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Validação de um vídeo sobre educação em saúde/doença para clientes em tratamento quimioterápico antineoplásico: um produto de enfermagem

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dc.contributor.advisor Figueiredo, Nébia Maria Almeida de
dc.contributor.author Grave, Henrique Ponciuncula
dc.date.accessioned 2025-03-03T20:45:03Z
dc.date.available 2025-03-03T20:45:03Z
dc.date.issued 2024-09-04
dc.identifier.citation GRAVE, Henrique Ponciuncula. Validação de um vídeo sobre educação em saúde/doença para clientes em tratamento quimioterápico antineoplásico: um produto de enfermagem. 2024. 136f. Tese (Doutorado em Enfermagem e Biociências) – Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2024. pt_BR
dc.identifier.uri http://hdl.handle.net/unirio/14442
dc.description.sponsorship n/a pt_BR
dc.language.iso Portuguese pt_BR
dc.rights openAccess pt_BR
dc.title Validação de um vídeo sobre educação em saúde/doença para clientes em tratamento quimioterápico antineoplásico: um produto de enfermagem pt_BR
dc.title.alternative Validation of a video on health/illness education for clients undergoing antineoplastic chemotherapy treatment: a nursing product pt_BR
dc.type doctoralThesis pt_BR
dc.contributor.referee Figueiredo, Nébia Maria Almeida de
dc.contributor.referee Souza, Hugo Alberto Neves de
dc.contributor.referee Araújo, Silvia Teresa Carvalho de
dc.contributor.referee Santos, Inês Maria Meneses dos
dc.contributor.referee Passos, Joanir Pereira
dc.degree.department CCBS pt_BR
dc.degree.grantor Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro - UNIRIO pt_BR
dc.degree.local Rio de Janeiro, RJ pt_BR
dc.degree.program Programa de Pós-Graduação em Enfermagem e Biociências pt_BR
dc.subject.cnpq Ciências da Saúde pt_BR
dc.subject.en Validation Study pt_BR
dc.subject.en Educacional Technology pt_BR
dc.subject.en Multimedia pt_BR
dc.subject.en Nurse pt_BR
dc.subject.en Drug Therapy pt_BR
dc.description.abstracten The study investigates concerns related to care, communication and digital media, aligned with the National Policy for Cancer Prevention and Control. It emphasizes the responsibility of nurses specialized in chemotherapy to develop personalized educational manuals, with the aim of improving the quality of life of patients through guidance on risk prevention and care. The research aims to validate an educational video aimed at clients undergoing chemotherapy treatment, analyzing the communicative effectiveness and the understanding of the content by the target audience. The central research questions are: How can Nursing validate this technology and what elements influence the understanding of the video by patients and their companions? This methodological study was conducted in two phases: validation and adaptation of the video. It included 143 semi-structured interviews with patients undergoing chemotherapy treatment and their companions. The data were organized using the IRaMuTeq software and analyzed based on the content analysis technique proposed by Bardin, allowing discussion and interpretation of the results. The analysis revealed six main categories: opinions about the video, signs and symptoms of treatment, information sharing, hospital schedules and routines, nutrition and emotional impact, and risk of infection and emergency room visits. Class 1, focused on opinions about the video, was essential to understand the clients’ understanding, enabling the validation of the material. Based on the contributions of the interviewees and the evaluation of 13 judges, the video was adjusted to include elements such as Libras language, information about vaccinations, appointment scheduling and blood tests, and to address additional relevant topics. The validation of the technology confirmed that the video is an effective educational tool, contributing to the prevention and control of symptoms associated with chemotherapy. The research highlighted the importance of creating a space for dialogue for clients, demonstrating that the video serves as a dynamic tool that offers hope and reassurance to patients during treatment. pt_BR
dc.degree.country Brasil pt_BR
dc.description.sponsordocumentnumber n/a pt_BR
dc.description.abstractpt O estudo investiga preocupações relacionadas ao cuidado, comunicação e mídia digital, alinhadas com a Política Nacional para Prevenção e Controle do Câncer. Enfatiza a responsabilidade dos enfermeiros especializados em quimioterapia para desenvolver manuais educativos personalizados, com o objetivo de melhorar a qualidade de vida dos pacientes por meio de orientações sobre prevenção de riscos e cuidados. A pesquisa tem como objetivo validar um vídeo educativo direcionado a clientes em tratamento quimioterápico, analisando a eficácia comunicativa e a compreensão do conteúdo pelo público-alvo. As questões centrais da investigação são: Como a Enfermagem pode validar esta tecnologia e quais elementos influenciam a compreensão do vídeo pelos pacientes e seus acompanhantes? Este estudo metodológico foi conduzido em duas fases: a validação e a adequação do vídeo. Incluiu 143 entrevistas semiestruturadas com pacientes em tratamento quimioterápico e seus acompanhantes. Os dados foram organizados utilizando o software IRaMuTeq e analisados com base na técnica de análise de conteúdo proposta por Bardin, permitindo a discussão e interpretação dos resultados. A análise revelou seis categorias principais: opiniões sobre o vídeo, sinais e sintomas do tratamento, compartilhamento de informações, agendamentos e rotinas hospitalares, nutrição e impacto emocional, e risco de infecção e ida à emergência. A Classe 1, focada nas opiniões sobre o vídeo, foi fundamental para entender a compreensão dos clientes, possibilitando a validação do material. Com base nas contribuições dos entrevistados e na avaliação de 13 juízes, o vídeo foi ajustado para incluir elementos como a linguagem de Libras, informações sobre vacinação, agendamentos de consultas e exames de sangue, e abordar temas adicionais relevantes. A validação da tecnologia confirmou que o vídeo é uma ferramenta educativa eficaz, contribuindo para a prevenção e controle de sintomas associados à quimioterapia. A pesquisa destacou a importância de criar um espaço de diálogo para os clientes, demonstrando que o vídeo serve como uma ferramenta dinâmica que oferece esperança e tranquilidade aos pacientes durante o tratamento. pt_BR
dc.subject.pt Estudo de validação pt_BR
dc.subject.pt Tecnologia educacional pt_BR
dc.subject.pt Enfermagem pt_BR
dc.subject.pt Quimioterápico pt_BR


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