DSpace Repository

Educação financeira e educação de jovens e adultos: uma proposta de conscientização

Show simple item record

dc.contributor.advisor Martarelli, Luzia da Costa Tonon
dc.contributor.author Rozette, Gisele de Araujo
dc.date.accessioned 2024-12-11T18:21:16Z
dc.date.available 2024-12-11T18:21:16Z
dc.date.issued 2024-09-24
dc.identifier.citation ROZETTE, Gisele de Araujo. Educação financeira e educação de jovens e adultos: uma proposta de conscientização. 2024. 140 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Matemática) - Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2024. pt_BR
dc.identifier.uri http://hdl.handle.net/unirio/14334
dc.description.sponsorship CAPES pt_BR
dc.language.iso Portuguese pt_BR
dc.rights openAccess pt_BR
dc.title Educação financeira e educação de jovens e adultos: uma proposta de conscientização pt_BR
dc.type masterThesis pt_BR
dc.contributor.referee Martarelli, Luzia da Costa Tonon
dc.contributor.referee Simões, Bruno Francisco Teixeira
dc.contributor.referee Dias, Marcelo de Oliveira
dc.degree.department CCET pt_BR
dc.degree.grantor Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro - UNIRIO pt_BR
dc.degree.level Mestrado Profissional pt_BR
dc.degree.local Rio de Janeiro, RJ pt_BR
dc.degree.program Programa de Pós-Graduação em Matemática pt_BR
dc.subject.cnpq Área: CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA. Subárea: MATEMÁTICA pt_BR
dc.subject.en Financial Education pt_BR
dc.subject.en Youth and Adult Education pt_BR
dc.subject.en Financial Literacy pt_BR
dc.subject.en Awareness pt_BR
dc.description.abstracten Financial Education Programs in schools are becoming increasingly common around the world, driven by growing concern about the financial health of future generations, which has required more and more studies. This research aimed to analyze the level of Financial Literacy of students enrolled in module IV of Youth and Adult Education, at a state school in the north of Rio de Janeiro, with a focus on financial awareness for this target audience. The methodology used was a descriptive quantitative approach, with data collection. An adaptation of the questionnaire prepared and proposed by the Organization for Economic Cooperation and Development was applied, evaluating the Financial Behavior, Attitude and Knowledge axes, in order to suggest activities to be used in the classroom, which promote better financial understanding. The analysis of the results indicated that, among those interviewed, the perception of certain basic financial concepts is not enough to make solid financial decisions, requiring an improvement in their skills, especially in matters related to Financial Behavior and Knowledge, especially among women. Considering the recommendations of the National Common Curricular Base, the proposed activities aim to improve subjects such as budgeting, financial planning, time value of money and investment, so that this public is responsible and aware in relation to money. pt_BR
dc.degree.country Brasil pt_BR
dc.description.sponsordocumentnumber N/A pt_BR
dc.description.abstractpt Programas de Educação Financeira nas escolas estão se tornando cada vez mais comuns em todo o mundo, impulsionados pela crescente preocupação com a saúde financeira das futuras gerações, o que tem exigido cada vez mais estudos. Esta pesquisa teve como objetivo analisar o nível de Letramento Financeiro de estudantes matriculados no módulo IV da Educação de Jovens e Adultos, de uma escola estadual da zona norte do Rio de Janeiro, com foco na conscientização financeira para esse público-alvo. A metodologia utilizada foi a de abordagem quantitativa descritiva, com levantamento de dados. Foi aplicado uma adaptação do questionário elaborado e proposto pela Organização para Cooperação e Desenvolvimento Econômico, sendo avaliados os eixos Comportamento, Atitude e Conhecimento financeiros, a fim de sugerir atividades a serem utilizadas em sala de aula, que promovam uma melhor compreensão financeira. A análise dos resultados indicou que, entre os entrevistados, a percepção de certos conceitos financeiros básicos não é suficiente para tomar decisões financeiras sólidas, sendo necessário uma melhoria de suas habilidades, principalmente em assuntos relacionados ao Comportamento e Conhecimento financeiros, em especial entre as mulheres. Considerando as recomendações da Base Nacional Comum Curricular, as atividades propostas visam aperfeiçoar assuntos como orçamento, planejamento financeiro, valor do dinheiro no tempo e investimento, de modo que esse público seja responsável e consciente em relação ao dinheiro. pt_BR
dc.subject.pt Educação Financeira pt_BR
dc.subject.pt Educação de Jovens e Adultos pt_BR
dc.subject.pt Letramento Financeiro pt_BR
dc.subject.pt Conscientização pt_BR


Files in this item

This item appears in the following Collection(s)

Show simple item record

Search DSpace


Advanced Search

Browse

My Account

|
|