DSpace Repository

Arena conta Pavuna: uma rapsódia sobre práticas de contação de histórias no ensino do Teatro

Show simple item record

dc.contributor.advisor Reis, Angela de Castro
dc.contributor.author Martins, Leonardo Rodrigues
dc.date.accessioned 2024-11-13T17:35:36Z
dc.date.available 2024-11-13T17:35:36Z
dc.date.issued 2022-12-12
dc.identifier.citation Martins, Leonardo Rodrigues. Arena conta Pavuna: Uma rapsódia sobre práticas de Contação de histórias no ensino do Teatro. 2022.Dissertação (Mestrado) - Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro, Programa de Pós-Graduação em Artes Cênicas, 2022. pt_BR
dc.identifier.uri http://hdl.handle.net/unirio/14262
dc.description.sponsorship n/a pt_BR
dc.language.iso Portuguese pt_BR
dc.rights openAccess pt_BR
dc.title Arena conta Pavuna: uma rapsódia sobre práticas de contação de histórias no ensino do Teatro pt_BR
dc.type masterThesis pt_BR
dc.contributor.referee Reis, Angela de Castro
dc.contributor.referee Silva, Daniel Marques da
dc.contributor.referee Albuquerque, Andrea Serpa
dc.degree.department CLA pt_BR
dc.degree.grantor Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro - UNIRIO pt_BR
dc.degree.level Mestrado Acadêmico pt_BR
dc.degree.local Rio de Janeiro, RJ pt_BR
dc.degree.program Programa de Pós-Graduação em Artes Cênicas pt_BR
dc.subject.cnpq ARTES pt_BR
dc.subject.cnpq TEATRO pt_BR
dc.subject.en Drama Teaching pt_BR
dc.subject.en Storytelling pt_BR
dc.subject.en Rhapsodic Drama pt_BR
dc.subject.en Theater in Communities pt_BR
dc.subject.en Stories of Life pt_BR
dc.description.abstracten The present work is a report of artistic-pedagogical experiences lived during seven years in the teaching of theater of an important cultural apparatus of the city of Rio de Janeiro, the Arena Carioca Jovelina Pérola Negra, located in the neighborhood of Pavuna. Its starting point are elements of the practice of Storytelling, developed in my 15 years experience as a Storyteller, together with my practice in theater teaching, in the interface between being an actor, teacher and storyteller. I use the concept of Rhapsodic Theater created by Jean-Pierre Sarrazac not only to support the type of theater that articulates with Storytelling mediated by the figure of an actor-narrator, but also for the narrative structure of this account, composed by the relationships with the territory of Pavuna and its community, revealed by several shows created between 2014 and 2020, especially the show Jogo da Velha. The concept of Community Theater is also central to the work, decolonizing the center-periphery relationships and using the participants' life stories as the basis of the narratives of the analyzed show, aiming to stimulate the autonomy of its subjects, the creation of feelings of belonging, of protagonism in participatory, democratic, anti-racist and multicultural processes. pt_BR
dc.degree.country Brasil pt_BR
dc.description.sponsordocumentnumber n/a pt_BR
dc.description.abstractpt O presente trabalho é um relato de experiências artístico-pedagógicas vividas durante sete anos no ensino do teatro de um importante aparelho cultural da cidade do Rio de Janeiro, a Arena Carioca Jovelina Pérola Negra, localizada no bairro da Pavuna. Seu ponto de partida são elementos da prática da Contação de histórias, desenvolvidas em minha experiência de 15 anos como Contador de histórias, unidas a minha pratica no ensino do teatro, na interface entre ser ator, professor e contador de histórias. Utilizo o conceito de Teatro Rapsódico criado por Jean-Pierre Sarrazac não apenas para fundamentar o tipo de teatro que se articula com a Contação de histórias mediado pela figura de um ator-narrador, como também para a estrutura narrativa desse relato, composto pelas relações com o território da Pavuna e sua comunidade, revelados por vários espetáculos criados entre 2014 e 2020, em especial o espetáculo Jogo da Velha. O conceito de Teatro Comunitário também é central no trabalho, descolonizando as relações centro-periferia e utilizando histórias de vida dos participantes como base das narrativas do espetáculo analisado, visando estimular a autonomia de seus sujeitos, da criação de sentimentos de pertencimento, de protagonismo em processos participativos, democráticos, antirracistas e multiculturais. pt_BR
dc.subject.pt Ensino do teatro pt_BR
dc.subject.pt Contação de histórias pt_BR
dc.subject.pt Teatro Rapsódico pt_BR
dc.subject.pt Teatro comunitário pt_BR
dc.subject.pt Histórias de vida pt_BR


Files in this item

This item appears in the following Collection(s)

Show simple item record

Search DSpace


Advanced Search

Browse

My Account

|
|