| dc.contributor.advisor | Silva Junior, Paulo Melgaço da | |
| dc.contributor.author | Silva, Estela Leite Ferreira de Deus | |
| dc.date.accessioned | 2024-11-25T21:26:05Z | |
| dc.date.available | 2024-11-25T21:26:05Z | |
| dc.date.issued | 2023-05-22 | |
| dc.identifier.citation | SILVA, Estela Ferreira de Deus. A dança que reside em mim move a escola. 2023. 82f. Dissertação (Mestrado Profissional - Programa de Pós-Graduação em Ensino de Artes Cênicas. Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro / UNIRIO, 2023. | pt_BR |
| dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/unirio/14316 | |
| dc.description.sponsorship | n/a | pt_BR |
| dc.language.iso | Portuguese | pt_BR |
| dc.rights | openAccess | pt_BR |
| dc.title | A dança que reside em mim move a escola | pt_BR |
| dc.type | masterThesis | pt_BR |
| dc.contributor.referee | Silva Junior, Paulo Melgaço da | |
| dc.contributor.referee | Mundim, Liliane Ferreira | |
| dc.contributor.referee | Silveira, Silvia Camara Soter da | |
| dc.degree.department | CLA | pt_BR |
| dc.degree.grantor | Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro - UNIRIO | pt_BR |
| dc.degree.level | Mestrado Profissional | pt_BR |
| dc.degree.local | Rio de Janeiro, RJ | pt_BR |
| dc.degree.program | Programa de Pós-Graduação em Artes Cênicas | pt_BR |
| dc.subject.cnpq | ARTES | pt_BR |
| dc.subject.cnpq | TEATRO | pt_BR |
| dc.subject.en | Dance-education | pt_BR |
| dc.subject.en | collaborative process | pt_BR |
| dc.subject.en | Tik Tok | pt_BR |
| dc.description.abstracten | The theme of this dissertation points to the possibilities of dance at school, with the title "The dance that resides in me, moves the school", which has as main objective to research the teaching and learning process of Dance in formal education, investigating in which Measured students' movements, inspired by the TikTok app, can facilitate the methodology of choreographic creation, through the action of entering their reality, and knowing their gestures, articulating them to the elements of Contemporary Dance. In addition, this work also aims to analyze the collaborative practices that enabled the involvement of the school community in the process. I argue that an important methodological work was developed covering the performance of several subjects involved in the school institution. The theoretical foundation found inspiration in authors who research dance in the school context, such as: Laban (1978; 1990), Marques (2003; 2008; 2010; 2012), Strazzacappa (2001; 2004), Allemand and Bonfim (2021), in studies on the collaborative process investigated by Lobo (2010), Lupinacci; Corrêa (2015), Ary (2011), based on a historical analysis of changes caused by postmodern artists in dance, in addition to reflecting on the choreographic proposals of Pina Bausch (MOTTA, 2019), among others. The research methodology is based on actionresearch, having Thiollent (2004) as a reference, which enabled reflection on the theoretical-methodological assumptions used in the study, which collaborate to expand and deepen learning and teaching Dance in School. As a result, the study shows that the work of collaborative creation in dance, in the Art curriculum, taught by Teachers Graduated in Dance, allows the student to experience, experiment, discover new possibilities of movement, from their own motor repertoire. It is concluded, therefore, that the formal school can be a space for teaching dance, in which, in a collaborative way, it allows the involvement of the entire school community, reflecting positively on the educational environment in the return to school after the covid pandemic -19. | pt_BR |
| dc.degree.country | Brasil | pt_BR |
| dc.description.sponsordocumentnumber | n/a | pt_BR |
| dc.description.abstractpt | O tema desta dissertação aponta para as possibilidades de dança na escola, com o título "A dança que reside em mim, move a escola", que tem como objetivo principal pesquisar o processo de ensino e aprendizagem de Dança na educação formal, investigando em que medida os movimentos dos alunos, inspirados pelo app TikTok, podem facilitar a metodologia da criação coreográfica, por meio da ação de entrar na realidade deles, e conhecer seus gestos, articulando-os aos elementos da Dança Contemporânea. Além disso, este trabalho também tem por objetivo analisar as práticas colaborativas que possibilitaram o envolvimento da comunidade escolar no processo. Argumento que um importante trabalho metodológico foi desenvolvido abrangendo a atuação de diversos sujeitos envolvidos na instituição escolar. A fundamentação teórica encontrou inspiração em autores que pesquisam a dança no contexto escolar como: Laban (1978; 1990), Marques (2003; 2008; 2010; 2012), Strazzacappa (2001; 2004), Allemand e Bonfim (2021), em estudos sobre o processo colaborativo investigados por Lobo (2010), Lupinacci; Corrêa (2015), Ary (2011), a partir de análise histórica sobre mudanças causadas por artistas pós-modernos na dança, além de refletir sobre as propostas coreográficas de Pina Bausch (MOTTA, 2019), entre outros. A metodologia de pesquisa está embasada na pesquisa-ação, tendo como referência o autor Thiollent (2004), que possibilitou a reflexão sobre os pressupostos teórico-metodológicos utilizados no estudo, os quais colaboram para a ampliação e aprofundamento do aprender e do ensinar Dança na Escola. Como resultados, o estudo mostra que o trabalho de criação colaborativa em dança, no currículo de Arte, ministrado por professores Licenciados em Dança, permite ao aluno vivenciar, experimentar, descobrir novas possibilidades de movimento, a partir do seu próprio repertório motor. Conclui-se, portanto, que a escola formal pode ser um espaço para o ensino de dança, em que de modo colaborativo possibilita o envolvimento de toda a comunidade escolar, refletindo de forma positiva no ambiente educacional no retorno às aulas após a pandemia do covid -19. | pt_BR |
| dc.subject.pt | Dança-educação | pt_BR |
| dc.subject.pt | processo colaborativo | pt_BR |
| dc.subject.pt | Tik Tok | pt_BR |