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Reverberando as Musas: Perspectivas sobre a representatividade feminina nos Museus, na Museologia e no Patrimônio a partir da atuação das egressas do Curso de Museus das décadas de 1930, 1940 e 1950

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dc.contributor.advisor Sá, Ivan
dc.contributor.author Seoane, Raquel
dc.date.accessioned 2024-12-10T15:45:07Z
dc.date.available 2024-12-10T15:45:07Z
dc.date.issued 2022-07-28
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dc.description.sponsorship Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) pt_BR
dc.language.iso Portuguese pt_BR
dc.rights openAccess pt_BR
dc.title Reverberando as Musas: Perspectivas sobre a representatividade feminina nos Museus, na Museologia e no Patrimônio a partir da atuação das egressas do Curso de Museus das décadas de 1930, 1940 e 1950 pt_BR
dc.title.alternative Reverberating the Muses: Perspectives on female representation in Museums, Museology and Heritage based on the actions of Museum Course graduates from the 1930s, 1940s and 1950s pt_BR
dc.type masterThesis pt_BR
dc.contributor.referee Uzeda, Helena
dc.contributor.referee Scheiner, Teresa
dc.contributor.referee Oliveira, Ana
dc.contributor.referee Costa, Luciana
dc.degree.department CCHS pt_BR
dc.degree.grantor Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro - UNIRIO pt_BR
dc.degree.level Mestrado Acadêmico pt_BR
dc.degree.local Rio de Janeiro pt_BR
dc.degree.program Programa de Pós-Graduação em Museologia e Patrimônio pt_BR
dc.subject.cnpq Ciências Sociais Aplicadas – Museologia e Patrimônio pt_BR
dc.subject.en Museology; Woman; Museum; Female Emancipation; Museum Course. pt_BR
dc.description.abstracten SEOANE, Raquel Villagrán Reimão Mello. Reverberating the Muses: Perspectives on female representation in Museums, Museology and Heritage based on the work of graduates of the Museum Course in the 1930s, 1940s and 1950s. Supervisor: Prof. Dr. Ivan Coelho de Sa. UNIRIO/MAST. 2022. Thesis. The theme of this research basically deals with the analysis of the insertion of women in the nascent job market of Museums, Museology and Heritage, having as a focus the 1930s, 1940s and 1950s. based on a combination of bibliographical research and exploratory study, we analyze two parallel conjunctures: the process of female emancipation, as well as the effective presence of women in jobs, and the emergence of the Museum Course and the Brazilian museological field. The creation of the Museu Histórico Nacional Museum Course (1932) and its first years are marked by an era of new labor laws and significant political, economic, social and cultural transformations, linked to the passage from the oligarchic system, fundamentally agrarian, to a new phase based on an ascending process of assimilation of industrialization and a new strand of nationalism. Still in the 1930s, with the implementation of the National Historical and Artistic Heritage Service - SPHAN (1937), as well as, later, with the emergence of several museums linked to the State, a favorable scenario was created for the rise of museum curators, a professional category that was envisioned as a potential field for female performance. In the end, the results converged to the central hypothesis of the research, that is, that the Museum Course created a profile of action and functioned as a training and projection space for women from the 1930s onwards. pt_BR
dc.degree.country Brasil pt_BR
dc.description.sponsordocumentnumber N/A pt_BR
dc.description.abstractpt SEOANE, Raquel Villagrán Reimão Mello. Reverberando as Musas: Perspectivas sobre representatividade feminina nos Museus, na Museologia e no Patrimônio a partir da atuação das egressas do Curso de Museus das décadas de 1930, 1940 e 1950. Supervisor: Prof. Dr. Ivan Coelho de Sá. UNIRIO/MAST. 2022. Tese. O tema desta pesquisa trata basicamente da análise da inserção das mulheres no nascente mercado de trabalho dos Museus, da Museologia e do Patrimônio, tendo como recorte as décadas de 1930, 1940 e 1950. Através da elaboração de mapeamentos quantitativos e análises qualitativas, tendo como base a combinação de pesquisa bibliográfica e estudo exploratório, analisamos duas conjunturas paralelas: a do processo de emancipação feminina, assim como a presença efetiva das mulheres em postos de trabalho, e a do surgimento do Curso de Museus e do campo museológico brasileiro. A criação do Curso de Museus do Museu Histórico Nacional (1932) e seus primeiros anos são marcados por uma era de novas leis trabalhistas e de significativas transformações políticas, econômicas, sociais e culturais, vinculadas à passagem do sistema oligárquico, fundamentalmente agrário, para uma nova fase calcada em um processo ascendente de assimilação da industrialização e uma nova vertente de nacionalismo. Ainda na década de 1930, com a implantação do Serviço do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional – SPHAN (1937), bem como, posteriormente, com o surgimento de vários museus ligados ao Estado, constituiu-se um cenário favorável à ascensão das conservadoras de museus, categoria profissional que se vislumbrava como um campo em potencial para a atuação feminina. Ao final, os resultados convergiram para a hipótese central da pesquisa, ou seja, de que o Curso de Museus criou um perfil de atuação e funcionou como um espaço de formação e projeção para as mulheres a partir da década de 1930. pt_BR
dc.subject.pt Museologia; Mulher; Museu; Emancipação Feminina; Curso de Museus. pt_BR


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