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Salgando os corpos dóceis na pancada do pandeiro: o coco de roda como instrumento de restauração do corpo brincante

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dc.contributor.advisor Silva, Daniel Marques da
dc.contributor.author Rodrigues, Daniele Zamorano Pereira
dc.date.accessioned 2024-11-25T21:28:27Z
dc.date.available 2024-11-25T21:28:27Z
dc.date.issued 2022-09-27
dc.identifier.citation Rodrigues, Daniele Zamorano Pereira. Salgando os corpos dóceis na pancada do pandeiro: o coco de roda como instrumento de restauração do corpo brincante. 2022. 162f. Dissertação (Mestrado Profissional - Programa de Pós-graduação em Ensino de Artes Cênicas). Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro/ UNIRIO, 2022. pt_BR
dc.identifier.uri http://hdl.handle.net/unirio/14317
dc.description.sponsorship n/a pt_BR
dc.language.iso Portuguese pt_BR
dc.rights openAccess pt_BR
dc.title Salgando os corpos dóceis na pancada do pandeiro: o coco de roda como instrumento de restauração do corpo brincante pt_BR
dc.type masterThesis pt_BR
dc.contributor.referee Silva, Daniel Marques da
dc.contributor.referee Mundim, Liliane Ferreira
dc.contributor.referee Gualter, Katya Souza
dc.degree.department CLA pt_BR
dc.degree.grantor Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro - UNIRIO pt_BR
dc.degree.level Mestrado Profissional pt_BR
dc.degree.local Rio de Janeiro, RJ pt_BR
dc.degree.program Programa de Pós-Graduação em Artes Cênicas pt_BR
dc.subject.cnpq ARTES pt_BR
dc.subject.cnpq TEATRO pt_BR
dc.subject.en teacher training pt_BR
dc.subject.en Afro-Brazilian civilizational values pt_BR
dc.subject.en pedagogy of the crossroads pt_BR
dc.subject.en Coco de roda pt_BR
dc.subject.en salting of bodies pt_BR
dc.subject.en docile bodies pt_BR
dc.description.abstracten The present work intends to investigate mechanisms and tactics of salting the bodies, developed here in articulation with Michel Foucault's concept of docilization of the bodies. Aimed at the context of teacher training, these tactics are based on fundamentals of Brazilian popular culture, more specifically on the Coco manifestation, seeking ways of restoring the playing essence of the bodies. Concepts such as Afro-Brazilian civilizational values by Azoilda Loretto da Trindade, Bell Hooks' holistic approach to learning , Luiz Rufino's pedagogy of the crossroads, reflections by indigenous thinker Ailton Krenak, Larrosa Bondía's notes about experience, and John Holloway's proposals for fissures in capitalism were articulated. The mechanisms for salting the bodies are thought and constructed not to present themselves as a subversive proposal in face of the mechanisms of docilization of the bodies and colonialist values perpetuated by educational institutions, but to minimize their effects and transcend them. The research results in a practical proposal for a course plan addressed to teachers in training or in service in a continuing education perspective, whose pedagogical axis are rhythmic, musical and bodily elements present in the Coco, based on the Afro-Brazilian civilizing values, and in the artistic pedagogical practice in the Exu's conception contemplated by the crossroads pedagogy. pt_BR
dc.degree.country Brasil pt_BR
dc.description.sponsordocumentnumber n/a pt_BR
dc.description.abstractpt O presente trabalho intenciona investigar mecanismos e táticas de salgamento dos corpos, aqui desenvolvidas em articulação com o conceito de docilização dos corpos de Michel Foucault. Destinadas ao contexto de formação docente, estas táticas se apoiaram em fundamentos de base da cultura popular brasileira, mais especificamente na manifestação Coco, buscando modos de restauração da essência brincante dos corpos. Foram articulados conceitos como valores civilizatórios afro-brasileiros de Azoilda Loretto da Trindade, abordagem holística do aprendizado de bell hooks, pedagogia das encruzilhadas de Luiz Rufino, reflexões do pensador indígena Ailton Krenak, notas sobre a experiência de Larrosa Bondía e propostas de fissuras ao capitalismo de John Holloway. Os mecanismos de salgamento dos corpos são pensados e construídos não para se apresentarem como uma proposta subversiva frente aos mecanismos de docilização dos corpos e valores colonialistas perpetuados pelas instituições educacionais, mas para minimizar os seus efeitos e transcendê-los. A pesquisa resulta numa proposta prática de plano de curso endereçada a professores em formação ou em exercício numa perspectiva de formação continuada, cujo eixo pedagógico são elementos rítmicos, musicais e corporais presentes no Coco, assentados nos valores civilizatórios afro-brasileiros, e na prática artístico pedagógica na concepção Exuística contemplada pela pedagogia das encruzilhadas. pt_BR
dc.subject.pt formação de professores pt_BR
dc.subject.pt valores civilizatórios afro-brasileiros pt_BR
dc.subject.pt pedagogia das encruzilhadas pt_BR
dc.subject.pt coco de roda pt_BR
dc.subject.pt salgamento de corpos pt_BR
dc.subject.pt corpos dóceis pt_BR


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