dc.contributor.advisor |
Reis, Angela de Castro |
|
dc.contributor.author |
Martins, Leonardo Rodrigues |
|
dc.date.accessioned |
2024-11-13T17:35:36Z |
|
dc.date.available |
2024-11-13T17:35:36Z |
|
dc.date.issued |
2022-12-12 |
|
dc.identifier.citation |
Martins, Leonardo Rodrigues. Arena conta Pavuna: Uma rapsódia sobre práticas de Contação de histórias no ensino do Teatro. 2022.Dissertação (Mestrado) - Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro, Programa de Pós-Graduação em Artes Cênicas, 2022. |
pt_BR |
dc.identifier.uri |
http://hdl.handle.net/unirio/14262 |
|
dc.description.sponsorship |
n/a |
pt_BR |
dc.language.iso |
Portuguese |
pt_BR |
dc.rights |
openAccess |
pt_BR |
dc.title |
Arena conta Pavuna: uma rapsódia sobre práticas de contação de histórias no ensino do Teatro |
pt_BR |
dc.type |
masterThesis |
pt_BR |
dc.contributor.referee |
Reis, Angela de Castro |
|
dc.contributor.referee |
Silva, Daniel Marques da |
|
dc.contributor.referee |
Albuquerque, Andrea Serpa |
|
dc.degree.department |
CLA |
pt_BR |
dc.degree.grantor |
Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro - UNIRIO |
pt_BR |
dc.degree.level |
Mestrado Acadêmico |
pt_BR |
dc.degree.local |
Rio de Janeiro, RJ |
pt_BR |
dc.degree.program |
Programa de Pós-Graduação em Artes Cênicas |
pt_BR |
dc.subject.cnpq |
ARTES |
pt_BR |
dc.subject.cnpq |
TEATRO |
pt_BR |
dc.subject.en |
Drama Teaching |
pt_BR |
dc.subject.en |
Storytelling |
pt_BR |
dc.subject.en |
Rhapsodic Drama |
pt_BR |
dc.subject.en |
Theater in Communities |
pt_BR |
dc.subject.en |
Stories of Life |
pt_BR |
dc.description.abstracten |
The present work is a report of artistic-pedagogical experiences lived during seven years in the teaching of theater of an important cultural apparatus of the city of Rio de Janeiro, the Arena Carioca Jovelina Pérola Negra, located in the neighborhood of Pavuna. Its starting point are elements of the practice of Storytelling, developed in my 15 years experience as a Storyteller, together with my practice in theater teaching, in the interface between being an actor, teacher and storyteller. I use the concept of Rhapsodic Theater created by Jean-Pierre Sarrazac not only to support the type of theater that articulates with Storytelling mediated by the figure of an actor-narrator, but also for the narrative structure of this account, composed by the relationships with the territory of Pavuna and its community, revealed by several shows created between 2014 and 2020, especially the show Jogo da Velha. The concept of Community Theater is also central to the work, decolonizing the center-periphery relationships and using the participants' life stories as the basis of the narratives of the analyzed show, aiming to stimulate the autonomy of its subjects, the creation of feelings of belonging, of protagonism in participatory, democratic, anti-racist and multicultural processes. |
pt_BR |
dc.degree.country |
Brasil |
pt_BR |
dc.description.sponsordocumentnumber |
n/a |
pt_BR |
dc.description.abstractpt |
O presente trabalho é um relato de experiências artístico-pedagógicas vividas durante sete anos no ensino do teatro de um importante aparelho cultural da cidade do Rio de Janeiro, a Arena Carioca Jovelina Pérola Negra, localizada no bairro da Pavuna. Seu ponto de partida são elementos da prática da Contação de histórias, desenvolvidas em minha experiência de 15 anos como Contador de histórias, unidas a minha pratica no ensino do teatro, na interface entre ser ator, professor e contador de histórias. Utilizo o conceito de Teatro Rapsódico criado por Jean-Pierre Sarrazac não apenas para fundamentar o tipo de teatro que se articula com a Contação de histórias mediado pela figura de um ator-narrador, como também para a estrutura narrativa desse relato, composto pelas relações com o território da Pavuna e sua comunidade,
revelados por vários espetáculos criados entre 2014 e 2020, em especial o espetáculo Jogo da Velha. O conceito de Teatro Comunitário também é central no trabalho, descolonizando as relações centro-periferia e utilizando histórias de vida dos participantes como base das narrativas do espetáculo analisado, visando estimular a autonomia de seus sujeitos, da criação de sentimentos de pertencimento, de protagonismo em processos participativos, democráticos, antirracistas e multiculturais. |
pt_BR |
dc.subject.pt |
Ensino do teatro |
pt_BR |
dc.subject.pt |
Contação de histórias |
pt_BR |
dc.subject.pt |
Teatro Rapsódico |
pt_BR |
dc.subject.pt |
Teatro comunitário |
pt_BR |
dc.subject.pt |
Histórias de vida |
pt_BR |