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Análise da adequação das escolas municipais da cidade do Rio de Janeiro à Lei Lucas

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dc.contributor.advisor Luna, Aline Affonso
dc.contributor.author Caldas, Eduarda Borges
dc.date.accessioned 2024-11-01T12:32:05Z
dc.date.available 2024-11-01T12:32:05Z
dc.date.issued 2022-11-17
dc.identifier.citation CALDAS, Eduarda Borges. Análise da adequação das escolas municipais da cidade do Rio de Janeiro à Lei Lucas. 2022. 11 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Enfermagem) - Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro, Escola de Enfermagem Alfredo Pinto, Rio de Janeiro, 2022. pt_BR
dc.identifier.uri http://hdl.handle.net/unirio/14169
dc.description.sponsorship n/a pt_BR
dc.language.iso Portuguese pt_BR
dc.rights openAccess pt_BR
dc.title Análise da adequação das escolas municipais da cidade do Rio de Janeiro à Lei Lucas pt_BR
dc.type bachelorThesis pt_BR
dc.contributor.referee Luna, Aline Affonso
dc.contributor.referee Carvalho, Carlos Magno
dc.degree.department CCBS pt_BR
dc.degree.grantor Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro - UNIRIO pt_BR
dc.degree.level Graduação pt_BR
dc.degree.local Rio de Janeiro, RJ pt_BR
dc.subject.cnpq ENFERMAGEM pt_BR
dc.description.sponsordocumentnumber n/a pt_BR
dc.description.abstractpt A Lei nº 13.722 de 4 de outubro de 2018, conhecida como Lei Lucas, torna obrigatória a capacitação de professores e funcionários de estabelecimentos de ensino públicos e privados, de educação básica, e de estabelecimentos de recreação infantil em noções básicas de primeiros socorros. O objetivo deste trabalho foi mapear a adequação das escolas do município do Rio de Janeiro à Lei nº 13.722/2018 e identificar o desenvolvimento da adaptação das escolas a essa lei. Tratou-se de um estudo exploratório com abordagem quantitativa. Os participantes da pesquisa foram os coordenadores de escolas da rede pública de ensino. Utilizou-se questionário online para captação das respostas. Foram elegíveis 28 escolas de quatro Coordenadorias Regionais de Educação do município do Rio de Janeiro. Os resultados, evidenciaram que a maioria das unidades escolares não possuem profissionais (71,4%) capacitados em primeiros socorros e que a maioria dos coordenadores consideram o quadro de professores (64,3%) e funcionários (71,4%) despreparados para lidarem com situações de emergência. Os acidentes mais frequentes nas escolas foram os cortes/escoriações (28,6%), desmaio (25%) e sangramento nasal (21,5%). Concluiu-se que as escolas precisam se adequarem quanto aos treinamentos de professores e funcionários, conforme preconiza a Lei Lucas, visto que os professores e funcionários têm papel fundamental no atendimento inicial em situações de emergência. pt_BR
dc.subject.pt Educação em Saúde pt_BR
dc.subject.pt Primeiros Socorros pt_BR
dc.subject.pt Cursos pt_BR
dc.subject.pt Emergência pt_BR
dc.subject.pt Mortalidade da Criança pt_BR
dc.degree.course Bacharelado em Enfermagem pt_BR
dc.degree.college Escola de Enfermagem Alfredo Pinto pt_BR
dc.subject.decs Educação em Saúde pt_BR
dc.subject.decs Primeiros Socorros pt_BR
dc.subject.decs Cursos pt_BR
dc.subject.decs Emergências pt_BR
dc.subject.decs Mortalidade da Criança pt_BR


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