dc.contributor.advisor |
Martarelli, Luzia da Costa Tonon |
|
dc.contributor.author |
Rozette, Gisele de Araujo |
|
dc.date.accessioned |
2024-12-11T18:21:16Z |
|
dc.date.available |
2024-12-11T18:21:16Z |
|
dc.date.issued |
2024-09-24 |
|
dc.identifier.citation |
ROZETTE, Gisele de Araujo. Educação financeira e educação de jovens e adultos: uma proposta de conscientização. 2024. 140 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Matemática) - Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2024. |
pt_BR |
dc.identifier.uri |
http://hdl.handle.net/unirio/14334 |
|
dc.description.sponsorship |
CAPES |
pt_BR |
dc.language.iso |
Portuguese |
pt_BR |
dc.rights |
openAccess |
pt_BR |
dc.title |
Educação financeira e educação de jovens e adultos: uma proposta de conscientização |
pt_BR |
dc.type |
masterThesis |
pt_BR |
dc.contributor.referee |
Martarelli, Luzia da Costa Tonon |
|
dc.contributor.referee |
Simões, Bruno Francisco Teixeira |
|
dc.contributor.referee |
Dias, Marcelo de Oliveira |
|
dc.degree.department |
CCET |
pt_BR |
dc.degree.grantor |
Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro - UNIRIO |
pt_BR |
dc.degree.level |
Mestrado Profissional |
pt_BR |
dc.degree.local |
Rio de Janeiro, RJ |
pt_BR |
dc.degree.program |
Programa de Pós-Graduação em Matemática |
pt_BR |
dc.subject.cnpq |
Área: CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA. Subárea: MATEMÁTICA |
pt_BR |
dc.subject.en |
Financial Education |
pt_BR |
dc.subject.en |
Youth and Adult Education |
pt_BR |
dc.subject.en |
Financial Literacy |
pt_BR |
dc.subject.en |
Awareness |
pt_BR |
dc.description.abstracten |
Financial Education Programs in schools are becoming increasingly common around the world, driven by growing concern about the financial health of future generations, which has required more and more studies. This research aimed to analyze the level of Financial Literacy of students enrolled in module IV of Youth and Adult Education, at a state school in the north of Rio de Janeiro, with a focus on financial awareness for this target audience. The methodology used was a descriptive quantitative approach, with data collection. An adaptation of the questionnaire prepared and proposed by the Organization for Economic Cooperation and Development was applied, evaluating the Financial Behavior, Attitude and Knowledge axes, in order to suggest activities to be used in the classroom, which promote better financial understanding. The analysis of the results indicated that, among those interviewed, the perception of certain basic financial concepts is not enough to make solid financial decisions, requiring an improvement in their skills, especially in matters related to Financial Behavior and Knowledge, especially among women. Considering the recommendations of the National Common Curricular Base, the proposed activities aim to improve subjects such as budgeting, financial planning, time value of money and investment, so that this public is responsible and aware in relation to money. |
pt_BR |
dc.degree.country |
Brasil |
pt_BR |
dc.description.sponsordocumentnumber |
N/A |
pt_BR |
dc.description.abstractpt |
Programas de Educação Financeira nas escolas estão se tornando cada vez mais comuns em todo o mundo, impulsionados pela crescente preocupação com a saúde financeira das futuras gerações, o que tem exigido cada vez mais estudos. Esta pesquisa teve como objetivo analisar o nível de Letramento Financeiro de estudantes matriculados no módulo IV da Educação de Jovens e Adultos, de uma escola estadual da zona norte do Rio de Janeiro, com foco na conscientização financeira para esse público-alvo. A metodologia utilizada foi a de abordagem quantitativa descritiva, com levantamento de dados. Foi aplicado uma adaptação do questionário elaborado e proposto pela Organização para Cooperação e Desenvolvimento Econômico, sendo avaliados os eixos Comportamento, Atitude e Conhecimento financeiros, a fim de sugerir atividades a serem utilizadas em sala de aula, que promovam uma melhor compreensão financeira. A análise dos resultados indicou que, entre os entrevistados, a percepção de certos conceitos financeiros básicos não é suficiente para tomar decisões financeiras sólidas, sendo necessário uma melhoria de suas habilidades, principalmente em assuntos relacionados ao Comportamento e Conhecimento financeiros, em especial entre as mulheres. Considerando as recomendações da Base Nacional Comum Curricular, as atividades propostas visam aperfeiçoar assuntos como orçamento, planejamento financeiro, valor do dinheiro no tempo e investimento, de modo que esse público seja responsável e consciente em relação ao dinheiro. |
pt_BR |
dc.subject.pt |
Educação Financeira |
pt_BR |
dc.subject.pt |
Educação de Jovens e Adultos |
pt_BR |
dc.subject.pt |
Letramento Financeiro |
pt_BR |
dc.subject.pt |
Conscientização |
pt_BR |