| dc.contributor.advisor | Oliveira, Jacyan Castilho de | |
| dc.contributor.author | Fogaça, Marcos Clóvis | |
| dc.date.accessioned | 2025-01-16T18:22:35Z | |
| dc.date.available | 2025-01-16T18:22:35Z | |
| dc.date.issued | 2022-06-29 | |
| dc.identifier.citation | FOGAÇA, Marcos Clóvis. O Teatro na escola pelo olhar do diretor-pedagogo.2022. 92f. Dissertação (Mestrado Profissional em Ensino de Artes Cênicas). Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu, Universidade do Estado do Rio de Janeiro – UNIRIO. Rio de Janeiro, 2022. | pt_BR |
| dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/unirio/14370 | |
| dc.description.sponsorship | n/a | pt_BR |
| dc.language.iso | Portuguese | pt_BR |
| dc.rights | openAccess | pt_BR |
| dc.title | O Teatro na escola pelo olhar do diretor-pedagogo | pt_BR |
| dc.type | masterThesis | pt_BR |
| dc.contributor.referee | Oliveira, Jacyan Castilho de | |
| dc.contributor.referee | Lombardi, Lucia Maria Salgado dos Santos | |
| dc.contributor.referee | Silva, Daniel Marques da | |
| dc.degree.department | CLA | pt_BR |
| dc.degree.grantor | Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro - UNIRIO | pt_BR |
| dc.degree.level | Mestrado Profissional | pt_BR |
| dc.degree.local | Rio de Janeiro, RJ | pt_BR |
| dc.degree.program | Programa de Pós-Graduação em Artes Cênicas | pt_BR |
| dc.subject.cnpq | ARTES | pt_BR |
| dc.subject.cnpq | TEATRO | pt_BR |
| dc.subject.en | Theater at school | pt_BR |
| dc.subject.en | Pedagogue Director | pt_BR |
| dc.subject.en | Theater Festival | pt_BR |
| dc.subject.en | Virtual theater | pt_BR |
| dc.subject.en | Theater in the pandemic | pt_BR |
| dc.description.abstracten | This Master's degree concluding work consists of a memorial and two articles that present reflections on drama teaching, and scenic production in the school environment, at Escola Estadual Professor Altamir Gonçalves in Sorocaba, São Paulo state. In the memorial, the author discusses his relation to theather, from childhood to higher education, and his first apprenticeship experiences dele as a teacher. The first article aims to reflect on the teacher figure, someone who creates with students theatrical performances at school and assumes the role of theatrical director. The research then investigates which reflections arise from the direction with students-actors in basic education, in the disciplines of Art and Life Project. The second article, written in partnership with the advisor Jacyan Castilho and published in the dossier Pedagogy of the Performing Arts in Pandemic Times, of Revista Urdimento, v.2 n. 41 (2021), brings an account of the experience of teaching on online platforms for students of Elementary School II in the city of Sorocaba, SP, carried out during the Covid-19 pandemic in 2020-21. The article explains the methodology and results of the process with the students, having as a guiding principle the procedures from the perspective of active learning and considering the remote environment as a language structuring device. | pt_BR |
| dc.degree.country | Brasil | pt_BR |
| dc.description.sponsordocumentnumber | n/a | pt_BR |
| dc.description.abstractpt | Este trabalho de conclusão de curso de Mestrado é composto por um memorial e dois artigos que apresentam reflexões sobre o ensino do teatro e a produção cênica no ambiente escolar, na Escola Estadual Professor Altamir Gonçalves na cidade de Sorocaba, SP. No memorial o autor discorre sobre sua relação com o teatro na infância até o ensino superior e suas primeiras aprendizagens com o ofício de professor. O primeiro artigo tem como objetivo refletir sobre a figura do professor que, ao criar com os estudantes encenações teatrais na escola, assume o papel de encenador teatral. A pesquisa investiga então quais reflexões surgem sobre a direção teatral com crianças e adolescentes na educação básica, nas disciplinas de Arte e Projeto de Vida. O segundo artigo, escrito em parceria com a orientadora Jacyan Castilho e publicado no dossiê Pedagogia das Artes Cênicas em tempos pandêmicos, da Revista Urdimento, v.2 n. 41 (2021), traz um relato da experiência de ensino em plataformas on-line para discentes do Ensino Fundamental II na cidade de Sorocaba, SP, realizada durante a pandemia de Covid-19 em 2020-21. O artigo explana a metodologia e resultados do processo com os estudantes, tendo com eixo condutor os procedimentos sob a perspectiva da aprendizagem ativa, e considerando o ambiente remoto como dispositivo estruturador de linguagem. | pt_BR |
| dc.subject.pt | Teatro na escola | pt_BR |
| dc.subject.pt | Diretor-pedagogo | pt_BR |
| dc.subject.pt | Festival de teatro | pt_BR |
| dc.subject.pt | Teatro virtual | pt_BR |
| dc.subject.pt | Teatro na pandemia | pt_BR |