dc.contributor.advisor |
Silva, Daniel Marques da |
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dc.contributor.author |
Rodrigues, Daniele Zamorano Pereira |
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dc.date.accessioned |
2024-11-25T21:28:27Z |
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dc.date.available |
2024-11-25T21:28:27Z |
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dc.date.issued |
2022-09-27 |
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dc.identifier.citation |
Rodrigues, Daniele Zamorano Pereira. Salgando os corpos dóceis na pancada do pandeiro: o coco de roda como instrumento de restauração do corpo brincante. 2022. 162f. Dissertação (Mestrado Profissional - Programa de Pós-graduação em Ensino de Artes Cênicas). Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro/ UNIRIO, 2022. |
pt_BR |
dc.identifier.uri |
http://hdl.handle.net/unirio/14317 |
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dc.description.sponsorship |
n/a |
pt_BR |
dc.language.iso |
Portuguese |
pt_BR |
dc.rights |
openAccess |
pt_BR |
dc.title |
Salgando os corpos dóceis na pancada do pandeiro: o coco de roda como instrumento de restauração do corpo brincante |
pt_BR |
dc.type |
masterThesis |
pt_BR |
dc.contributor.referee |
Silva, Daniel Marques da |
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dc.contributor.referee |
Mundim, Liliane Ferreira |
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dc.contributor.referee |
Gualter, Katya Souza |
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dc.degree.department |
CLA |
pt_BR |
dc.degree.grantor |
Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro - UNIRIO |
pt_BR |
dc.degree.level |
Mestrado Profissional |
pt_BR |
dc.degree.local |
Rio de Janeiro, RJ |
pt_BR |
dc.degree.program |
Programa de Pós-Graduação em Artes Cênicas |
pt_BR |
dc.subject.cnpq |
ARTES |
pt_BR |
dc.subject.cnpq |
TEATRO |
pt_BR |
dc.subject.en |
teacher training |
pt_BR |
dc.subject.en |
Afro-Brazilian civilizational values |
pt_BR |
dc.subject.en |
pedagogy of the crossroads |
pt_BR |
dc.subject.en |
Coco de roda |
pt_BR |
dc.subject.en |
salting of bodies |
pt_BR |
dc.subject.en |
docile bodies |
pt_BR |
dc.description.abstracten |
The present work intends to investigate mechanisms and tactics of salting the bodies,
developed here in articulation with Michel Foucault's concept of docilization of the bodies.
Aimed at the context of teacher training, these tactics are based on fundamentals of Brazilian
popular culture, more specifically on the Coco manifestation, seeking ways of restoring the
playing essence of the bodies. Concepts such as Afro-Brazilian civilizational values by
Azoilda Loretto da Trindade, Bell Hooks' holistic approach to learning , Luiz Rufino's
pedagogy of the crossroads, reflections by indigenous thinker Ailton Krenak, Larrosa
Bondía's notes about experience, and John Holloway's proposals for fissures in capitalism
were articulated. The mechanisms for salting the bodies are thought and constructed not to
present themselves as a subversive proposal in face of the mechanisms of docilization of the
bodies and colonialist values perpetuated by educational institutions, but to minimize their
effects and transcend them. The research results in a practical proposal for a course plan
addressed to teachers in training or in service in a continuing education perspective, whose
pedagogical axis are rhythmic, musical and bodily elements present in the Coco, based on the
Afro-Brazilian civilizing values, and in the artistic pedagogical practice in the Exu's
conception contemplated by the crossroads pedagogy. |
pt_BR |
dc.degree.country |
Brasil |
pt_BR |
dc.description.sponsordocumentnumber |
n/a |
pt_BR |
dc.description.abstractpt |
O presente trabalho intenciona investigar mecanismos e táticas de salgamento dos corpos, aqui desenvolvidas em articulação com o conceito de docilização dos corpos de Michel Foucault. Destinadas ao contexto de formação docente, estas táticas se apoiaram em fundamentos de base da cultura popular brasileira, mais especificamente na manifestação Coco, buscando modos de restauração da essência brincante dos corpos. Foram articulados conceitos como valores civilizatórios afro-brasileiros de Azoilda Loretto da Trindade, abordagem holística do aprendizado de bell hooks, pedagogia das encruzilhadas de Luiz Rufino, reflexões do pensador indígena Ailton Krenak, notas sobre a experiência de Larrosa Bondía e propostas de fissuras ao capitalismo de John Holloway. Os mecanismos de salgamento dos corpos são pensados e construídos não para se apresentarem como uma proposta subversiva frente aos mecanismos de docilização dos corpos e valores colonialistas perpetuados pelas instituições educacionais, mas para minimizar os seus efeitos e transcendê-los. A pesquisa resulta numa proposta prática de plano de curso endereçada a professores em formação ou em exercício numa perspectiva de formação continuada, cujo eixo pedagógico são elementos rítmicos, musicais e corporais presentes no Coco, assentados nos valores civilizatórios afro-brasileiros, e na prática artístico pedagógica na concepção Exuística contemplada pela pedagogia das encruzilhadas. |
pt_BR |
dc.subject.pt |
formação de professores |
pt_BR |
dc.subject.pt |
valores civilizatórios afro-brasileiros |
pt_BR |
dc.subject.pt |
pedagogia das encruzilhadas |
pt_BR |
dc.subject.pt |
coco de roda |
pt_BR |
dc.subject.pt |
salgamento de corpos |
pt_BR |
dc.subject.pt |
corpos dóceis |
pt_BR |