DSpace Repository

Aprendizagem de acadêmicos de enfermagem sobre neuroproteção neonatal através de dinâmica grupal

Show simple item record

dc.contributor.advisor Silva, Laura Johanson da
dc.contributor.author Maciel, Julia Medeiros
dc.date.accessioned 2024-11-22T19:58:48Z
dc.date.available 2024-11-22T19:58:48Z
dc.date.issued 2023-11-23
dc.identifier.citation MACIEL, Júlia Medeiros. Aprendizagem de acadêmicos de enfermagem sobre neuroproteção neonatal através de dinâmica grupal. 2023. 13 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Enfermagem) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2023. pt_BR
dc.identifier.uri http://hdl.handle.net/unirio/14298
dc.description.sponsorship N/A pt_BR
dc.language.iso Portuguese pt_BR
dc.rights openAccess pt_BR
dc.title Aprendizagem de acadêmicos de enfermagem sobre neuroproteção neonatal através de dinâmica grupal pt_BR
dc.type bachelorThesis pt_BR
dc.degree.department CCBS pt_BR
dc.degree.grantor Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro - UNIRIO pt_BR
dc.degree.level Graduação pt_BR
dc.degree.local Rio de Janeiro, RJ pt_BR
dc.subject.cnpq Ciências da Saúde pt_BR
dc.subject.cnpq Enfermagem pt_BR
dc.subject.en Nursing education pt_BR
dc.subject.en Group dynamics pt_BR
dc.subject.en Maternal and child health pt_BR
dc.description.abstracten Objective: Understand the perception of nursing students regarding the dynamics of the senses in the training process and analyze the influence of this dynamic on learning neuroprotective care for preterm newborns. Method: Descriptive and exploratory research, with a qualitative approach, carried out at the Alfredo Pinto Nursing School of the Federal University of the State of Rio de Janeiro, through semi-structured interviews with 12 undergraduate students from that institution. Data collection took place between the months of July to September 2023 and the data was subjected to thematic-categorical content analysis. Results: After transcribing the interviews and exploring the material, 15 units of meaning and 137 units of registration initially emerged. The units of meaning in question were grouped into 2 categories, namely: perceptions in active learning about neonatal neuroprotection, and neuroprotection practices learned through dynamics. Conclusion: The study demonstrated that group dynamics had positive effects on learning about neonatal neuroprotection and promoted reflections on neuroprotective care for premature newborns. pt_BR
dc.description.sponsordocumentnumber N/A pt_BR
dc.description.abstractpt Objetivo: Compreender a percepção dos graduandos de enfermagem acerca da dinâmica dos sentidos no processo de formação e analisar a influência desta dinâmica para a aprendizagem de cuidados neuroprotetores ao recém-nascido pré-termo. Método: Pesquisa descritiva e exploratória, com abordagem qualitativa, realizada na Escola de Enfermagem Alfredo Pinto da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro, por meio de entrevista semi-estruturada com 12 alunos de graduação da referida instituição. A coleta de dados ocorreu entre os meses de julho a setembro de 2023 e os dados foram submetidos à análise de conteúdo temático-categorial. Resultados: Após a transcrição das entrevistas e exploração do material emergiram inicialmente 15 unidades de significação e 137 unidades de registro. As unidades de significação em questão foram agrupadas em 2 categorias, sendo elas: percepções na aprendizagem ativa sobre neuroproteção neonatal, e práticas de neuroproteção apreendidas através da dinâmica. Conclusão: O estudo demonstrou que a dinâmica de grupo teve efeitos positivos sobre a aprendizagem da neuroproteção neonatal, e promoveu reflexões sobre os cuidados neuroprotetores para recém-nascidos prematuros. pt_BR
dc.subject.pt Educação em enfermagem pt_BR
dc.subject.pt Dinâmica de grupo pt_BR
dc.subject.pt Saúde materno-infantil pt_BR
dc.degree.course Bacharelado em Enfermagem pt_BR
dc.degree.college Escola de Enfermagem Alfredo Pinto pt_BR


Files in this item

This item appears in the following Collection(s)

Show simple item record

Search DSpace


Advanced Search

Browse

My Account

|
|