DSpace Repository

Do micro ao macrossocial: discutindo potências e limites dos projetos sociais com a aula de música da Casa Amarela, Morro da Providência

Show simple item record

dc.contributor.advisor Neder, Álvaro Simões Corrêa
dc.contributor.author VERTHEIN, Karin Peres
dc.date.accessioned 2025-01-27T19:11:00Z
dc.date.available 2025-01-27T19:11:00Z
dc.date.issued 2024-08-14
dc.identifier.citation VERTHEIN, Karin Peres. From Micro to Macrosocial: Discussing the Powers and Limits of Social Projects with the Music Class at Casa Amarela, Morro da Providência. 2024. Dissertação (Mestrado em Música) – Instituto Villa-Lobos, Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2024. pt_BR
dc.identifier.uri http://hdl.handle.net/unirio/14376
dc.description.sponsorship n/a pt_BR
dc.language.iso Portuguese pt_BR
dc.rights openAccess pt_BR
dc.title Do micro ao macrossocial: discutindo potências e limites dos projetos sociais com a aula de música da Casa Amarela, Morro da Providência pt_BR
dc.type masterThesis pt_BR
dc.contributor.referee Neder, Álvaro Simões Corrêa
dc.contributor.referee Requião, Luciana Pires de Sá
dc.contributor.referee Lima, Hudson Cláudio Neres
dc.degree.department CLA pt_BR
dc.degree.grantor Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro - UNIRIO pt_BR
dc.degree.level Mestrado Acadêmico pt_BR
dc.degree.local Rio de Janeiro, RJ pt_BR
dc.degree.program Programa de Pós-Graduação em Música pt_BR
dc.subject.cnpq ARTES pt_BR
dc.subject.cnpq Música pt_BR
dc.subject.en Music teaching social projects pt_BR
dc.subject.en Third sector pt_BR
dc.subject.en Precaritization of work pt_BR
dc.subject.en Criticality pt_BR
dc.description.abstracten Currently, social music teaching projects have a socially recognized value, being promoted by public and/or private institutions, as well as by the hegemonic media. Among different justifications for financing and promoting these initiatives, we often testify the idea that the music teaching offered by social projects has a transformative capacity. In this research, we propose questioning the vision that exalts social music teaching projects, summarizing them to their positive aspects in social life. We believe that, however, this set of ideas hides complexities and contradictions that need to be revealed. Thus, understanding the struggles of civil society as essential aspects to, in the short term, promote advances in social rights and, in medium and long term, transform the established order, this research was developed, collaboratively, with workers from Casa Amarela, an institution of the "third sector" that operates at the top of Morro da Providência, in the city of Rio de Janeiro. The main objective was to establish a relationship between micro and macrosocial aspects, to critically discuss the strengths and limits of music teaching in social projects. As a conclusion, based on the debates held with the data from this ethnographic field, that the life trajectories of the research participants pointed to the relevance of social projects – when they promote a welcoming space for the construction of critical thinking and senses of solidarity – in promoting positive changes in the lives of people and groups. However, when we observe the data on the precariousness of work that emerged from the ethnographic field in question, we conclude that they represent a contradiction of these projects, since this aspect is inherent to the "third sector", understood here as an expression of the global process of advancement of the neoliberal agenda. In this sense, the production of consensus presents itself as a path that socially justifies the implementation of this agenda. pt_BR
dc.degree.country Brasil pt_BR
dc.description.sponsordocumentnumber n/a pt_BR
dc.description.abstractpt Atualmente, os projetos sociais de ensino de música têm um valor socialmente reconhecido, sendo promovidos por instituições públicas e/ou privadas, bem como pela mídia hegemônica. Entre as diferentes justificativas para o financiamento e a promoção dessas iniciativas, vemos, com frequência, a ideia de que o ensino de música oferecido por projetos sociais tem um poder transformador. Nesta pesquisa, nos propomos a questionar a visão que exalta os projetos sociais de ensino de música resumindo-os a seus aspectos positivos atuantes na vida social. Acreditamos que, no entanto, esse conjunto de ideias encobre complexidades e contradições que precisam ser desveladas. Assim, entendendo as lutas da sociedade civil como imprescindíveis para, no curto prazo, promover avanços nos direitos sociais e, em médio e longo prazos, transformar a ordem estabelecida, esta pesquisa foi desenvolvida, colaborativamente, com trabalhadores/as da Casa Amarela, instituição do "terceiro setor" que atua no alto do Morro da Providência, na cidade do Rio de Janeiro. O objetivo principal foi estabelecer uma relação entre aspectos micro e macrossociais, para discutir, criticamente, potências e limites do ensino de música em projetos sociais. Concluímos, a partir dos debates travados com os dados deste campo etnográfico, que as trajetórias de vida do/as participante(s) da pesquisa apontaram para a relevância dos projetos sociais – quando promotores de um espaço de acolhimento para a construção de pensamento crítico e de sentidos de solidariedade – na promoção de mudanças positivas nas vidas de pessoas e grupos. Entretanto, ao observarmos os dados da precarização do trabalho que emergiram do campo etnográfico em questão, concluímos que eles representam uma contradição desses projetos, uma vez que esse aspecto é inerente ao "terceiro setor", entendido aqui como uma expressão do processo global de avanço da agenda neoliberal. Nesse sentido, a produção de consenso se apresenta como um caminho que justifique, socialmente, a implementação dessa agenda. pt_BR
dc.subject.pt Projetos sociais de ensino de música pt_BR
dc.subject.pt Terceiro setor pt_BR
dc.subject.pt Precarização do trabalho pt_BR
dc.subject.pt Criticidade pt_BR


Files in this item

This item appears in the following Collection(s)

Show simple item record

Search DSpace


Advanced Search

Browse

My Account

|
|