dc.contributor.advisor |
Luna, Aline Affonso |
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dc.contributor.author |
Caldas, Eduarda Borges |
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dc.date.accessioned |
2024-11-01T12:32:05Z |
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dc.date.available |
2024-11-01T12:32:05Z |
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dc.date.issued |
2022-11-17 |
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dc.identifier.citation |
CALDAS, Eduarda Borges. Análise da adequação das escolas municipais da cidade do Rio de Janeiro à Lei Lucas. 2022. 11 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Enfermagem) - Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro, Escola de Enfermagem Alfredo Pinto, Rio de Janeiro, 2022. |
pt_BR |
dc.identifier.uri |
http://hdl.handle.net/unirio/14169 |
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dc.description.sponsorship |
n/a |
pt_BR |
dc.language.iso |
Portuguese |
pt_BR |
dc.rights |
openAccess |
pt_BR |
dc.title |
Análise da adequação das escolas municipais da cidade do Rio de Janeiro à Lei Lucas |
pt_BR |
dc.type |
bachelorThesis |
pt_BR |
dc.contributor.referee |
Luna, Aline Affonso |
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dc.contributor.referee |
Carvalho, Carlos Magno |
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dc.degree.department |
CCBS |
pt_BR |
dc.degree.grantor |
Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro - UNIRIO |
pt_BR |
dc.degree.level |
Graduação |
pt_BR |
dc.degree.local |
Rio de Janeiro, RJ |
pt_BR |
dc.subject.cnpq |
ENFERMAGEM |
pt_BR |
dc.description.sponsordocumentnumber |
n/a |
pt_BR |
dc.description.abstractpt |
A Lei nº 13.722 de 4 de outubro de 2018, conhecida como Lei Lucas, torna obrigatória a capacitação de professores e funcionários de estabelecimentos de ensino públicos e privados, de educação básica, e de estabelecimentos de recreação infantil em noções básicas de primeiros socorros. O objetivo deste trabalho foi mapear a adequação das escolas do município do Rio de Janeiro à Lei nº 13.722/2018 e identificar o desenvolvimento da adaptação das escolas a essa lei. Tratou-se de um estudo exploratório com abordagem quantitativa. Os participantes da pesquisa foram os coordenadores de escolas da rede pública de ensino. Utilizou-se questionário online para captação das respostas. Foram elegíveis 28 escolas de quatro Coordenadorias Regionais de Educação do município do Rio de Janeiro. Os resultados, evidenciaram que a maioria das unidades escolares não possuem profissionais (71,4%) capacitados em primeiros socorros e que a maioria dos coordenadores consideram o quadro de professores (64,3%) e funcionários (71,4%) despreparados para lidarem com situações de emergência. Os acidentes mais frequentes nas escolas foram os cortes/escoriações (28,6%), desmaio (25%) e sangramento nasal (21,5%). Concluiu-se que as escolas precisam se adequarem quanto aos treinamentos de professores e funcionários, conforme preconiza a Lei Lucas, visto que os professores e funcionários têm papel fundamental no atendimento inicial em situações de emergência. |
pt_BR |
dc.subject.pt |
Educação em Saúde |
pt_BR |
dc.subject.pt |
Primeiros Socorros |
pt_BR |
dc.subject.pt |
Cursos |
pt_BR |
dc.subject.pt |
Emergência |
pt_BR |
dc.subject.pt |
Mortalidade da Criança |
pt_BR |
dc.degree.course |
Bacharelado em Enfermagem |
pt_BR |
dc.degree.college |
Escola de Enfermagem Alfredo Pinto |
pt_BR |
dc.subject.decs |
Educação em Saúde |
pt_BR |
dc.subject.decs |
Primeiros Socorros |
pt_BR |
dc.subject.decs |
Cursos |
pt_BR |
dc.subject.decs |
Emergências |
pt_BR |
dc.subject.decs |
Mortalidade da Criança |
pt_BR |