dc.contributor.advisor |
Barbosa, Priscila Faulhaber |
|
dc.contributor.author |
Bragança, Flávio Oscar Nunes |
|
dc.date.accessioned |
2025-01-30T16:02:34Z |
|
dc.date.available |
2025-01-30T16:02:34Z |
|
dc.date.issued |
2021-06-06 |
|
dc.identifier.citation |
Bragança, Flávio Oscar Nunes. O valor da réplica: a reprodutibilidade de trajes musealizados com base em projeto de investigação da coleção de indumentária do Museu Casa da Hera. Tese (Doutorado) – Programa de Pós Graduação em Museologia e Patrimônio, UNIRIO/MAST, Rio de Janeiro, 2021. 265p. Orientadora: Dra. Priscila Faulhaber Barbosa. |
pt_BR |
dc.identifier.uri |
http://hdl.handle.net/unirio/14383 |
|
dc.description.sponsorship |
N/A |
pt_BR |
dc.language.iso |
Portuguese |
pt_BR |
dc.rights |
openAccess |
pt_BR |
dc.title |
O valor da réplica: a reprodutibilidade de trajes musealizados com base em projeto de investigação da coleção de indumentária do Museu Casa da Hera |
pt_BR |
dc.title.alternative |
The replica value: the reproducibility of musealized garments based on a research project from the collection of costumes at the Casa da Hera Museum |
pt_BR |
dc.type |
doctoralThesis |
pt_BR |
dc.contributor.referee |
Barbosa, Priscila Faulhaber |
|
dc.contributor.referee |
Gonçalves, José Reginaldo Santos |
|
dc.contributor.referee |
Ferreira, Manon Salles |
|
dc.contributor.referee |
Chagas, Mário de Souza |
|
dc.contributor.referee |
Rocha, Luisa Maria Gomes de Mattos |
|
dc.degree.department |
CCHS |
pt_BR |
dc.degree.grantor |
Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro - UNIRIO |
pt_BR |
dc.degree.local |
Rio de Janeiro, RJ |
pt_BR |
dc.degree.program |
Programa de Pós-Graduação em Museologia e Patrimônio |
pt_BR |
dc.subject.cnpq |
Ciências Sociais Aplicadas |
pt_BR |
dc.subject.en |
Museology |
pt_BR |
dc.subject.en |
Reproducibility |
pt_BR |
dc.subject.en |
Casa da Hera Museum |
pt_BR |
dc.subject.en |
Costume Collection |
pt_BR |
dc.subject.en |
Fashion |
pt_BR |
dc.subject.en |
Research in museums |
pt_BR |
dc.subject.en |
Conservation |
pt_BR |
dc.description.abstracten |
This thesis focuses on investigating the reproducibility of garments belongs to museum's collections.
Discusses whether the production of replicas of musealized clothing can generate knowledge and
incorporating meanings. The problematization starts with the proposal to reproduce costumes from the
collection of the Casa da Hera Museum, located in Vassouras, Rio de Janeiro. Because of this, it
investigates the said museum in its period as a 19th century residence, the musealization process and
the institution's current scenario. Develops the cultural biography of the house based on the persons
and the relationships they established in this historic path, having as reference the former owner
Eufrásia Teixeira Leite. Investigates and proposes hypotheses regarding the collection of women's
French haute couture costumes dating from the 19th and early 20th centuries, included in the museum's
collection. It analyses the reasons that lead to the making of replicas of musealized clothing based on
the main activities: research, conservation, and communication. Discuss the criteria used in the
curatorial processes of the collections, regarding conservation, display and actions aimed at making
replicas, with the premise of a critical look at hegemonic narratives. This thesis therefore seeks to
understand in an interdisciplinary way theories and practices of Museology, Conservation, Material
Culture, and the History of Fashion. Identifies and analyses methodologies for the reproduction of
historical clothing adopted in Brazilian and foreign museums that had been taking on artefact-based
approaches research. Considers that the option of the making and displaying replicas of musealized
clothing helps the conservation of the original artifact and the museal pedagogy, as well as generating
information and favouring communicational experiences. The choices of museum professionals for nonoriginal
objects point to ethical issues that affect the valuating based on principles of authenticity and
uniqueness, so they need to rely on clarity of purpose. |
pt_BR |
dc.degree.country |
Brasil |
pt_BR |
dc.description.sponsordocumentnumber |
N/A |
pt_BR |
dc.description.abstractpt |
Esta tese se concentra em investigar a reprodutibilidade de peças de vestuário pertencentes a acervos
de museus. Discute se a produção de réplicas do vestuário musealizado é capaz de gerar
conhecimento e incorporar significados. A problematização parte da proposta de reprodução de trajes
do acervo do Museu Casa da Hera, situado em Vassouras, Rio de Janeiro. Em razão disso, investiga
o referido museu em seu período como residência oitocentista, o processo de musealização e o cenário
atual da instituição. Desenvolve a biografia cultural da casa com base nas pessoas e nas relações que
estabeleceram neste percurso histórico, tendo como referência a antiga proprietária Eufrásia Teixeira
Leite. Investiga e propõe hipóteses a respeito da coleção de trajes femininos de alta-costura francesa
datada do século XIX e início do XX inserida no acervo do museu. Analisa as razões que levam à
confecção de réplicas de vestuário musealizado a partir das atividades-fim: preservação, pesquisa e
comunicação. Debate os critérios utilizados nos processos curatoriais dos acervos, no que se refere à
conservação, à exposição e às ações que visam à confecção de réplicas, tendo como premissa um
olhar crítico sobre narrativas hegemônicas. Para tanto, busca compreender de maneira interdisciplinar
teorias e práticas da Museologia, da Conservação, da Cultura Material e da História da Moda. Identifica
e analisa metodologias de reprodução de vestuário histórico adotadas em museus brasileiros e
estrangeiros tendo como critério a pesquisa baseada na abordagem do objeto. Considera que
confeccionar e exibir réplicas do vestuário musealizado beneficia a conservação do artefato original e
a pedagogia museal, assim como gera informação e favorece experiências comunicacionais. As
escolhas dos profissionais de museus por objetos não originais apontam para questões éticas que
afetam a valoração fundamentada em princípios de autenticidade e singularidade, portanto precisam
se valer da clareza de propósitos. |
pt_BR |
dc.subject.pt |
Museologia |
pt_BR |
dc.subject.pt |
Reprodutibilidade |
pt_BR |
dc.subject.pt |
Museu Casa da Hera |
pt_BR |
dc.subject.pt |
Acervo de indumentária |
pt_BR |
dc.subject.pt |
Moda |
pt_BR |
dc.subject.pt |
Pesquisa em museus |
pt_BR |
dc.subject.pt |
Conservação |
pt_BR |