DSpace Repository

Modelo estrutural sustentável de laboratório de simulação realística para o ensino de graduação em enfermagem

Show simple item record

dc.contributor.advisor Santiago, Luiz Carlos
dc.contributor.author Klippel, Christina Silva Costa
dc.date.accessioned 2025-04-03T16:52:02Z
dc.date.available 2025-04-03T16:52:02Z
dc.date.issued 2022-02-21
dc.identifier.citation KLIPPEL, Christina Silva Costa. Modelo estrutural sustentável de laboratório de simulação realística para o ensino de graduação em enfermagem. 2022. 124 f. Tese (Doutorado em Enfermagem e Biociências) - Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2022. pt_BR
dc.identifier.uri http://hdl.handle.net/unirio/14521
dc.description.sponsorship n/a pt_BR
dc.language.iso Portuguese pt_BR
dc.rights openAccess pt_BR
dc.title Modelo estrutural sustentável de laboratório de simulação realística para o ensino de graduação em enfermagem pt_BR
dc.title.alternative Sustainable structural model of a realistic simulation laboratory for undergraduate nursing education pt_BR
dc.type doctoralThesis pt_BR
dc.contributor.referee Santiago, Luiz Carlos
dc.contributor.referee Freitas, Luís Célio
dc.contributor.referee Machado, Daniel Aragão
dc.contributor.referee Handem, Priscila
dc.contributor.referee Galdino, Vanessa
dc.degree.department CCBS pt_BR
dc.degree.grantor Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro - UNIRIO pt_BR
dc.degree.local Rio de Janeiro, RJ pt_BR
dc.degree.program Programa de Pós-Graduação em Enfermagem e Biociências pt_BR
dc.subject.cnpq Enfermagem pt_BR
dc.description.abstracten The worldwide interest in the development of low-cost products for Realistic Simulation is focused not only on creating more economical equipment, but also on developing resources and equipment that are not yet on the market and that can effectively complement teaching in Skills Laboratories and Realistic Simulation. This involves not only equipment and mannequins, but also software, apps, videos, and digital forms. Through the Case Study Methodology, this research presents a Sustainable Simulation Laboratory Model for the teaching of Undergraduate Nursing, in all the details of its development, so that this model can be widely reproduced by Nursing educators in institutions that need to consider a more economical option to offer the students access to Simulation as a teaching strategy and thus, contribute to the learning process of future nurses. pt_BR
dc.degree.country Brasil pt_BR
dc.description.sponsordocumentnumber n/a pt_BR
dc.description.abstractpt O interesse mundial no desenvolvimento de produtos de baixo custo para a Simulação Realística tem seu foco não somente no sentido de criar equipamentos mais econômicos, mas também, em desenvolver recursos e equipamentos que ainda não se encontram no mercado e que podem, com eficácia, complementar o ensino nos Laboratórios de Habilidades e na Simulação Realística. Isto envolve não somente equipamentos e manequins, mas também softwares, aplicativos, vídeos e formulários digitais. Através da Metodologia de Estudo de Caso, esta pesquisa apresenta um Modelo de Laboratório de Simulação Sustentável para o ensino de Graduação em Enfermagem, em todos os detalhes do seu desenvolvimento, para que possa ser amplamente reproduzido por educadores no ensino de Enfermagem e em instituições que necessitem considerar uma opção mais econômica, a fim de oferecer, aos discentes, o acesso à Simulação Realística como estratégia de ensino e, assim, contribuir para a formação de futuros enfermeiros. pt_BR
dc.subject.pt Segurança do Paciente pt_BR
dc.subject.pt Educação em Enfermagem pt_BR
dc.subject.pt Aprendizagem pt_BR
dc.subject.pt Simulação pt_BR
dc.subject.pt Tecnologia de Baixo Custo pt_BR
dc.subject.pt Desenvolvimento Sustentável pt_BR


Files in this item

This item appears in the following Collection(s)

Show simple item record

Search DSpace


Advanced Search

Browse

My Account

|
|