dc.contributor.advisor |
Scheiner, Teresa Cristina Moletta |
|
dc.contributor.author |
Ferreira, Lorhana Serpa Ribeiro |
|
dc.date.accessioned |
2024-11-06T16:42:41Z |
|
dc.date.available |
2024-11-06T16:42:41Z |
|
dc.date.issued |
2024-02-29 |
|
dc.identifier.citation |
Ferreira, Lorhana Serpa Ribeiro. Rumo à museologia pós-crítica? Reflexões sobre a teoria crítica e pós-crítica aplicada à museologia. 2024. 142 f. Dissertação (Mestrado em Museologia e Patrimônio) – Universidade Federal do Rio de Janeiro/ Museu de Astronomia e Ciências Afins, Rio de Janeiro. 2024. |
pt_BR |
dc.identifier.uri |
http://hdl.handle.net/unirio/14210 |
|
dc.description.sponsorship |
Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) |
pt_BR |
dc.language.iso |
Portuguese |
pt_BR |
dc.rights |
openAccess |
pt_BR |
dc.title |
Rumo à museologia pós-crítica? Reflexões sobre a teoria crítica e pós-crítica aplicada à museologia |
pt_BR |
dc.title.alternative |
Towards post-critical museology? Reflections on critical and post-critical theory applied to museology |
pt_BR |
dc.type |
masterThesis |
pt_BR |
dc.contributor.referee |
Scheiner, Teresa Cristina Moletta |
|
dc.contributor.referee |
Uzeda, Helena Cunha de |
|
dc.contributor.referee |
Araujo, Bruno Melo de |
|
dc.degree.department |
CCHS |
pt_BR |
dc.degree.grantor |
Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro - UNIRIO |
pt_BR |
dc.degree.level |
Mestrado Acadêmico |
pt_BR |
dc.degree.local |
Rio de Janeiro, RJ |
pt_BR |
dc.degree.program |
Programa de Pós-Graduação em Museologia e Patrimônio |
pt_BR |
dc.subject.cnpq |
CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS |
pt_BR |
dc.subject.cnpq |
MUSEOLOGIA |
pt_BR |
dc.subject.en |
Museum |
pt_BR |
dc.subject.en |
Museology |
pt_BR |
dc.subject.en |
Museum Theory |
pt_BR |
dc.subject.en |
Critical and Post-critical Museology |
pt_BR |
dc.subject.en |
Postmodernity |
pt_BR |
dc.subject.en |
Museum Studies |
pt_BR |
dc.description.abstracten |
The dissertation explores the discipline Museology, as a set of practices and as a way of interpreting reality. Due to corresponding to recent knowledge that still has uncertain limits, partial narratives disperse the knowledge of museology. In this investigation we propose to reflect on the ways and forms through which museological theory interprets reality, we emphasize the narratives of Critical Theory and Post-Critical Theory and their application to Museology. It uses documentary and bibliographical sources to address the knowledge of modernity and post-modernity, critical knowledge and Anglo-Saxon knowledge, based on a descriptive, exploratory and qualitative methodology. It investigates the epistemic condition of postmodernity present in a series of new studies, by national and foreign authors who work with Museology. It reviews aspects of the epistemic consistency of Museology, seeking to analyze the premises of what could be called a "Critical Museology", in its relationship with the matrices of thought that gave rise to the Theory of Museology; and to approach the concept of Post-Critical Museology as an open concept, identifying possible contradictions revealed in the contemporary museological discourse. It also puts under quest the need to find new terms and concepts to enlighten the pathways that address the duty of strengthening the social role of museums, within the Anglo-Saxon and Brazilian contexts. Some aspects of the epistemic consistency of Museology are included as well. Finally, the Dissertation essays to open the debate around the term post-critical, leading to a reflection about the fluid nature of a concept, beyond the term itself. The research contributes to Museology by presenting a brief retrospective of the field. |
pt_BR |
dc.degree.country |
Brasil |
pt_BR |
dc.description.sponsordocumentnumber |
N/A |
pt_BR |
dc.description.abstractpt |
A dissertação explora a disciplina Museologia como conjunto de práticas e como forma de interpretar a realidade. Por se tratar de um saber recente, narrativas parciais pulverizam seu conhecimento, ainda possuindo limites incertos. Nessa investigação propomos refletir sobre os modos e formas através dos quais a teoria museológica interpreta o real, com ênfase nas narrativas da Teoria Crítica e da Teoria pós-crítica e sua aplicação à Museologia. Utiliza fontes documentais e bibliográficas para abordar o saber da modernidade e pós-modernidade, saber crítico e saber anglo-saxônico, partindo de uma metodologia descritiva, exploratória e qualitativa. Investiga a condição epistêmica da pós-modernidade em uma série de novos estudos de autores nacionais e estrangeiros, que atuam na Museologia. Revisa aspectos da consistência epistêmica da Museologia, buscando analisar as premissas do que se poderia chamar uma “Museologia Crítica”, em sua relação com as matrizes de pensamento que deram origem à Teoria da Museologia; e aborda o conceito de Museologia Pós-crítica como um conceito aberto, identificando possíveis contradições reveladas no discurso museológico contemporâneo. Questiona ainda a necessidade de encontrar novos termos e conceitos que iluminem o caminho para falar sobre o fortalecimento do papel social dos museus, no contexto anglo-saxão e brasileiro. Por fim, busca abrir o debate em torno do termo pós-crítico, levando a pensar o processo de fluidez que um conceito possui, para além do termo em si. O trabalho contribui para a Museologia apresentando uma breve retrospectiva do campo. |
pt_BR |
dc.subject.pt |
Museu |
pt_BR |
dc.subject.pt |
Museologia |
pt_BR |
dc.subject.pt |
Teoria da Museologia |
pt_BR |
dc.subject.pt |
Museologia Crítica e Pós-crítica |
pt_BR |
dc.subject.pt |
Pós-modernidade |
pt_BR |