DSpace Repository

Rumo à museologia pós-crítica? Reflexões sobre a teoria crítica e pós-crítica aplicada à museologia

Show simple item record

dc.contributor.advisor Scheiner, Teresa Cristina Moletta
dc.contributor.author Ferreira, Lorhana Serpa Ribeiro
dc.date.accessioned 2024-11-06T16:42:41Z
dc.date.available 2024-11-06T16:42:41Z
dc.date.issued 2024-02-29
dc.identifier.citation Ferreira, Lorhana Serpa Ribeiro. Rumo à museologia pós-crítica? Reflexões sobre a teoria crítica e pós-crítica aplicada à museologia. 2024. 142 f. Dissertação (Mestrado em Museologia e Patrimônio) – Universidade Federal do Rio de Janeiro/ Museu de Astronomia e Ciências Afins, Rio de Janeiro. 2024. pt_BR
dc.identifier.uri http://hdl.handle.net/unirio/14210
dc.description.sponsorship Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) pt_BR
dc.language.iso Portuguese pt_BR
dc.rights openAccess pt_BR
dc.title Rumo à museologia pós-crítica? Reflexões sobre a teoria crítica e pós-crítica aplicada à museologia pt_BR
dc.title.alternative Towards post-critical museology? Reflections on critical and post-critical theory applied to museology pt_BR
dc.type masterThesis pt_BR
dc.contributor.referee Scheiner, Teresa Cristina Moletta
dc.contributor.referee Uzeda, Helena Cunha de
dc.contributor.referee Araujo, Bruno Melo de
dc.degree.department CCHS pt_BR
dc.degree.grantor Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro - UNIRIO pt_BR
dc.degree.level Mestrado Acadêmico pt_BR
dc.degree.local Rio de Janeiro, RJ pt_BR
dc.degree.program Programa de Pós-Graduação em Museologia e Patrimônio pt_BR
dc.subject.cnpq CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS pt_BR
dc.subject.cnpq MUSEOLOGIA pt_BR
dc.subject.en Museum pt_BR
dc.subject.en Museology pt_BR
dc.subject.en Museum Theory pt_BR
dc.subject.en Critical and Post-critical Museology pt_BR
dc.subject.en Postmodernity pt_BR
dc.subject.en Museum Studies pt_BR
dc.description.abstracten The dissertation explores the discipline Museology, as a set of practices and as a way of interpreting reality. Due to corresponding to recent knowledge that still has uncertain limits, partial narratives disperse the knowledge of museology. In this investigation we propose to reflect on the ways and forms through which museological theory interprets reality, we emphasize the narratives of Critical Theory and Post-Critical Theory and their application to Museology. It uses documentary and bibliographical sources to address the knowledge of modernity and post-modernity, critical knowledge and Anglo-Saxon knowledge, based on a descriptive, exploratory and qualitative methodology. It investigates the epistemic condition of postmodernity present in a series of new studies, by national and foreign authors who work with Museology. It reviews aspects of the epistemic consistency of Museology, seeking to analyze the premises of what could be called a "Critical Museology", in its relationship with the matrices of thought that gave rise to the Theory of Museology; and to approach the concept of Post-Critical Museology as an open concept, identifying possible contradictions revealed in the contemporary museological discourse. It also puts under quest the need to find new terms and concepts to enlighten the pathways that address the duty of strengthening the social role of museums, within the Anglo-Saxon and Brazilian contexts. Some aspects of the epistemic consistency of Museology are included as well. Finally, the Dissertation essays to open the debate around the term post-critical, leading to a reflection about the fluid nature of a concept, beyond the term itself. The research contributes to Museology by presenting a brief retrospective of the field. pt_BR
dc.degree.country Brasil pt_BR
dc.description.sponsordocumentnumber N/A pt_BR
dc.description.abstractpt A dissertação explora a disciplina Museologia como conjunto de práticas e como forma de interpretar a realidade. Por se tratar de um saber recente, narrativas parciais pulverizam seu conhecimento, ainda possuindo limites incertos. Nessa investigação propomos refletir sobre os modos e formas através dos quais a teoria museológica interpreta o real, com ênfase nas narrativas da Teoria Crítica e da Teoria pós-crítica e sua aplicação à Museologia. Utiliza fontes documentais e bibliográficas para abordar o saber da modernidade e pós-modernidade, saber crítico e saber anglo-saxônico, partindo de uma metodologia descritiva, exploratória e qualitativa. Investiga a condição epistêmica da pós-modernidade em uma série de novos estudos de autores nacionais e estrangeiros, que atuam na Museologia. Revisa aspectos da consistência epistêmica da Museologia, buscando analisar as premissas do que se poderia chamar uma “Museologia Crítica”, em sua relação com as matrizes de pensamento que deram origem à Teoria da Museologia; e aborda o conceito de Museologia Pós-crítica como um conceito aberto, identificando possíveis contradições reveladas no discurso museológico contemporâneo. Questiona ainda a necessidade de encontrar novos termos e conceitos que iluminem o caminho para falar sobre o fortalecimento do papel social dos museus, no contexto anglo-saxão e brasileiro. Por fim, busca abrir o debate em torno do termo pós-crítico, levando a pensar o processo de fluidez que um conceito possui, para além do termo em si. O trabalho contribui para a Museologia apresentando uma breve retrospectiva do campo. pt_BR
dc.subject.pt Museu pt_BR
dc.subject.pt Museologia pt_BR
dc.subject.pt Teoria da Museologia pt_BR
dc.subject.pt Museologia Crítica e Pós-crítica pt_BR
dc.subject.pt Pós-modernidade pt_BR


Files in this item

This item appears in the following Collection(s)

Show simple item record

Search DSpace


Advanced Search

Browse

My Account

|
|