dc.contributor.advisor |
Nolasco Leitão de Moraes, Julia |
|
dc.contributor.author |
Sant’Anna Santos, Luiza |
|
dc.date.accessioned |
2025-04-03T14:47:08Z |
|
dc.date.available |
2025-04-03T14:47:08Z |
|
dc.date.issued |
2023-03 |
|
dc.identifier.citation |
SANT’ANNA-SANTOS, Luiza. Thinking Communication on Museums in Cyberculture: reflections, discussions and questions in the light of Pinacoteca de São Paulo’s Instagram. Supervisor: Julia Nolasco Leitão de Moraes. UNIRIO/MAST. 2023. Dissertation. |
pt_BR |
dc.identifier.uri |
http://hdl.handle.net/unirio/14507 |
|
dc.description |
S/A |
pt_BR |
dc.description.sponsorship |
S/A |
pt_BR |
dc.language.iso |
Portuguese |
pt_BR |
dc.rights |
openAccess |
pt_BR |
dc.title |
PENSANDO A COMUNICAÇÃO EM MUSEUS NA CIBERCULTURA: REFLEXÕES, DISCUSSÕES E QUESTIONAMENTOS À LUZ DO INSTAGRAM DA PINACOTECA DE SÃO PAULO |
pt_BR |
dc.type |
masterThesis |
pt_BR |
dc.contributor.referee |
Nolasco Leitão de Moraes, Julia |
|
dc.contributor.referee |
Batista Magaldi, Monique |
|
dc.contributor.referee |
Marti, Frieda Maria |
|
dc.degree.department |
CCHS |
pt_BR |
dc.degree.grantor |
Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro - UNIRIO |
pt_BR |
dc.degree.level |
Mestrado Acadêmico |
pt_BR |
dc.degree.local |
rio de janeiro |
pt_BR |
dc.degree.local |
rio de janeiro |
pt_BR |
dc.degree.program |
Programa de Pós-Graduação em Museologia e Patrimônio |
pt_BR |
dc.subject.cnpq |
CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS: |
pt_BR |
dc.subject.cnpq |
MUSIOLOGIA; |
pt_BR |
dc.subject.en |
museum; |
pt_BR |
dc.subject.en |
communication; |
pt_BR |
dc.subject.en |
publics; |
pt_BR |
dc.subject.en |
cyberculture; |
pt_BR |
dc.subject.en |
online social networks. |
pt_BR |
dc.description.abstracten |
SANT’ANNA-SANTOS, Luiza. Thinking Communication on Museums in Cyberculture:
reflections, discussions and questions in the light of Pinacoteca de São Paulo’s Instagram.
Supervisor: Julia Nolasco Leitão de Moraes. UNIRIO/MAST. 2023. Dissertation.
This research seeks to problematize the use of social networks as a communication interface between
museums and publics, with the general objective of recognizing and understanding the challenges and
potentialities of museum communication in cyberculture, taking Instagram of the Pinacoteca de São
Paulo as an object of study. Mobilized by the reflection on how communicational practices are forged
in/with cyberculture, the specific objectives of the research are: to discuss the museum from the
communicational perspective, understanding it as a means and space of mediations in the light of
cyberculture; investigate the communicational resonances of cyberculture in museums; and to analyze
whether Pinacoteca de São Paulo uses Instagram as a device that contributes to the fulfillment of the
mission, vision and values presented in its museological plan, in the publications shared from January
to March/2020 and from October/2020 to April/ 2021. For the development of the proposed objectives
and reflections, the exploratory research method will be used, through the survey of theoretical
references and qualitative and quantitative analysis. As a result, we point out that the articulations of
the Pinacoteca de São Paulo in the analyzed online platform still develop under the logic of
unidirectional and massive distribution, with few nuances of the potential that the cybercultural
language can promote. There is no doubt the need to monitor the complexities of cyberculture,
promote discussions that foster its understanding and develop practices that lead to the benefit of its
characteristics.
Keywords: museum; communication; publics; cyberculture; online social networks. |
pt_BR |
dc.degree.country |
Brasil |
pt_BR |
dc.description.sponsordocumentnumber |
S/A |
pt_BR |
dc.description.abstractpt |
SANT’ANNA-SANTOS, Luiza. Pensando a Comunicação em Museus na Cibercultura: reflexões,
discussões e questionamentos à luz do Instagram da Pinacoteca de São Paulo.
Orientadora: Julia Nolasco Leitão de Moraes. UNIRIO/MAST. 2023. Dissertação.
Esta pesquisa busca problematizar o uso das redes sociais como interface comunicacional entre
museus e públicos, tendo como objetivo geral reconhecer e compreender os desafios e
potencialidades da comunicação museal na cibercultura, tomando como objeto de estudo o Instagram
da Pinacoteca de São Paulo. Mobilizada pela reflexão sobre como são forjadas as práticas
comunicacionais na/com a cibercultura, os objetivos específicos da pesquisa são: discutir o museu
pela perspectiva comunicacional, entendendo-o como meio e espaço de mediações à luz da
cibercultura; investigar as ressonâncias comunicacionais da cibercultura nos museus; e analisar se a
Pinacoteca de São Paulo faz uso do Instagram como um dispositivo que concorre ao cumprimento da
missão, visão e valores apresentados em seu plano museológico, nas publicações compartilhadas no
período de janeiro a março/2020 e de outubro/2020 a abril/2021. Para o desenvolvimento dos
objetivos e reflexões propostas, será utilizado o método de pesquisa exploratória, por meio do
levantamento de referenciais teóricos e da análise quali-quantitativa. Como resultado, apontamos que
as articulações da Pinacoteca de São Paulo na plataforma online analisada ainda desenvolvem-se
sob a lógica de distribuição unidirecional e massiva, com poucas nuances do potencial que a
linguagem cibercultural pode promover. É indubitável a necessidade em acompanhar as
complexidades da cibercultura, promover discussões que fomentem a sua compreensão e
desenvolver práticas que conduzam ao proveito de suas características.
Palavras-chave: museu; comunicação; públicos; cibercultura; redes sociais online. |
pt_BR |
dc.subject.pt |
museu; |
pt_BR |
dc.subject.pt |
comunicação; |
pt_BR |
dc.subject.pt |
públicos; |
pt_BR |
dc.subject.pt |
cibercultura; |
pt_BR |
dc.subject.pt |
redes sociais online. |
pt_BR |