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Procedimentos para uma memória decolonial: testemunhos de mulheres negras sobre seus processos formativos

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dc.contributor.advisor Lima, Manoel Ricardo de
dc.contributor.author Lima, Letícia Serafim da Silva
dc.date.accessioned 2025-01-08T18:06:28Z
dc.date.available 2025-01-08T18:06:28Z
dc.date.issued 2024-03-18
dc.identifier.citation LIMA, Letícia Serafim da Silva. Procedimentos para uma memória decolonial: testemunhos de mulheres negras sobre seus processos formativos. 2024. Dissertação (Mestrado em Memória Social) – Pós-Graduação em Memória Social, Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2024. pt_BR
dc.identifier.uri http://hdl.handle.net/unirio/14357
dc.description.sponsorship N/A pt_BR
dc.language.iso Portuguese pt_BR
dc.rights openAccess pt_BR
dc.title Procedimentos para uma memória decolonial: testemunhos de mulheres negras sobre seus processos formativos pt_BR
dc.title.alternative Procedures for a decolonial memory: testimonies from black women about their formative processes pt_BR
dc.type masterThesis pt_BR
dc.contributor.advisor-co Martins, Ana Amélia Lage
dc.contributor.referee Lima, Manoel Ricardo de
dc.contributor.referee Martins, Ana Amélia Lage
dc.contributor.referee Vieira, Andréa Lopes da Costa
dc.contributor.referee Santos, Ynaê Lopes dos
dc.degree.department CCHS pt_BR
dc.degree.grantor Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro - UNIRIO pt_BR
dc.degree.level Mestrado Acadêmico pt_BR
dc.degree.local Rio de Janeiro, RJ pt_BR
dc.degree.program Programa de Pós-Graduação em Memória Social pt_BR
dc.subject.cnpq Multidisciplinar pt_BR
dc.subject.en Racism pt_BR
dc.subject.en Black feminism pt_BR
dc.subject.en Decolonial feminism pt_BR
dc.subject.en Decolonial pedagogy pt_BR
dc.subject.en Testimony pt_BR
dc.description.abstracten Based on the analysis of narrative productions by black women in different contexts and performativity of race, sexuality and class, the work reflects on the possibilities of agency, (self)creation and decolonial pedagogies (Walsh 2014) around the experience of women facing the trauma perpetrated by daily and structural racism in Brazilian society. Method- ologically structured by biographical narrative interviews with four black women living in the city of Rio de Janeiro, the research investigates how they proceed and process move- ments to take a political and subjective position oriented towards the decoloniality of bod- ies and identities, how they invent and project new possibilities of life, of being and being in the world. Based on the testimonies, we seek to understand the processes of self-re- covery, as defined by bell hooks, and becoming a subject, as opposed to the process of dehumanization that coloniality directs towards them. In this sense, it investigates the polit- ical propositions that, in their practices, can contribute to the breaking of an existential con- finement that has historically been bequeathed to this group, proposing critical readings on how gaps and fissures are created in the "wall of whiteness" that tension the colonialities of power and gender, as defined by Anibal Quijano and Mara Lugones. It conclusively reaffirms the production of knowledge about the testimony of black women, their resis- tance strategies and decolonial pedagogies as a way of stitching together the fragments of memory and ancestry that have not succumbed to oblivion. pt_BR
dc.degree.country Brasil pt_BR
dc.description.sponsordocumentnumber N/A pt_BR
dc.description.abstractpt A partir da anlise de produes narrativas de mulheres negras em diferentes contextos e performatividade de raa, sexualidade e classe, o trabalho reflete sobre as possibilidades de agncia, (auto)criao e pedagogias decoloniais (Walsh 2014) em torno da experincia de mulheres diante do trauma perpetrado pelo racismo cotidiano e estrutural da socieda- de brasileira. Estruturada metodologicamente por entrevistas narrativas biogrficas com quatro mulheres negras residentes da cidade do Rio de Janeiro, a pesquisa investiga como estas procedem e processam os movimentos para a tomada de posio poltica e subjetiva orientada decolonialidade de corpos e identidades, como inventam e projetam novas possibilidades de vida, de ser e estar no mundo. A partir dos testemunhos, busca- se compreender os processos de autorrecuperao, como define bell hooks, e de um tor- nar-se sujeito, em oposio ao processo de desumanizao que a colonialidade direciona a elas. Investiga, neste sentido, as proposies polticas que, em suas prticas, podem contribuir para o rompimento de um confinamento existencial ao qual historicamente foi legado a este grupo, propondo leituras crticas sobre como so criadas frestas e fissuras no "muro da branquitude" que tensionam as colonialidades do poder e do gnero, tal qual definem Anibal Quijano e Mara Lugones. Reafirma, conclusivamente, a produo de co- nhecimento sobre o testemunho de mulheres negras, suas estratgias de resistncia e pedagogias decoloniais como uma forma de costurar os fragmentos de memria e ances- tralidade que no sucumbiram ao esquecimento. pt_BR
dc.subject.pt Racismo pt_BR
dc.subject.pt Feminismo negro pt_BR
dc.subject.pt Feminismo decolonial pt_BR
dc.subject.pt Pedagogia decolonial pt_BR
dc.subject.pt Testemunho pt_BR


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