DSpace Repository

Mudanças climáticas e ensino: meio ambiente e o processo formativo na graduação de enfermagem

Show simple item record

dc.contributor.advisor Pellon, Luiz Henrique Chad
dc.contributor.author Passos, Vinicius Lippmã da Fonseca
dc.date.accessioned 2024-11-01T13:38:32Z
dc.date.available 2024-11-01T13:38:32Z
dc.date.issued 2023-11-23
dc.identifier.citation PASSOS, Vinicius Lippmã da Fonseca. Mudanças climáticas e ensino: meio ambiente e o processo formativo na graduação de enfermagem. 2023. 13 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Enfermagem) - Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro, Escola de Enfermagem Alfredo Pinto, Rio de Janeiro, 2023. pt_BR
dc.identifier.uri http://hdl.handle.net/unirio/14172
dc.description.sponsorship n/a pt_BR
dc.language.iso Portuguese pt_BR
dc.rights openAccess pt_BR
dc.title Mudanças climáticas e ensino: meio ambiente e o processo formativo na graduação de enfermagem pt_BR
dc.type bachelorThesis pt_BR
dc.contributor.referee Pellon, Luiz Henrique Chad
dc.degree.department CCBS pt_BR
dc.degree.grantor Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro - UNIRIO pt_BR
dc.degree.level Graduação pt_BR
dc.degree.local Rio de Janeiro, RJ pt_BR
dc.subject.cnpq Enfermagem pt_BR
dc.description.sponsordocumentnumber n/a pt_BR
dc.description.abstractpt Objetivos: identificar a temática de meio ambiente e saúde abordada nos currículos de graduação em enfermagem, descrever em quais períodos e disciplinas são abordadas, diferenciar por regiões a regularidade das disciplinas e analisar a pertinência dos achados com os avanços na área. Método: análise documental de abordagem qualitativa. Foi primeiramente realizada uma busca do projeto político pedagógico do curso e da matriz curricular da graduação em enfermagem de todas as universidades públicas federais brasileiras, posteriormente confeccionado um banco de dados em uma planilha eletrônica, onde estão agrupadas por região administrativa, todas as universidades. Todos os PPCs coletados foram analisados em busca dos termos relacionados à temática, nas ementas das disciplinas. Finalmente, tais informações foram organizadas numa série de gráficos. Resultados: Foram buscados um total de 148 documentos, dos quais 124 foram levantados, mas apenas 117 foram elencados para o estudo. Foram identificadas 163 disciplinas, das quais 133 foram identificadas como obrigatórias e 32 como optativas. Foram agrupados por similaridade de contexto nas ementas, tanto as disciplinas obrigatórias quanto optativas, em oito eixos temáticos gerais. Conclusão: apesar da relevância da temática, as discussões sobre as mudanças climáticas ainda não foram incluídas na curricularização da graduação de enfermagem em nenhuma região administrativa. pt_BR
dc.subject.pt Meio Ambiente pt_BR
dc.subject.pt Mudança Climática pt_BR
dc.subject.pt Enfermagem pt_BR
dc.subject.pt Ensino pt_BR
dc.subject.pt Currículo pt_BR
dc.degree.course Bacharelado em Enfermagem pt_BR
dc.degree.college Escola de Enfermagem Alfredo Pinto pt_BR


Files in this item

This item appears in the following Collection(s)

Show simple item record

Search DSpace


Advanced Search

Browse

My Account

|
|