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Tensões e intenções no centenário do Museu Histórico Nacional: a exposição "Rio-1922" sob perspectiva de gênero.

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dc.contributor.advisor Soares, Bruno Cesár Brulom
dc.contributor.author Araujo, Ana Beatriz de Oliveira de
dc.date.accessioned 2024-12-10T15:53:44Z
dc.date.available 2024-04-30
dc.date.available 2024-12-10T15:53:44Z
dc.date.issued 2024-04-30
dc.identifier.citation Araujo, Ana Beatriz de Oliveira de. Tensões e Intenções no centenário do Museu Histórico Nacional: a exposição "Rio -1922" sob a perspectiva de gênero. 20242 238 f. Dissertação (Mestrado em Museologia e Patrimônio) - Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro. 2024. pt_BR
dc.identifier.uri http://hdl.handle.net/unirio/14325
dc.description.sponsorship Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) pt_BR
dc.language.iso Portuguese pt_BR
dc.rights openAccess pt_BR
dc.title Tensões e intenções no centenário do Museu Histórico Nacional: a exposição "Rio-1922" sob perspectiva de gênero. pt_BR
dc.title.alternative Tensions and intentions ih the centenary of the Museu Histórico Nacional pt_BR
dc.type masterThesis pt_BR
dc.contributor.referee Soares, Bruno Cesár Brulom
dc.contributor.referee Sá, Ivan Coelho de
dc.contributor.referee Magalhães, Aline Montenegro
dc.degree.department CCHS pt_BR
dc.degree.grantor Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro - UNIRIO pt_BR
dc.degree.level Mestrado Acadêmico pt_BR
dc.degree.local Rio de Janeiro. R.J. pt_BR
dc.degree.program Programa de Pós-Graduação em Museologia e Patrimônio pt_BR
dc.subject.cnpq Àrea: CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS. subárea: MUSEOLOGIA pt_BR
dc.subject.en gender pt_BR
dc.subject.en decolonial pt_BR
dc.subject.en inclusion pt_BR
dc.subject.en museological chain pt_BR
dc.subject.en symbolic power pt_BR
dc.subject.en National Historical Museum pt_BR
dc.subject.en exhibition “Rio-1922” pt_BR
dc.description.abstracten This Master's dissertation analyses how so-called "decolonial" and "inclusive" intentions, observed in the museological chain, are crossed by tensions arising from excluding structures based on gender category and invisibilized by the symbolic power operation. Due to the complexity and extent of the issue, a case study was adopted to give concreteness to the theoretical analysis. Given its relevance, the Museu Histórico Nacional was chosen in the context of its centenary celebrations, with a special focus on the temporary exhibition "Rio-1922". The research methodology critically interweaves the free observation of this exhibition – where the researcher assumes the public's gaze – and the research into the museum’s discourse from this communication and their correlates. The Master's dissertation is organized in three chapters, which first consider the context and the events that preceded the opening of "Rio-1922" in May 2022, then the exhibition itself is thoroughly analysed and finally its developments in the exhibition “10 objetos: outras histórias”. pt_BR
dc.degree.country Brasil pt_BR
dc.description.sponsordocumentnumber n/a pt_BR
dc.description.abstractpt Esta dissertação analisa como intenções denominadas “decoloniais” e “inclusivas”, observadas na cadeia museológica, são atravessadas por tensões oriundas de estruturas excludentes fundadas na categoria gênero e invisibilizadas pela atuação do poder simbólico. Devido à complexidade e amplitude da temática, foi adotado um estudo de caso que propiciou concretude à análise teórica. Por sua relevância, foi escolhido o Museu Histórico Nacional no contexto das comemorações do seu centenário, com foco especial na exposição temporária “Rio-1922”. A metodologia da pesquisa entrelaça criticamente a livre observação desta exposição – onde a pesquisadora assume o olhar de público – e a pesquisa sobre o discurso desenvolvido pelo museu a partir desta comunicação e suas correlatas. A dissertação se estrutura em três capítulos onde se aborda primeiro o contexto e os eventos que precederam a inauguração da “Rio-1922” em maio de 2022, em seguida é analisada detalhadamente a própria exposição e finalmente são considerados os seus desdobramentos na exposição “10 objetos: outras histórias”. pt_BR
dc.subject.pt gênero pt_BR
dc.subject.pt decolonial pt_BR
dc.subject.pt inclusão pt_BR
dc.subject.pt cadeia museológica pt_BR
dc.subject.pt poder simbólico pt_BR
dc.subject.pt Museu Histórico Nacional pt_BR
dc.subject.pt exposição “Rio-1922” pt_BR


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