dc.contributor.advisor |
Rocha, Luisa |
|
dc.contributor.author |
Mitidieri, Maria |
|
dc.date.accessioned |
2024-12-13T13:42:31Z |
|
dc.date.available |
2024-12-13T13:42:31Z |
|
dc.date.issued |
2022-02-15 |
|
dc.identifier.citation |
MITIDIERI, Maria Cristina de A. A EXPERIÊNCIA ESPORTIVA NOS MUSEUS: Os museus do esporte e a comunicação celebratória do patrimônio esportivo musealizado. Doutorado (Tese) – Programa de Pós Graduação em Museologia e Patrimônio, UNIRIO/MAST, Rio de Janeiro, 2022: 237p. Orientadora: Luisa Maria G. M. Rocha. |
pt_BR |
dc.identifier.uri |
http://hdl.handle.net/unirio/14339 |
|
dc.description.sponsorship |
CNPQ |
pt_BR |
dc.language.iso |
Portuguese |
pt_BR |
dc.rights |
openAccess |
pt_BR |
dc.title |
A experiência esportiva nos museus: Os museus do esporte e a comunicação celebratória do patrimônio esportivo musealizado |
pt_BR |
dc.type |
doctoralThesis |
pt_BR |
dc.contributor.referee |
Cury, Marília |
|
dc.contributor.referee |
Silva, Luis |
|
dc.contributor.referee |
Lima, Diana |
|
dc.contributor.referee |
Mendonça, Elisabete |
|
dc.degree.department |
CCHS |
pt_BR |
dc.degree.grantor |
Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro - UNIRIO |
pt_BR |
dc.degree.local |
Rio de Janeiro, RJ |
pt_BR |
dc.degree.program |
Programa de Pós-Graduação em Museologia e Patrimônio |
pt_BR |
dc.subject.cnpq |
Ciências Sociais Aplicadas |
pt_BR |
dc.subject.en |
Museology |
pt_BR |
dc.subject.en |
Sporting Heritage |
pt_BR |
dc.subject.en |
Sports Museum |
pt_BR |
dc.subject.en |
Musealization of sports |
pt_BR |
dc.subject.en |
Communication |
pt_BR |
dc.subject.en |
Celebratory narratives |
pt_BR |
dc.subject.en |
Partial narratives |
pt_BR |
dc.description.abstracten |
This thesis focuses aspects of the musealization of cultural assets related to sports and
analyses them regarding sports specialized museums, as well as the field of museology.
It considers sport museums from their trajectory as a modern phenomenon, derived from
the transformations that occurred in the cultural universe, and approaches them through
their close connection with the world of modern sport, permeated by its commercial
aspects. Originated from the conversion of sports collections and halls of fame to
museums, as an institutional format, its operation is subject to interests and pressures
that affect museum managers who, motivated by heritage preservation, simultaneously
promote the commercial use of sports heritage, through its close association with
commercial and marketing projects. The majority of formal studies on this museum
typology is focused on the association of museum objects to exclusive or excessively
celebratory narratives and on their monetisation, given the museum financial
sustainability. These studies are developed asynchronously, in relation to museological
field. Considering the significant presence of sport museums in the international
museological context and the relevance of sports in societies, this research brings
together theoretical references and exploratory research, based on the selection of a
group of representative set of institutions. The results confirm the prevalence of private
sports institutions in the universe of sports museums and their close relationship with
narratives that stimulate the forgetting of defeats and negative moments, presenting
partial sports histories. It concludes that the transposition of the commemorative face of
sports to the museum environment should be expected by specialized sports museums
- but not exclusively and to the detriment of other issues that are also related to sports.
It substantiates the importance of contextualizing the celebratory communicational
approach in sports museums within the museological universe and the particularities of
the musealization process, as something that allows an analysis of these specialized
museums from their peculiarities but, mainly, from their potentials. |
pt_BR |
dc.degree.country |
Brasil |
pt_BR |
dc.description.sponsordocumentnumber |
N/A |
pt_BR |
dc.description.abstractpt |
Esta tese focaliza aspectos da musealização dos bens conexos aos esportes e os
contextualiza em relação ao âmbito dos museus especializados, assim como ao campo
da museologia. Discute os museus do esporte a partir de sua trajetória como um
fenômeno moderno, derivado das transformações ocorridas no âmbito cultural, e os
aborda sob o prisma de sua estreita conexão com o ambiente do esporte moderno,
permeado por sua face comercial. Originados a partir da conversão de coleções e
espaços esportivos para o formato institucional de museus, sua atuação está sujeita aos
interesses e às pressões que incidem sobre seus gestores que, motivados pela
preservação patrimonial, promovem paralelamente o uso comercial do patrimônio
esportivo musealizado, por meio de sua estreita associação a projetos comerciais e de
marketing. Os estudos formais sobre esta tipologia de museus enfocam a associação
dos objetos de museu a narrativas exclusivas ou excessivamente celebratórias e em
sua monetização, face à sustentabilidade financeira do museu e se desenvolvem de
forma assíncrona em relação ao campo referencial da museologia. A partir da destacada
presença dos museus do esporte no universo dos museus e da relevância do esporte
nas sociedades, a pesquisa combinou referências teóricas à pesquisa exploratória, a
partir da seleção de um conjunto representativo de instituições. Os resultados confirmam
a prevalência das instituições esportivas privadas no universo dos museus do esporte e
sua estreita relação com as narrativas que promovem o deslembrar das derrotas e
momentos negativos, apresentando uma história esportiva parcial. Conclui que a
qualidade de museus especializados em esportes pressupõe a transposição da face
comemorativa dos esportes para o ambiente do museu, mas não exclusivamente e em
detrimento de outras questões conexas aos esportes. Corrobora a importância da
contextualização das narrativas comunicacionais celebratórias dos museus do esporte
dentro do âmbito da museologia e da problemática que envolve os processos de
musealização, como algo que permite uma análise desses museus especializados a
partir de suas particularidades mas, principalmente, que evidencia suas potencialidades. |
pt_BR |
dc.subject.pt |
Museologia |
pt_BR |
dc.subject.pt |
Patrimônio esportivo |
pt_BR |
dc.subject.pt |
Museu do esporte |
pt_BR |
dc.subject.pt |
Musealização do esporte |
pt_BR |
dc.subject.pt |
Comunicação |
pt_BR |
dc.subject.pt |
Narrativas celebratórias |
pt_BR |