dc.contributor.advisor |
Silva, Eliezer Pires da |
|
dc.contributor.author |
Matos, Beatriz Lisboa de |
|
dc.date.accessioned |
2025-02-10T18:14:48Z |
|
dc.date.available |
2025-02-10T18:14:48Z |
|
dc.date.issued |
2024-09-16 |
|
dc.identifier.citation |
MATOS, Beatriz Lisboa de. A formação em arquivologia e o ser arquivista: a graduação em Arquivologia na UNIRIO. 2024. 291 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Gestão de Documentos e Arquivos)- Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2024. |
pt_BR |
dc.identifier.uri |
http://hdl.handle.net/unirio/14393 |
|
dc.description.sponsorship |
N/A |
pt_BR |
dc.language.iso |
Portuguese |
pt_BR |
dc.rights |
openAccess |
pt_BR |
dc.title |
A formação em arquivologia e o ser arquivista: a graduação em Arquivologia na UNIRIO |
pt_BR |
dc.title.alternative |
Training in archival science and the archivist identity: the undergraduate course in Archival Science at UNIRIO |
pt_BR |
dc.type |
masterThesis |
pt_BR |
dc.contributor.referee |
Silva, Eliezer Pires da |
|
dc.contributor.referee |
Duarte, Renato Crivelli |
|
dc.contributor.referee |
Silva, Diego Barbosa da |
|
dc.contributor.referee |
Costa, Alexandre de Souza |
|
dc.contributor.referee |
Fontes, Leonardo Augusto Silva |
|
dc.degree.department |
CCHS |
pt_BR |
dc.degree.grantor |
Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro - UNIRIO |
pt_BR |
dc.degree.level |
Mestrado Profissional |
pt_BR |
dc.degree.local |
Rio de Janeiro, RJ |
pt_BR |
dc.degree.program |
Programa de Pós-Graduação em Gestão de Documentos e Arquivos |
pt_BR |
dc.subject.cnpq |
CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS |
pt_BR |
dc.subject.cnpq |
CIÊNCIA DA INFORMAÇÃO |
pt_BR |
dc.subject.cnpq |
ARQUIVOLOGIA |
pt_BR |
dc.subject.en |
Archival Science |
pt_BR |
dc.subject.en |
UNIRIO |
pt_BR |
dc.subject.en |
Undergraduation in Archival Science |
pt_BR |
dc.subject.en |
Archivist |
pt_BR |
dc.description.abstracten |
This dissertation aims to conduct a diagnosis of the undergraduate course in Archival Science at UNIRIO, with the objective of proposing recommendations for updating the mentioned course. This involves developing a tool that bases its application on the analysis and correlation of three perspectives: institutional, students, and alumni of the course. The research seeks to address the following question: "How can we overcome a perceived obsolescence of the undergraduate course in Archival Science at UNIRIO, in light of the needs of the job market and the scientific field, in a scenario of constant updates?" It is an applied social research, qualitative and quantitative in nature, with an exploratory approach, using bibliographic and documentary research as methods of information collection. The study includes an examination of the historical and current scenario of Archival Science education and training, as well as the practice and development of the profession in Brazil, including the profile of Brazilian archivists. It also involves an extensive study of the teaching, research, and extension activities of the undergraduate course in Archival Science at UNIRIO. Based on the methodology designed to suit the specifics of the data and information collected during the research, the results include a detailed diagnosis of the undergraduate course in Archival Science at UNIRIO and the technical-
scientific product "Proposals for Improving the Undergraduate Course in Archival Science." Finally, it was understood that education in this field should promote ongoing awareness of political struggles necessary for the maintenance and valorization of Archival Science in the country, as well as in higher education spaces. One of the ways to overcome obsolescence in the undergraduate course in Archival Science at UNIRIO is through establishing a robust communication network among students, professors, alumni, and all relevant stakeholders in the field of education in the country, facilitating the sharing of experiences, methodologies, and challenges. This not only aims to support each other but also to strengthen the field as a whole. |
pt_BR |
dc.degree.country |
Brasil |
pt_BR |
dc.description.sponsordocumentnumber |
N/A |
pt_BR |
dc.description.abstractpt |
Esta dissertação possui por objetivo realizar um diagnóstico do curso de graduação em Arquivologia da UNIRIO, visando propor recomendações de atualização ao curso mencionado, a partir da elaboração de uma ferramenta que utilize como base para sua aplicação a análise e relacionamento de três óticas: a institucional, discentes e egressos do curso. Dessa forma busca-se responder a seguinte questão: “Como poderíamos superar uma suposta desatualização do curso de graduação em Arquivologia da UNIRIO, frente as necessidades do mercado de trabalho e do campo científico da área, em um cenário de constantes atualizações?”. Trata-se de uma pesquisa social aplicada, qualiquantitativa de cunho exploratório, que possui como métodos de coleta de informações a pesquisa bibliográfica e documental. A pesquisa conta com estudos acerca do histórico e do cenário atual do ensino e formação em Arquivologia e a prática e o desenvolvimento da profissão no Brasil, bem como do perfil do arquivista brasileiro. Também dispõe de um extenso estudo acerca das atividades de ensino, pesquisa e extensão do curso de graduação em Arquivologia da UNIRIO. A partir da metodologia idealizada em consideração às particularidades dos dados e informações coletadas no decorrer da pesquisa, apresentou-se como resultados desta um detalhado diagnóstico do curso de graduação em Arquivologia da UNRIO e o produto técnico-científico “Propostas de Melhoria ao Curso de Graduação em Arquivologia”. Por fim, entendeu-se que o ensino na área deve promover um constante movimento de conscientização política acerca das lutas necessárias para manutenção e valorização da Arquivologia no país, bem como dos espaços de ensino superior; e que um dos meios de superar desatualizações no curso de graduação em Arquivologia da UNIRIO, é a partir do estabelecimento de uma grande rede de comunicação entre alunos, professores, egressos e todos aqueles agentes pertinentes ao ensino da área no país, para o compartilhamento de experiências, metodologias e desafios, visando não somente auxiliar uns aos outros, mas também fortalecer a área como um todo. |
pt_BR |
dc.subject.pt |
Arquivologia |
pt_BR |
dc.subject.pt |
UNIRIO |
pt_BR |
dc.subject.pt |
Graduação em Arquivologia |
pt_BR |
dc.subject.pt |
Mercado de trabalho |
pt_BR |
dc.subject.pt |
Arquivista |
pt_BR |