dc.contributor.advisor |
Moraes, Camila Maria dos Santos |
|
dc.contributor.author |
Carbone, Mariah Cristina Rodrigues |
|
dc.date.accessioned |
2025-02-18T16:25:45Z |
|
dc.date.available |
2025-02-18T16:25:45Z |
|
dc.date.issued |
2024-06-19 |
|
dc.identifier.citation |
Carbone, Mariah Cristina Rodrigues. Museu Sankofa: mobilizando memórias em torno do trabalho comunitário na favela da Rocinha. 2024. 104f. Dissertação (Mestrado em Memória Social) – Pós-Graduação em Memória Social, Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2024. |
pt_BR |
dc.identifier.uri |
http://hdl.handle.net/unirio/14400 |
|
dc.description.sponsorship |
Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) |
pt_BR |
dc.language.iso |
Portuguese |
pt_BR |
dc.rights |
openAccess |
pt_BR |
dc.title |
Museu Sankofa: mobilizando memórias em torno do trabalho comunitário na favela da Rocinha |
pt_BR |
dc.title.alternative |
Museu Sankofa: mobilizing memories around community work in the Rocinha favela |
pt_BR |
dc.type |
masterThesis |
pt_BR |
dc.contributor.referee |
Moraes, Camila Maria dos Santos |
|
dc.contributor.referee |
Davies, Frank Andrew |
|
dc.contributor.referee |
Freitas, João Alcantara de |
|
dc.contributor.referee |
Sousa, Manoel Alexandre Silvestre Friques de |
|
dc.degree.department |
CCHS |
pt_BR |
dc.degree.grantor |
Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro - UNIRIO |
pt_BR |
dc.degree.level |
Mestrado Acadêmico |
pt_BR |
dc.degree.local |
Rio de Janeiro, RJ |
pt_BR |
dc.degree.program |
Programa de Pós-Graduação em Memória Social |
pt_BR |
dc.subject.cnpq |
MULTIDISCIPLINAR |
pt_BR |
dc.subject.en |
Memory |
pt_BR |
dc.subject.en |
Mobilities |
pt_BR |
dc.subject.en |
Community Work |
pt_BR |
dc.description.abstracten |
Rocinha is recognized as one of the main symbolic examples of a tourist favela in the city of
Rio de Janeiro. However, the process of its formation is not so different from other favelas in
the city, marked by a history of housing evictions, social control and violence. This situation
has positioned the favelas as a counterpoint to the ideal city. Faced with the government's
neglect of the favelas, the community work of its residents has become an important landmark
in the memory of the favelas in the search for rights and citizenship for its inhabitants. The
Sankofa Museum of Rocinha, as an social museum, seeks to collectively recover the memory
and history of the favela from the residents' perspectives. In this sense, this dissertation aims to
investigate the practices and narratives of the Sankofa Museum through the theoreticalmethodological
approach of the paradigm of mobilities. In this way, we seek to identify how
the Sankofa Museum mobilizes its memories of Rocinha and which memories it mobilizes. To
this end, we will analyze the dynamics of the relationships and the content of their narratives
during the mediated visits through the streets and alleys of the favela through participant
observation in conjunction with mobile methods. By considering the flows and movements that
the Sankofa Museum articulates through its exhibition, the paradigm of mobilities provides this
research with possibilities for a multidimensional and transdisciplinary look at the results found,
dialoguing with the fields of memory, social museology, tourism and urban studies. We found
that by establishing itself as a favela museum, the Sankofa Museum has produced a critical
perspective on the history of "favela tours" in Rocinha, based on the construction of
community-based tourism by the residents, using the political memory of their struggles to
denounce the actions of the state in the favelas, to demand their rights and to value their cultural
identity. |
pt_BR |
dc.degree.country |
Brasil |
pt_BR |
dc.description.sponsordocumentnumber |
N/A |
pt_BR |
dc.description.abstractpt |
A Rocinha é reconhecida como um dos principais exemplos simbólicos de favela turística na
cidade do Rio de Janeiro. No entanto, o processo de sua formação não difere tanto das outras
favelas da cidade, marcada por um histórico de remoções de moradias, controle social e
violências. Esta conjuntura posicionou as favelas como contraponto da cidade ideal. Diante do
descaso do poder público em relação às favelas, o trabalho comunitário de seus moradores
tornou-se um importante marco na memória das favelas na busca por direitos e pela cidadania
de seus habitantes. O Museu Sankofa da Rocinha, enquanto um museu social de percurso, busca
resgatar coletivamente a memória e a história da favela a partir das perspectivas dos moradores.
Nesse sentido, a presente dissertação tem a finalidade de investigar as práticas e narrativas do
Museu Sankofa através da abordagem teórico-metodológica do paradigma das mobilidades.
Desse modo, buscamos identificar como o Museu Sankofa mobiliza suas memórias sobre a
Rocinha e quais memórias mobilizam. Para tanto, analisaremos as dinâmicas das relações e os
conteúdos de suas narrativas ao longo das visitas mediadas pelas ruas e becos da favela por
meio da observação participante em conjunto com os métodos móveis. Ao considerarmos os
fluxos e movimentos que o Museu Sankofa articula através de sua exposição, o paradigma das
mobilidades proporciona para esta pesquisa possibilidades de um olhar multidimensional e
transdisciplinar sobre os resultados encontrados, dialogando com os campos da memória, da
museologia social, do turismo e dos estudos urbanos. Verificamos que o Museu Sankofa ao se
estabelecer como um museu de favela, produziu uma perspectiva crítica sobre o histórico de
<favela tours= na Rocinha, a partir da construção de um turismo de base comunitária, feito pelos
moradores, utilizando a memória política de lutas para denunciar a atuação do Estado nas
favelas, para reivindicar seus direitos, bem como, valorizar sua identidade cultural. |
pt_BR |
dc.subject.pt |
Memória |
pt_BR |
dc.subject.pt |
Mobilidades |
pt_BR |
dc.subject.pt |
Trabalho Comunitário |
pt_BR |