dc.contributor.advisor |
Borges, Luiz Carlos |
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dc.contributor.author |
Albuquerque, Paulina Aparecida Marques Vieira |
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dc.date.accessioned |
2024-11-11T17:48:34Z |
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dc.date.available |
2024-11-11T17:48:34Z |
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dc.date.issued |
2022-03-11 |
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dc.identifier.citation |
Albuquerque, Paulina Aparecida Marques Vieira. Comunicação integrada do patrimônio informacional científico da escola de enfermagem Alfredo Pinto. 2022. 356 f. Tese (Doutorado em Museologia e Patrimônio) – Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro. 2022. |
pt_BR |
dc.identifier.uri |
http://hdl.handle.net/unirio/14235 |
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dc.description.sponsorship |
N/A |
pt_BR |
dc.language.iso |
Portuguese |
pt_BR |
dc.rights |
openAccess |
pt_BR |
dc.title |
Comunicação integrada do patrimônio informacional científico da Escola de Enfermagem Alfredo Pinto |
pt_BR |
dc.title.alternative |
Integrated communication of the scientific informational heritage of the Escola de Enfermagem Alfredo Pinto |
pt_BR |
dc.type |
doctoralThesis |
pt_BR |
dc.contributor.referee |
Borges, Luiz Carlos |
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dc.contributor.referee |
Moraes, Júlia Nolasco Leitão de |
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dc.contributor.referee |
Rocha, Luisa Maria Gomes de Mattos |
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dc.contributor.referee |
Bernades, Margarida Maria Rocha |
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dc.contributor.referee |
Jorge, Vanessa de Arruda |
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dc.degree.department |
CCHS |
pt_BR |
dc.degree.grantor |
Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro - UNIRIO |
pt_BR |
dc.degree.local |
Rio de Janeiro, RJ |
pt_BR |
dc.degree.program |
Programa de Pós-Graduação em Museologia e Patrimônio |
pt_BR |
dc.subject.cnpq |
CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS |
pt_BR |
dc.subject.cnpq |
MUSEOLOGIA |
pt_BR |
dc.subject.en |
Scientific Heritage |
pt_BR |
dc.subject.en |
Archive |
pt_BR |
dc.subject.en |
Library |
pt_BR |
dc.subject.en |
Museum |
pt_BR |
dc.subject.en |
Integrated communication |
pt_BR |
dc.description.abstracten |
The present thesis is a case study and aimed to identify the Scientific
Informational Heritage of the Escola de Enfermagem Alfredo Pinto (EEAP), of
the Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO), proposing a
model of information representation, from the establishment of a set of
metadata, for the integrated communication of archival, bibliographic and
museological collections, which refer to the memory, history and trajectory of
the courses offered by UNIRIO that, in some cases, were the first courses of
nationally, or even in Latin America, and in the specific case of the EEAP
nursing course, the first to be instituted in Brazil. The methodology was a case
study based on theoretical and documentary support, through the conceptual
and operational exercise of authors in the field of Heritage, Information Science,
Archival Science, Librarianship, Museology, Law and other fields of knowledge.
for issues related to Cultural Heritage, from a descriptive qualitative research,
considering primary and secondary sources, for the development of an analysis
of the Scientific Informational Heritage of UNIRIO, having the EEAP as a cut. As
a result of the research, an information representation model was developed,
based on metadata from the three areas of information and documentation,
which demonstrated that the integrated communication of the Scientific
Informational Heritage of the Escola de Enfermagem Alfredo Pinto School, of
the Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro, is viable. |
pt_BR |
dc.degree.country |
Brasil |
pt_BR |
dc.description.sponsordocumentnumber |
N/A |
pt_BR |
dc.description.abstractpt |
A presente tese trata-se de um estudo de caso e visou identificar o Patrimônio
Informacional Científico da Escola de Enfermagem Alfredo Pinto (EEAP), da
Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO), sendo proposto
um modelo de representação da informação, a partir do estabelecimento de um
conjunto de metadados, para a comunicação integrada dos acervos de
natureza arquivística, bibliográfica e museológica, que remetem à memória, à
história e à trajetória dos cursos oferecidos pela UNIRIO que, em alguns casos,
foram os primeiros cursos de graduação em âmbito nacional, ou mesmo da
América Latina, e no caso específico do curso de enfermagem da EEAP, o
primeiro a ser instituído no Brasil. A metodologia foi um estudo de caso
embasado no apoio teórico e documental, por intermédio do exercício
conceitual e operacional de autores do campo do Patrimônio, da Ciência da
Informação, da Arquivologia, da Biblioteconomia, da Museologia, do Direito e
de outros domínios do conhecimento para questões afetas ao Patrimônio
Cultural, a partir de uma pesquisa qualitativa descritiva, considerando fontes
primárias e secundárias, para o desenvolvimento de uma análise do Patrimônio
Informacional Científico da UNIRIO, tendo como recorte a EEAP. Como
resultado da pesquisa foi elaborado um modelo de representação da
informação, baseado em metadados das três áreas de informação e
documentação, que demonstrou ser viável a comunicação integrada do
Patrimônio Informacional Científico da Escola de Enfermagem Alfredo Pinto, da
Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro. |
pt_BR |
dc.subject.pt |
Patrimônio Científico |
pt_BR |
dc.subject.pt |
Arquivo |
pt_BR |
dc.subject.pt |
Biblioteca |
pt_BR |
dc.subject.pt |
Museu |
pt_BR |
dc.subject.pt |
Comunicação Integrada |
pt_BR |