DSpace Repository

Integrando tecnologia e educação: um estudo sobre o uso de PowerPoint no ensino de física

Show simple item record

dc.contributor.advisor Grillo Perez Baptista, Maria Lúcia
dc.contributor.author Dalarme Filho, José Aparecido
dc.date.accessioned 2025-02-10T19:32:38Z
dc.date.available 2025-02-07
dc.date.available 2025-02-10T19:32:38Z
dc.date.issued 2024-11-12
dc.identifier.citation DALARME FILHO, José Aparecido. Integrando tecnologia e educação: um estudo sobre o uso de PowerPoint no ensino da física. 2025. 101 p. Dissertação (Mestrado Profissional em Ensino de Física) – Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2024. pt_BR
dc.identifier.uri http://hdl.handle.net/unirio/14394
dc.description.sponsorship n/a pt_BR
dc.language.iso Portuguese pt_BR
dc.rights openAccess pt_BR
dc.title Integrando tecnologia e educação: um estudo sobre o uso de PowerPoint no ensino de física pt_BR
dc.type masterThesis pt_BR
dc.contributor.referee Costa, Iza
dc.contributor.referee Satheeshkumar, V. H.
dc.contributor.referee Pereira, João Alberto Mesquita
dc.degree.department CCBS pt_BR
dc.degree.grantor Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro - UNIRIO pt_BR
dc.degree.level Mestrado Profissional pt_BR
dc.degree.local Rio de Janeiro pt_BR
dc.degree.program Programa de Pós-Graduação em Ensino de Física pt_BR
dc.subject.cnpq CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA. FÍSICA. FÍSICA GERAL pt_BR
dc.subject.en Physics - Computer-assisted instruction pt_BR
dc.subject.en Educational technology pt_BR
dc.subject.en Physics - Study and teaching pt_BR
dc.subject.en PowerPoint (Computer file) pt_BR
dc.description.abstracten This master’s thesis explores the effectiveness of PowerPoint presentations as a technological tool to enhance the learning of physics in high school. Inspired by a combination of learning theories and the immense potential of technology in the classroom, we aim to understand how these presentations can improve the teaching and learning process, making the educational experience more meaningful and engaging for students. Key concepts such as meaningful learning, technology in education, and learning theories by authors like Vygotsky, Bruner, Piaget, and Ausubel are addressed in the literature review. The use of PowerPoint presentations as a facilitator of learning is linked to these theoretical perspectives, bridging the gap between the theories and the practical application of more modern elements not directly addressed by the authors’ theories. The research was conducted in a private high school and a college preparatory course in the Rocinha community, involving pre-designed physics lessons covering topics such as waves, reflection, refraction, interference, beat, resonance, polarization, diffraction, standing waves, sound physiology, and the Doppler-Fizeau effect. Additionally, an extra lesson on modern physics waves was included, addressing topics like the photoelectric effect and laser operation. The PowerPoint presentations were designed to enhance content clarity and stimulate student interaction. After the lessons, a questionnaire was administered to assess students’ knowledge, interest, and perceptions regarding the impact of the presentations on the teaching-learning process. The results indicated that the use of PowerPoint presentations in physics teaching significantly increased students’ interest and motivation, as well as facilitated the understanding of the concepts covered. Students reported that the presentations made the content more accessible and helped maintain focus during the lessons. These findings highlight the relevance of using technologies to enrich pedagogical practices and provide valuable insights for developing more effective teaching methodologies. In the future, this information could serve as a foundation for formulating a meaningful learning theory adapted to the use of educational technologies. pt_BR
dc.degree.country Brasil pt_BR
dc.description.sponsordocumentnumber n/a pt_BR
dc.description.abstractpt Este trabalho de mestrado explora a eficiência das apresentações em PowerPoint como uma ferramenta tecnológica para enriquecer a aprendizagem de física no ensino médio. Inspirado em uma combinação de teorias de aprendizagem e no imenso potencial da tecnologia na sala de aula, buscamos entender como essas apresentações podem melhorar o processo de ensino e aprendizagem, tornando a experiência educacional mais significativa e envolvente para os estudantes. Conceitos-chave como aprendizagem significativa, tecnologia na educação e teorias de aprendizagem de autores como Vygotsky, Bruner, Piaget e Ausubel são abordados na revisão literária. O uso das apresentações de PowerPoint como agente facilitador da aprendizagem é relacionado a essas perspectivas teóricas, criando um link entre as teorias e o trabalho que utiliza elementos mais modernos, ainda que não tratados de forma direta nas teorias dos autores. A pesquisa foi realizada em uma instituição privada do ensino médio e em um curso pré-vestibular na comunidade da Rocinha e envolveu aulas de física previamente elaboradas, abrangendo temas como noções de ondas, reflexão, refração, interferência, batimento, ressonância, polarização, difração, ondas estacionárias, fisiologia do som e efeito Doppler-Fizeau, além de uma aula extra sobre ondas na física moderna, abordando tópicos como o efeito fotoelétrico e o funcionamento do laser. As apresentações em PowerPoint foram projetadas para aumentar a clareza dos conteúdos e estimular a interação dos estudantes. Após as aulas, foi aplicado um questionário para avaliar o conhecimento adquirido, o interesse e a percepção dos discentes em relação ao impacto das apresentações no processo de ensino-aprendizagem. Os resultados indicaram que o uso de apresentações em PowerPoint no ensino de física contribuiu significativamente para o aumento do interesse e da motivação dos alunos, além de facilitar a compreensão dos conceitos abordados. Os estudantes relataram que as apresentações tornaram os conteúdos mais acessíveis e ajudaram a manter o foco durante as aulas. Essas descobertas destacam a relevância do uso de tecnologias para enriquecer práticas pedagógicas e oferecem insights valiosos para o desenvolvimento de metodologias de ensino mais eficazes. No futuro, tais informações podem servir como base para a formulação de uma teoria de aprendizagem significativa adaptada ao uso de tecnologias educacionais. pt_BR
dc.subject.pt Física - Ensino auxiliado por computador pt_BR
dc.subject.pt Tecnologia educacional pt_BR
dc.subject.pt Física - Estudo e ensino pt_BR
dc.subject.pt PowerPoint (Programa de computador) pt_BR


Files in this item

This item appears in the following Collection(s)

Show simple item record

Search DSpace


Advanced Search

Browse

My Account

|
|