teatro e a Educação têm sobrevivido. E a comicidade também é abordada como um caminho possível de resgate de humanidade, diversidade e de pluralidade humana. pt_BR
dc.subject.pt Experiência pt_BR
dc.subject.pt Formação pt_BR
dc.subject.pt Riso pt_BR
dc.subject.pt Teatro pt_BR
dc.subject.pt Pedagogia pt_BR


Files in this item

This item appears in the following Collection(s)

Show simple item record

Search DSpace


Advanced Search

Browse

My Account

|
|