DSpace Repository

Museu Sankofa: mobilizando memórias em torno do trabalho comunitário na favela da Rocinha

Show simple item record

dc.contributor.advisor Moraes, Camila Maria dos Santos
dc.contributor.author Carbone, Mariah Cristina Rodrigues
dc.date.accessioned 2025-02-18T16:25:45Z
dc.date.available 2025-02-18T16:25:45Z
dc.date.issued 2024-06-19
dc.identifier.citation Carbone, Mariah Cristina Rodrigues. Museu Sankofa: mobilizando memórias em torno do trabalho comunitário na favela da Rocinha. 2024. 104f. Dissertação (Mestrado em Memória Social) – Pós-Graduação em Memória Social, Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2024. pt_BR
dc.identifier.uri http://hdl.handle.net/unirio/14400
dc.description.sponsorship Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) pt_BR
dc.language.iso Portuguese pt_BR
dc.rights openAccess pt_BR
dc.title Museu Sankofa: mobilizando memórias em torno do trabalho comunitário na favela da Rocinha pt_BR
dc.title.alternative Museu Sankofa: mobilizing memories around community work in the Rocinha favela pt_BR
dc.type masterThesis pt_BR
dc.contributor.referee Moraes, Camila Maria dos Santos
dc.contributor.referee Davies, Frank Andrew
dc.contributor.referee Freitas, João Alcantara de
dc.contributor.referee Sousa, Manoel Alexandre Silvestre Friques de
dc.degree.department CCHS pt_BR
dc.degree.grantor Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro - UNIRIO pt_BR
dc.degree.level Mestrado Acadêmico pt_BR
dc.degree.local Rio de Janeiro, RJ pt_BR
dc.degree.program Programa de Pós-Graduação em Memória Social pt_BR
dc.subject.cnpq MULTIDISCIPLINAR pt_BR
dc.subject.en Memory pt_BR
dc.subject.en Mobilities pt_BR
dc.subject.en Community Work pt_BR
dc.description.abstracten Rocinha is recognized as one of the main symbolic examples of a tourist favela in the city of Rio de Janeiro. However, the process of its formation is not so different from other favelas in the city, marked by a history of housing evictions, social control and violence. This situation has positioned the favelas as a counterpoint to the ideal city. Faced with the government's neglect of the favelas, the community work of its residents has become an important landmark in the memory of the favelas in the search for rights and citizenship for its inhabitants. The Sankofa Museum of Rocinha, as an social museum, seeks to collectively recover the memory and history of the favela from the residents' perspectives. In this sense, this dissertation aims to investigate the practices and narratives of the Sankofa Museum through the theoreticalmethodological approach of the paradigm of mobilities. In this way, we seek to identify how the Sankofa Museum mobilizes its memories of Rocinha and which memories it mobilizes. To this end, we will analyze the dynamics of the relationships and the content of their narratives during the mediated visits through the streets and alleys of the favela through participant observation in conjunction with mobile methods. By considering the flows and movements that the Sankofa Museum articulates through its exhibition, the paradigm of mobilities provides this research with possibilities for a multidimensional and transdisciplinary look at the results found, dialoguing with the fields of memory, social museology, tourism and urban studies. We found that by establishing itself as a favela museum, the Sankofa Museum has produced a critical perspective on the history of "favela tours" in Rocinha, based on the construction of community-based tourism by the residents, using the political memory of their struggles to denounce the actions of the state in the favelas, to demand their rights and to value their cultural identity. pt_BR
dc.degree.country Brasil pt_BR
dc.description.sponsordocumentnumber N/A pt_BR
dc.description.abstractpt A Rocinha é reconhecida como um dos principais exemplos simbólicos de favela turística na cidade do Rio de Janeiro. No entanto, o processo de sua formação não difere tanto das outras favelas da cidade, marcada por um histórico de remoções de moradias, controle social e violências. Esta conjuntura posicionou as favelas como contraponto da cidade ideal. Diante do descaso do poder público em relação às favelas, o trabalho comunitário de seus moradores tornou-se um importante marco na memória das favelas na busca por direitos e pela cidadania de seus habitantes. O Museu Sankofa da Rocinha, enquanto um museu social de percurso, busca resgatar coletivamente a memória e a história da favela a partir das perspectivas dos moradores. Nesse sentido, a presente dissertação tem a finalidade de investigar as práticas e narrativas do Museu Sankofa através da abordagem teórico-metodológica do paradigma das mobilidades. Desse modo, buscamos identificar como o Museu Sankofa mobiliza suas memórias sobre a Rocinha e quais memórias mobilizam. Para tanto, analisaremos as dinâmicas das relações e os conteúdos de suas narrativas ao longo das visitas mediadas pelas ruas e becos da favela por meio da observação participante em conjunto com os métodos móveis. Ao considerarmos os fluxos e movimentos que o Museu Sankofa articula através de sua exposição, o paradigma das mobilidades proporciona para esta pesquisa possibilidades de um olhar multidimensional e transdisciplinar sobre os resultados encontrados, dialogando com os campos da memória, da museologia social, do turismo e dos estudos urbanos. Verificamos que o Museu Sankofa ao se estabelecer como um museu de favela, produziu uma perspectiva crítica sobre o histórico de <favela tours= na Rocinha, a partir da construção de um turismo de base comunitária, feito pelos moradores, utilizando a memória política de lutas para denunciar a atuação do Estado nas favelas, para reivindicar seus direitos, bem como, valorizar sua identidade cultural. pt_BR
dc.subject.pt Memória pt_BR
dc.subject.pt Mobilidades pt_BR
dc.subject.pt Trabalho Comunitário pt_BR


Files in this item

This item appears in the following Collection(s)

Show simple item record

Search DSpace


Advanced Search

Browse

My Account

|
|