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Qual a nota do professor? Uma análise da capacidade burocrática na educação básica dos municípios do Rio de Janeiro

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dc.contributor.advisor Santos, Cristiane Corrêa Batista
dc.contributor.author Carvalho, Ernani dos Santos
dc.date.accessioned 2024-12-18T22:28:06Z
dc.date.available 2024-12-18T22:28:06Z
dc.date.issued 2021-10
dc.identifier.citation CARVALHO. Ernani dos Santos. Qual a nota do professor? Uma análise da capacidade burocrática na educação básica dos municípios do Rio de Janeiro. 2021. Dissertação (Mestrado em Ciência Política) - Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2021. pt_BR
dc.identifier.uri http://hdl.handle.net/unirio/14349
dc.description.sponsorship N/A pt_BR
dc.language.iso Portuguese pt_BR
dc.rights openAccess pt_BR
dc.title Qual a nota do professor? Uma análise da capacidade burocrática na educação básica dos municípios do Rio de Janeiro pt_BR
dc.title.alternative what's the teacher's grade? An analysis of the bureaucratic capacity in the basic education of Rio de Janeiro municipalities pt_BR
dc.type masterThesis pt_BR
dc.contributor.referee Santos, Cristiane Corrêa Batista
dc.contributor.referee Souza, Celina Maria de
dc.contributor.referee Venturini, Anna Carolina
dc.degree.department CCJP pt_BR
dc.degree.grantor Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro - UNIRIO pt_BR
dc.degree.level Mestrado Acadêmico pt_BR
dc.degree.local Rio de Janeiro pt_BR
dc.degree.program Programa de Pós-Graduação em Ciência Política pt_BR
dc.subject.cnpq CIÊNCIAS HUMANAS. CIÊNCIA POLÍTICA. ESTADO E GOVERNO pt_BR
dc.subject.en bureaucratic capacity pt_BR
dc.subject.en bureaucratic performance pt_BR
dc.subject.en street-level bureaucracy pt_BR
dc.subject.en educational policy pt_BR
dc.subject.en teaching staff pt_BR
dc.subject.en IDEB pt_BR
dc.description.abstracten This research assesses the bureaucratic capacity of municipalities in the state of Rio de Janeiro with regard to the implementation of policies related to basic education. For this purpose, data on recruitment processes, professional qualification, processes of internal promotion, mechanisms of accountability and work conditions of the street-level bureaucracy represented by the teaching staff active in middle school of these municipalities are analyzed. From these data and their comparison with the evolution of the IDEB (Basic Education Development Index), indicator created by the federal government to measure the quality of education in the country’s school networks, the study seeks to illuminate aspects of the relation between Brazilian state’s bureaucratic capacity and the performance of its universal social policies in the area of education. The results show that, indeed, the Rio de Janeiro state’s teaching staff has considerable bureaucratic capacity to carry out its institutional purposes. Moreover, the data suggest indications of some sort of influence of the teaching bureaucratic capacity over the bureaucratic performance which may come to encourage further studies. pt_BR
dc.degree.country Brasil pt_BR
dc.description.sponsordocumentnumber N/A pt_BR
dc.description.abstractpt Esta pesquisa analisa a capacidade burocrática dos municípios do Rio de Janeiro no que toca à implementação da política pública relativa à Educação Básica. Para tanto, são analisados dados sobre formas de recrutamento, formação profissional, processos de promoção interna, mecanismos de accountability e condições de trabalho da burocracia de nível de rua representada pelo corpo docente atuando nos municípios fluminenses nos Anos Finais do Ensino Fundamental. Através dos resultados obtidos e de sua comparação com a evolução dos valores do IDEB (Índice de Desenvolvimento da Educação Básica), indicador criado pelo governo federal para medir a qualidade do ensino nas redes escolares do país, o estudo busca iluminar aspectos da relação entre a capacidade burocrática do Estado brasileiro e a performance de suas políticas sociais universais na área da educação. Os resultados obtidos demonstram que, de fato, o corpo docente fluminense possui capacidade burocrática considerável para a execução de seus propósitos institucionais. Ademais, foram verificados indícios de influência da capacidade burocrática docente sobre o desempenho burocrático que podem servir de material para estudos ulteriores. pt_BR
dc.subject.pt capacidade burocrática pt_BR
dc.subject.pt desempenho burocrático pt_BR
dc.subject.pt burocracia de nível de rua pt_BR
dc.subject.pt política educacional pt_BR
dc.subject.pt corpo docente pt_BR
dc.subject.pt IDEB pt_BR


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