DSpace Repository

FABULAÇÕES MUSEOLÓGICAS: processos experimentais e participativos no Museu de Arte do Rio (2012-2018)

Show simple item record

dc.contributor.advisor Soares, Bruno César Brulon
dc.contributor.author Melo, Janaina Mercia Alves
dc.date.accessioned 2025-01-10T18:22:45Z
dc.date.available 2025-01-10T18:22:45Z
dc.date.issued 2024-02-28
dc.identifier.citation MELO, Janaina Mércia Alves. FABULAÇÕES MUSEOLÓGICAS: processos experimentais e participativos no Museu de Arte do Rio (2012-2018). UNIRIO/MAST. 2024. Dissertação. pt_BR
dc.identifier.uri http://hdl.handle.net/unirio/14360
dc.description.sponsorship N/A pt_BR
dc.language.iso Portuguese pt_BR
dc.rights openAccess pt_BR
dc.title FABULAÇÕES MUSEOLÓGICAS: processos experimentais e participativos no Museu de Arte do Rio (2012-2018) pt_BR
dc.title.alternative MUSEOLOGICAL FABULATIONS: PARTICIPATIVE and experimental processes at the Museu de Arte do Rio (2012-2018) pt_BR
dc.type masterThesis pt_BR
dc.contributor.referee Soares, Bruno César Brulon
dc.contributor.referee Moraes, Julia
dc.contributor.referee Campos, Marcelo Gustavo de Lima
dc.degree.department CCHS pt_BR
dc.degree.grantor Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro - UNIRIO pt_BR
dc.degree.level Mestrado Acadêmico pt_BR
dc.degree.local Rio de Janeiro, RJ pt_BR
dc.degree.program Programa de Pós-Graduação em Museologia e Patrimônio pt_BR
dc.subject.cnpq Ciências Sociais Aplicadas pt_BR
dc.subject.en Museological fabulation pt_BR
dc.subject.en Escola do Olhar’s crossroads pt_BR
dc.subject.en Make together pt_BR
dc.subject.en Museum and its neighbors pt_BR
dc.subject.en Pubic and their performativity pt_BR
dc.description.abstracten Departing from the notion of fabulation, this work revisits a series of situations experienced along the former years of the Museu de Arte do Rio, which worked as the foundations for its pedagogical program known as Escola do Olhar from 2012 to 2018. Understanding them as “museological fabulation” I emphasize how some situations, gestures and performances enacted by the public were decisive to conceptualize the museum’s program and its projects. The situations narrated enabled to trace back the genealogy of such practices, recognizing the public and their action inside the museums as their departure point. So, the Museu de Arte do Rio (in a way a traditional museum) showed itself akin to become a space open to the exercises of an experimental museology. I focused fabulation once it allowed me a key to observe the way the museum constitute through them a kind of archive and giving form to the epistemological principles for the programs and projects of both Escola do Olhar and the Museum itself. Reversing then the more usual relationship of the museum and its public where the former designs their programs for the last one, I stress the public and its performativity as the driving forces who oriented the museum’s programs. One of the challenges proposed by the cases studies here discussed is to which extent the educational experience could be taken as a museological experience, and reciprocally, how museology could recognize some of its practices assimilating some agenda originated by the education program. pt_BR
dc.degree.country Brasil pt_BR
dc.description.sponsordocumentnumber N/A pt_BR
dc.description.abstractpt Essa dissertação recupera por meio de fabulações situações vivenciadas durante os anos inaugurais do Museu de Arte do Rio e que estiveram nas bases do programa pedagógico ali experimentado entre 2012-2018 denominado Escola do Olhar. A partir do que identifico como fabulações museológicas, busco as situações, gestos, intervenções e performances realizadas por determinados públicos no museu como princípios que fundamentaram seus programas e projetos. Por meio das situações narradas, busco reconstruir a genealogia dessas práticas a partir dos públicos e suas ações no espaço do museu. Observando como o Museu de Arte do Rio (um museu tradicional) poderia ser um espaço para o exercício de uma museologia experimental. Procuro me ater às fabulações como entradas primordiais para o museu formando uma espécie de arquivo documento e bases epistemológicas do programa e projetos da Escola do Olhar e também do próprio MAR. Invertendo, portanto, a relação mais usual do museu que desenha seus programas para o público, reconheço os públicos por meio de suas performatividade como aqueles que orientam os programas. Um dos desafios que se colocam nos estudos de caso que aqui serão abordados é como a experiência educativa pode se pensar como experiência museológica e reciprocamente como a museologia pode reconhecer algumas de suas práticas alimentadas pelas agendas aportadas pela educação. pt_BR
dc.subject.pt Fabulações museológicas pt_BR
dc.subject.pt Encruzilhadas da Escola do Olhar pt_BR
dc.subject.pt Fazer Junto pt_BR
dc.subject.pt Museu e suas vizinhanças pt_BR
dc.subject.pt Performatividade dos públicos pt_BR


Files in this item

This item appears in the following Collection(s)

Show simple item record

Search DSpace


Advanced Search

Browse

My Account

|
|