dc.contributor.advisor |
Pellon, Luiz Henrique Chad |
|
dc.contributor.author |
Passos, Vinicius Lippmã da Fonseca |
|
dc.date.accessioned |
2024-11-01T13:38:32Z |
|
dc.date.available |
2024-11-01T13:38:32Z |
|
dc.date.issued |
2023-11-23 |
|
dc.identifier.citation |
PASSOS, Vinicius Lippmã da Fonseca. Mudanças climáticas e ensino: meio ambiente e o processo formativo na graduação de enfermagem. 2023. 13 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Enfermagem) - Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro, Escola de Enfermagem Alfredo Pinto, Rio de Janeiro, 2023. |
pt_BR |
dc.identifier.uri |
http://hdl.handle.net/unirio/14172 |
|
dc.description.sponsorship |
n/a |
pt_BR |
dc.language.iso |
Portuguese |
pt_BR |
dc.rights |
openAccess |
pt_BR |
dc.title |
Mudanças climáticas e ensino: meio ambiente e o processo formativo na graduação de enfermagem |
pt_BR |
dc.type |
bachelorThesis |
pt_BR |
dc.contributor.referee |
Pellon, Luiz Henrique Chad |
|
dc.degree.department |
CCBS |
pt_BR |
dc.degree.grantor |
Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro - UNIRIO |
pt_BR |
dc.degree.level |
Graduação |
pt_BR |
dc.degree.local |
Rio de Janeiro, RJ |
pt_BR |
dc.subject.cnpq |
Enfermagem |
pt_BR |
dc.description.sponsordocumentnumber |
n/a |
pt_BR |
dc.description.abstractpt |
Objetivos: identificar a temática de meio ambiente e saúde abordada nos currículos de graduação em enfermagem, descrever em quais períodos e disciplinas são abordadas, diferenciar por regiões a regularidade das disciplinas e analisar a pertinência dos achados com os avanços na área. Método: análise documental de abordagem qualitativa. Foi primeiramente realizada uma busca do projeto político pedagógico do curso e da matriz curricular da graduação em enfermagem de todas as universidades públicas federais brasileiras, posteriormente confeccionado um banco de dados em uma planilha eletrônica, onde estão agrupadas por região administrativa, todas as universidades. Todos os PPCs coletados foram analisados em busca dos termos relacionados à temática, nas ementas das disciplinas. Finalmente, tais informações foram organizadas numa série de gráficos. Resultados: Foram buscados um total de 148 documentos, dos quais 124 foram levantados, mas apenas 117 foram elencados para o estudo. Foram identificadas 163 disciplinas, das quais 133 foram identificadas como obrigatórias e 32 como optativas. Foram agrupados por similaridade de contexto nas ementas, tanto as disciplinas obrigatórias quanto optativas, em oito eixos temáticos gerais. Conclusão: apesar da relevância da temática, as discussões sobre as mudanças climáticas ainda não foram incluídas na curricularização da graduação de enfermagem em nenhuma região administrativa. |
pt_BR |
dc.subject.pt |
Meio Ambiente |
pt_BR |
dc.subject.pt |
Mudança Climática |
pt_BR |
dc.subject.pt |
Enfermagem |
pt_BR |
dc.subject.pt |
Ensino |
pt_BR |
dc.subject.pt |
Currículo |
pt_BR |
dc.degree.course |
Bacharelado em Enfermagem |
pt_BR |
dc.degree.college |
Escola de Enfermagem Alfredo Pinto |
pt_BR |