dc.contributor.advisor |
Soares, Bruno Cesár Brulom |
|
dc.contributor.author |
Araujo, Ana Beatriz de Oliveira de |
|
dc.date.accessioned |
2024-12-10T15:53:44Z |
|
dc.date.available |
2024-04-30 |
|
dc.date.available |
2024-12-10T15:53:44Z |
|
dc.date.issued |
2024-04-30 |
|
dc.identifier.citation |
Araujo, Ana Beatriz de Oliveira de. Tensões e Intenções no centenário do Museu Histórico Nacional: a exposição "Rio -1922" sob a perspectiva de gênero. 20242 238 f. Dissertação (Mestrado em Museologia e Patrimônio) - Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro. 2024. |
pt_BR |
dc.identifier.uri |
http://hdl.handle.net/unirio/14325 |
|
dc.description.sponsorship |
Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) |
pt_BR |
dc.language.iso |
Portuguese |
pt_BR |
dc.rights |
openAccess |
pt_BR |
dc.title |
Tensões e intenções no centenário do Museu Histórico Nacional: a exposição "Rio-1922" sob perspectiva de gênero. |
pt_BR |
dc.title.alternative |
Tensions and intentions ih the centenary of the Museu Histórico Nacional |
pt_BR |
dc.type |
masterThesis |
pt_BR |
dc.contributor.referee |
Soares, Bruno Cesár Brulom |
|
dc.contributor.referee |
Sá, Ivan Coelho de |
|
dc.contributor.referee |
Magalhães, Aline Montenegro |
|
dc.degree.department |
CCHS |
pt_BR |
dc.degree.grantor |
Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro - UNIRIO |
pt_BR |
dc.degree.level |
Mestrado Acadêmico |
pt_BR |
dc.degree.local |
Rio de Janeiro. R.J. |
pt_BR |
dc.degree.program |
Programa de Pós-Graduação em Museologia e Patrimônio |
pt_BR |
dc.subject.cnpq |
Àrea: CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS. subárea: MUSEOLOGIA |
pt_BR |
dc.subject.en |
gender |
pt_BR |
dc.subject.en |
decolonial |
pt_BR |
dc.subject.en |
inclusion |
pt_BR |
dc.subject.en |
museological chain |
pt_BR |
dc.subject.en |
symbolic power |
pt_BR |
dc.subject.en |
National Historical Museum |
pt_BR |
dc.subject.en |
exhibition “Rio-1922” |
pt_BR |
dc.description.abstracten |
This Master's dissertation analyses how so-called "decolonial" and "inclusive" intentions,
observed in the museological chain, are crossed by tensions arising from excluding structures based
on gender category and invisibilized by the symbolic power operation. Due to the complexity and
extent of the issue, a case study was adopted to give concreteness to the theoretical analysis. Given
its relevance, the Museu Histórico Nacional was chosen in the context of its centenary celebrations,
with a special focus on the temporary exhibition "Rio-1922". The research methodology critically
interweaves the free observation of this exhibition – where the researcher assumes the public's gaze
– and the research into the museum’s discourse from this communication and their correlates. The
Master's dissertation is organized in three chapters, which first consider the context and the events
that preceded the opening of "Rio-1922" in May 2022, then the exhibition itself is thoroughly analysed
and finally its developments in the exhibition “10 objetos: outras histórias”. |
pt_BR |
dc.degree.country |
Brasil |
pt_BR |
dc.description.sponsordocumentnumber |
n/a |
pt_BR |
dc.description.abstractpt |
Esta dissertação analisa como intenções denominadas “decoloniais” e “inclusivas”, observadas
na cadeia museológica, são atravessadas por tensões oriundas de estruturas excludentes fundadas
na categoria gênero e invisibilizadas pela atuação do poder simbólico. Devido à complexidade e
amplitude da temática, foi adotado um estudo de caso que propiciou concretude à análise teórica.
Por sua relevância, foi escolhido o Museu Histórico Nacional no contexto das comemorações do seu
centenário, com foco especial na exposição temporária “Rio-1922”. A metodologia da pesquisa
entrelaça criticamente a livre observação desta exposição – onde a pesquisadora assume o olhar
de público – e a pesquisa sobre o discurso desenvolvido pelo museu a partir desta comunicação e
suas correlatas. A dissertação se estrutura em três capítulos onde se aborda primeiro o contexto e
os eventos que precederam a inauguração da “Rio-1922” em maio de 2022, em seguida é analisada
detalhadamente a própria exposição e finalmente são considerados os seus desdobramentos na
exposição “10 objetos: outras histórias”. |
pt_BR |
dc.subject.pt |
gênero |
pt_BR |
dc.subject.pt |
decolonial |
pt_BR |
dc.subject.pt |
inclusão |
pt_BR |
dc.subject.pt |
cadeia museológica |
pt_BR |
dc.subject.pt |
poder simbólico |
pt_BR |
dc.subject.pt |
Museu Histórico Nacional |
pt_BR |
dc.subject.pt |
exposição “Rio-1922” |
pt_BR |