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Ações educativas desenvolvidas por enfermeiros com famílias de recém nascidos prematuros em UTI neonatal

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dc.contributor.advisor Silva, Laura Johanson da
dc.contributor.author Pappalardo, Camila Camacho Ribeiro
dc.date.accessioned 2025-02-20T14:23:21Z
dc.date.available 2025-02-20T14:23:21Z
dc.date.issued 2024-07-03
dc.identifier.citation PAPPALARDO, Camila Camacho Ribeiro. Ações educativas desenvolvidas por enfermeiros com famílias de recém nascidos prematuros em UTI neonatal. 2024. 102 f. Dissertação (Mestrado em Enfermagem) - Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2024. pt_BR
dc.identifier.uri http://hdl.handle.net/unirio/14412
dc.description.sponsorship n/a pt_BR
dc.language.iso Portuguese pt_BR
dc.rights openAccess pt_BR
dc.title Ações educativas desenvolvidas por enfermeiros com famílias de recém nascidos prematuros em UTI neonatal pt_BR
dc.title.alternative Educational actions developed by nurses with families of premature newborns in the neonatal ICU pt_BR
dc.type masterThesis pt_BR
dc.contributor.referee Silva, Laura Johanson da
dc.contributor.referee Santos, Inês Maria Meneses dos
dc.contributor.referee Nazareth, Isis Vanessa
dc.degree.department CCBS pt_BR
dc.degree.grantor Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro - UNIRIO pt_BR
dc.degree.level Mestrado Acadêmico pt_BR
dc.degree.local Rio de Janeiro, RJ pt_BR
dc.degree.program Programa de Pós-Graduação em Enfermagem pt_BR
dc.subject.cnpq ENFERMAGEM pt_BR
dc.subject.en Premature Newborn pt_BR
dc.subject.en Family structure pt_BR
dc.subject.en Neonatal Intensive Care Units pt_BR
dc.subject.en Health education pt_BR
dc.description.abstracten Prematurity has been considered one of the most urgent public health issues today. This is because the associated conditions and injuries, whose appearance and intensity depend on the level of prematurity, directly impact the length of hospitalization in Neonatal Intensive Care Units (NICU). The development of educational actions by nurses, focusing on the context and needs of the family, is potentially effective in promoting parental autonomy and security. The objectives of the search are: to highlight the educational actions developed by nurses with families of premature newborns in a NICU and to understand the challenges faced by nurses in educational actions within this environment. Qualitative study of a descriptive and exploratory nature. The recruited participants were fourteen professionals from the neonatal intensive care unit and neonatal intermediate unit of the Hospital Universitário Gaffrée e Guinle (HUGG UNIRIO/EBSERH), located in the city of Rio de Janeiro. Data collection was carried out through individual semi-structured interviews, only after approval of the project by the Research Ethics Committee of the Hospital Universitário Gaffrée e Guinle - UNIRIO/ EBSERH (CEP-HUGG), under opinion number 6,027,587. The interviews were transcribed and subjected to thematic-categorical analysis, with the construction of analytical tables that systematized the recurrence and groupings. 53 Meaning Units (US) emerged from the analysis, which were mapped into 503 Registration Units (RU). The thematic grouping allowed the creation of three categories: Educational practices in the neonatal unit: what they do and how they do it; Challenges in carrying out educational practices in a neonatal unit; and, Meanings, expectations and needs of nurses for educational practices in the neonatal unit. Conclusion: The inclusion of the premature newborn's family in daily care in the NICU is a gradual process until hospital discharge. However, it became evident that there is a need for a systematic and qualified process for such educational actions, in addition to the use of instruments, such as booklets to overcome challenges encountered in practice and enhance the teaching-learning process for hospital discharge and transition to a home safer. pt_BR
dc.degree.country Brasil pt_BR
dc.description.sponsordocumentnumber n/a pt_BR
dc.description.abstractpt A prematuridade é uma das questões de saúde pública mais críticas atualmente, devido aos riscos e complicações que variam conforme o grau de prematuridade e que afetam o tempo de hospitalização em Unidades de Terapia Intensiva Neonatal (UTIN). As ações educativas desenvolvidas por enfermeiros, focadas nas necessidades das famílias, são fundamentais para promover a autonomia e segurança dos pais. Este estudo teve como objetivos evidenciar as ações educativas realizadas por enfermeiros com famílias de recém-nascidos prematuros em uma UTIN e compreender os desafios enfrentados por esses profissionais nesse contexto. Realizou-se um estudo qualitativo, descritivo e exploratório com a participação de catorze profissionais da Unidade de Terapia Intensiva Neonatal e Unidade Intermediária Neonatal do Hospital Universitário Gaffrée e Guinle (HUGG-UNIRIO/EBSERH) no Rio de Janeiro. A coleta de dados foi feita por meio de entrevistas semiestruturadas individuais, após a aprovação do projeto pelo Comitê de Ética em Pesquisa do Hospital Universitário Gaffrée e Guinle - UNIRIO/EBSERH (CEP-HUGG), com parecer número 6.027.587. As entrevistas foram transcritas e submetidas à análise temática-categorial, resultando em quadros analíticos que sistematizaram as recorrências e agrupamentos. A análise revelou 53 Unidades de Significação (US), que foram mapeadas em 503 Unidades de Registro (UR). A partir do agrupamento temático, foram identificadas três categorias principais: Práticas educativas na unidade neonatal: o que fazem e como fazem; Desafios para a realização de práticas educativas em uma unidade neonatal; e Significados, expectativas e necessidades dos enfermeiros para as práticas educativas na unidade neonatal. Concluiu-se que a inserção da família no cuidado diário de recém-nascidos prematuros na UTIN é um processo gradual até a alta hospitalar. No entanto, há uma necessidade evidente de um processo sistemático e qualificado para essas ações educativas, além do uso de instrumentos como cartilhas para superar desafios práticos e fortalecer o processo de ensino-aprendizagem, visando a uma alta hospitalar mais segura e uma transição para o lar mais efetiva. pt_BR
dc.subject.pt Recém Nascido Prematuro pt_BR
dc.subject.pt Estrutura Familiar pt_BR
dc.subject.pt Unidades de Terapia Intensiva Neonatal pt_BR
dc.subject.pt Educação em Saúde pt_BR


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