dc.contributor.advisor |
Cunha de Uzeda, Helena |
|
dc.contributor.author |
Torres Kaltenecker, Johanna |
|
dc.date.accessioned |
2025-04-03T14:25:51Z |
|
dc.date.available |
2025-04-03T14:25:51Z |
|
dc.date.issued |
2023-02 |
|
dc.identifier.citation |
KALTENECKER, Johanna Torres. The diffusion of traumatic memory through exhibitions: the São Paulo Holocaust Memorial and the preservation of the memory of the Shoah. Supervisor: Helena Cunha de Uzeda. UNIRIO/MAST. 2023. Dissertation. |
pt_BR |
dc.identifier.uri |
http://hdl.handle.net/unirio/14498 |
|
dc.description |
S/A |
pt_BR |
dc.description.sponsorship |
S/A |
pt_BR |
dc.language.iso |
Portuguese |
pt_BR |
dc.rights |
openAccess |
pt_BR |
dc.title |
A DIFUSÃO DA MEMÓRIA TRAUMÁTICA ATRAVÉS DE EXPOSIÇÕES: O Memorial do Holocausto de São Paulo e a afirmação da memória da Shoah |
pt_BR |
dc.type |
masterThesis |
pt_BR |
dc.contributor.referee |
Cunha de Uzeda, Helena |
|
dc.contributor.referee |
Moletta Scheiner, Tereza Cristina |
|
dc.contributor.referee |
Fernandes, Neusa |
|
dc.degree.department |
CCHS |
pt_BR |
dc.degree.grantor |
Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro - UNIRIO |
pt_BR |
dc.degree.level |
Mestrado Acadêmico |
pt_BR |
dc.degree.local |
rio de janeiro |
pt_BR |
dc.degree.local |
rio de janeiro |
pt_BR |
dc.degree.program |
Programa de Pós-Graduação em Museologia e Patrimônio |
pt_BR |
dc.subject.cnpq |
CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS: |
pt_BR |
dc.subject.cnpq |
MUSIOLOGIA; |
pt_BR |
dc.subject.en |
São Paulo Holocaust Memorial; |
pt_BR |
dc.subject.en |
Shoah; |
pt_BR |
dc.subject.en |
Expography; |
pt_BR |
dc.subject.en |
Traumatic memory; |
pt_BR |
dc.subject.en |
Scenography in exhibitions. |
pt_BR |
dc.description.abstracten |
KALTENECKER, Johanna Torres. The diffusion of traumatic memory through exhibitions: the
São Paulo Holocaust Memorial and the preservation of the memory of the Shoah. Supervisor:
Helena Cunha de Uzeda. UNIRIO/MAST. 2023. Dissertation.
The Second World War is one of the most remarkable periods in recent world history and the
consequences of the events that occurred in it extended for years. Currently, however, there is an
exponential increase in supporters of the denialist movement, which contests the event of the
Shoah – a Hebrew term that defines the Jewish holocaust – and, consequently, calls into question
the death of millions of Jews during this period. In the cultural sphere, the Holocaust was one of the
drivers for the appreciation of memory to become an agenda in public policies and for such
traumatic events to become a theme in cultural institutions, especially in museums, memorials and
memorial museums. In order to understand the dimension of the events, the work presents a
historical context of the time, approaching the resonance of the actions taken by the Nazi Party in
Brazil, with the arrival of several Jews to the country, especially to the city of São Paulo, which
houses a Memorial dedicated to the memory of the Holocaust/Shoah. In this sense, the present
dissertation aims to analyze, through a reflection on the exhibition of the Holocaust Memorial, how
the discourse and the expographic design can help in the communication of the memory of the
history of the Holocaust, especially through the scenography. The research also analyses, the role
of the expographic language as an agent in the preservation of traumatic memories, especially the
Shoah, and its importance in the construction of an true-to-fact and emotional narrative.
Keywords: São Paulo Holocaust Memorial; Shoah; Expography; Traumatic memory; Scenography
in exhibitions. |
pt_BR |
dc.degree.country |
Brasil |
pt_BR |
dc.description.sponsordocumentnumber |
S/A |
pt_BR |
dc.description.abstractpt |
KALTENECKER, Johanna Torres. A difusão da memória traumática através de exposições: o
Memorial do Holocausto de São Paulo e a preservação da memória da Shoah. Orientador:
Helena Cunha de Uzeda. UNIRIO/MAST. 2023. Dissertação.
A Segunda Guerra Mundial consiste em um dos períodos mais marcantes da recente história
mundial e as consequências dos eventos nela ocorridos se estenderam durante anos. Atualmente,
entretanto, percebe-se o aumento exponencial de adeptos do movimento negacionista, que
contesta o acontecimento da Shoah – termo em hebraico que define o holocausto judeu – e,
consequentemente, coloca em dúvida a morte dos milhões de judeus durante esse período. Na
esfera cultural, o Holocausto foi um dos propulsores para que a valorização da memória se
tornasse pauta nas políticas públicas e que tais fatos traumáticos passassem a ser temática em
instituições culturais, em especial em museus, memoriais e museus memoriais. Para compreender
a dimensão dos acontecimentos, o trabalho apresenta uma contextualização histórica da época,
abordando a ressonância das ações tomadas pelo Partido Nazista no Brasil, com a vinda de
diversos judeus para o país, em especial para a cidade de São Paulo, que abriga um Memorial
dedicado à memória do Holocausto/Shoah. Nesse sentido, a presente dissertação visa analisar,
por meio de uma reflexão sobre a exposição do Memorial do Holocausto, de que maneira o
discurso e o design expográfico podem auxiliar na comunicação da memória da história do
Holocausto, em especial através da cenografia. A pesquisa analisa ainda, o papel da linguagem
expográfica como agente na preservação de memórias traumáticas, em especial a da Shoah, e
sua importância na construção de uma narrativa fiel aos fatos e emocional.
Palavras-chave: Memorial do Holocausto de São Paulo; Shoah; Expografia; Memória traumática;
Cenografia em exposições. |
pt_BR |
dc.subject.pt |
Memorial do Holocausto de São Paulo; |
pt_BR |
dc.subject.pt |
Shoah; |
pt_BR |
dc.subject.pt |
Expografia; |
pt_BR |
dc.subject.pt |
Memória traumática; |
pt_BR |
dc.subject.pt |
Cenografia em exposições. |
pt_BR |