DSpace Repository

“DAS GALÉS ÀS GALERIAS” E “DO VALONGO À FAVELA”: ENCRUZILHADAS DE NARRATIVAS NEGRAS EM EXPOSIÇÕES DE MUSEUS DE ARTE

Show simple item record

dc.contributor.advisor Coelho de Sá, Ivan
dc.contributor.author Machado Moisés, Larissa
dc.date.accessioned 2025-04-03T16:32:38Z
dc.date.available 2025-04-03T16:32:38Z
dc.date.issued 2023-09-11
dc.identifier.citation MACHADO MOISÉS, Larissa. “Das Galés às Galerias” e “Do Valongo à Favela”: encruzilhadas de narrativas negras em exposições de museus de arte. 2023. Dissertação (Mestrado) – Programa de Pós-Graduação em Museologia e Patrimônio, UNIRIO/MAST, Rio de Janeiro, 2023. Orientador: Ivan Coelho de Sá. pt_BR
dc.identifier.uri http://hdl.handle.net/unirio/14520
dc.description S/A pt_BR
dc.description.sponsorship S/A pt_BR
dc.language.iso Portuguese pt_BR
dc.rights openAccess pt_BR
dc.title “DAS GALÉS ÀS GALERIAS” E “DO VALONGO À FAVELA”: ENCRUZILHADAS DE NARRATIVAS NEGRAS EM EXPOSIÇÕES DE MUSEUS DE ARTE pt_BR
dc.title.alternative “DAS GALÉS ÀS GALERIAS” E “DO VALONGO À FAVELA”: ENCRUZILHADAS DE NARRATIVAS NEGRAS EM EXPOSIÇÕES DE MUSEUS DE ARTE pt_BR
dc.type masterThesis pt_BR
dc.contributor.referee Coelho de Sá, Ivan
dc.contributor.referee Ferreira Rangel, Marcio
dc.contributor.referee Nascimento Bernardo da Cunha, Marcelo
dc.degree.department CCHS pt_BR
dc.degree.grantor Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro - UNIRIO pt_BR
dc.degree.level Mestrado Acadêmico pt_BR
dc.degree.local rio de janeiro pt_BR
dc.degree.local rio de janeiro pt_BR
dc.degree.program Programa de Pós-Graduação em Museologia e Patrimônio pt_BR
dc.subject.cnpq CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS: pt_BR
dc.subject.cnpq MUSIOLOGIA; pt_BR
dc.subject.en Art Museums; pt_BR
dc.subject.en exhibitions; pt_BR
dc.subject.en black narratives; pt_BR
dc.subject.en afro-diasporic identities; pt_BR
dc.subject.en black curating pt_BR
dc.description.abstracten MACHADO MOISÉS, Larissa. "From Galés to Galleries" and "From Valongo to Favela": encruzilhadas of black narratives in art museum exhibitions. Dissertation (Master’s) – Programa de Pós-Graduação em Museologia e Patrimônio, UNIRIO/MAST, Rio de Janeiro, 2023. Supervisor: Ivan Coelho de Sá. This dissertation aims to analyze black narratives from two art museums in the city of Rio de Janeiro: the National Museum of Fine Arts and the Museum of Art in Rio. With emphasis on two exhibitions: “From the galleys to the galleries” (MNBA) and “From Valongo to the favela” (MAR). As a methodological apparatus, the research is based on the theoretical models of discourse analysis by Michel Foucault; the investigation about the social representations elaborated by Stuart Hall; Sueli Carneiro's racial device concept; and terms such as negro-theme and negro-vida coined by Guerreiro Ramos. To, from this, trace the historical and museological panorama of the two institutions; and finally, present the mapping of the following questions: where are the black people in these two art museums? At what points do the exhibitions “From galleys to galleries” and “From Valongo to Favela” contribute to the construction of plural perspectives on the Afro-diasporic identities of this country? And, after all, who are the curators who built and are building black narratives in these museums? Key-words: Art Museums; exhibitions; black narratives; afro-diasporic identities; black curating pt_BR
dc.degree.country Brasil pt_BR
dc.description.sponsordocumentnumber S/A pt_BR
dc.description.abstractpt MACHADO MOISÉS, Larissa. “Das Galés às Galerias” e “Do Valongo à Favela”: encruzilhadas de narrativas negras em exposições de museus de arte. 2023. Dissertação (Mestrado) – Programa de Pós-Graduação em Museologia e Patrimônio, UNIRIO/MAST, Rio de Janeiro, 2023. Orientador: Ivan Coelho de Sá. A presente dissertação possui como objetivo a análise de narrativas negras de dois museus de arte da cidade do Rio de Janeiro: o Museu Nacional de Belas Artes e o Museu de Arte do Rio. Tendo como ênfase, duas exposições: “Das galés às galerias” (MNBA) e “Do Valongo à favela” (MAR). Como aparato metodológico, a pesquisa tem como base os modelos teóricos de análise do discurso de Michel Foucault; a investigação acerca das representações sociais elaborada por Stuart Hall; o conceito de dispositivo de racialidade de Sueli Carneiro; e termos como negro-tema e negro- vida cunhados por Guerreiro Ramos. Para, a partir disso, traçar o panorama histórico e museológico de ambas as instituições; e enfim, apresentar o mapeamento das seguintes questões: onde estão os negros nesses dois museus de arte? Em quais pontos as exposições “Das galés às galerias” e do “Do Valongo à favela” contribuem na construção de olhares plurais sobre as identidades afro-diaspóricas desse país? E, afinal, quem são os curadores que construíram e vem construindo narrativas negras nestes museus? Palavras-chave: Museus de arte; exposições; narrativas negras; identidades afro- diaspóricas; curadoria negra pt_BR
dc.subject.pt Museus de arte; pt_BR
dc.subject.pt exposições; pt_BR
dc.subject.pt narrativas negras; pt_BR
dc.subject.pt identidades afro- diaspóricas; pt_BR
dc.subject.pt curadoria negra pt_BR


Files in this item

This item appears in the following Collection(s)

Show simple item record

Search DSpace


Advanced Search

Browse

My Account

|
|