dc.contributor.advisor |
Silva, Laura Johanson da |
|
dc.contributor.author |
Maciel, Julia Medeiros |
|
dc.date.accessioned |
2024-11-22T19:58:48Z |
|
dc.date.available |
2024-11-22T19:58:48Z |
|
dc.date.issued |
2023-11-23 |
|
dc.identifier.citation |
MACIEL, Júlia Medeiros. Aprendizagem de acadêmicos de enfermagem sobre neuroproteção neonatal através de dinâmica grupal. 2023. 13 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Enfermagem) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2023. |
pt_BR |
dc.identifier.uri |
http://hdl.handle.net/unirio/14298 |
|
dc.description.sponsorship |
N/A |
pt_BR |
dc.language.iso |
Portuguese |
pt_BR |
dc.rights |
openAccess |
pt_BR |
dc.title |
Aprendizagem de acadêmicos de enfermagem sobre neuroproteção neonatal através de dinâmica grupal |
pt_BR |
dc.type |
bachelorThesis |
pt_BR |
dc.degree.department |
CCBS |
pt_BR |
dc.degree.grantor |
Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro - UNIRIO |
pt_BR |
dc.degree.level |
Graduação |
pt_BR |
dc.degree.local |
Rio de Janeiro, RJ |
pt_BR |
dc.subject.cnpq |
Ciências da Saúde |
pt_BR |
dc.subject.cnpq |
Enfermagem |
pt_BR |
dc.subject.en |
Nursing education |
pt_BR |
dc.subject.en |
Group dynamics |
pt_BR |
dc.subject.en |
Maternal and child health |
pt_BR |
dc.description.abstracten |
Objective: Understand the perception of nursing students regarding the dynamics of the senses in the training process and analyze the influence of this dynamic on learning neuroprotective care for preterm newborns. Method: Descriptive and exploratory research, with a qualitative approach, carried out at the Alfredo Pinto Nursing School of the Federal University of the State of Rio de Janeiro, through semi-structured interviews with 12 undergraduate students from that institution. Data collection took place between the months of July to September 2023 and the data was subjected to thematic-categorical content analysis. Results: After transcribing the interviews and exploring the material, 15 units of meaning and 137 units of registration initially emerged. The units of meaning in question were grouped into 2 categories, namely: perceptions in active learning about neonatal neuroprotection, and neuroprotection practices learned through dynamics. Conclusion: The study demonstrated that group dynamics had positive effects on learning about neonatal neuroprotection and promoted reflections on neuroprotective care for premature newborns. |
pt_BR |
dc.description.sponsordocumentnumber |
N/A |
pt_BR |
dc.description.abstractpt |
Objetivo: Compreender a percepção dos graduandos de enfermagem acerca da dinâmica dos sentidos no processo de formação e analisar a influência desta dinâmica para a aprendizagem de cuidados neuroprotetores ao recém-nascido pré-termo. Método: Pesquisa descritiva e exploratória, com abordagem qualitativa, realizada na Escola de Enfermagem Alfredo Pinto da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro, por meio de entrevista semi-estruturada com 12 alunos de graduação da referida instituição. A coleta de dados ocorreu entre os meses de julho a setembro de 2023 e os dados foram submetidos à análise de conteúdo temático-categorial. Resultados: Após a transcrição das entrevistas e exploração do material emergiram inicialmente 15 unidades de significação e 137 unidades de registro. As unidades de significação em questão foram agrupadas em 2 categorias, sendo elas: percepções na aprendizagem ativa sobre neuroproteção neonatal, e práticas de neuroproteção apreendidas através da dinâmica. Conclusão: O estudo demonstrou que a dinâmica de grupo teve efeitos positivos sobre a aprendizagem da neuroproteção neonatal, e promoveu reflexões sobre os cuidados neuroprotetores para recém-nascidos prematuros. |
pt_BR |
dc.subject.pt |
Educação em enfermagem |
pt_BR |
dc.subject.pt |
Dinâmica de grupo |
pt_BR |
dc.subject.pt |
Saúde materno-infantil |
pt_BR |
dc.degree.course |
Bacharelado em Enfermagem |
pt_BR |
dc.degree.college |
Escola de Enfermagem Alfredo Pinto |
pt_BR |