dc.contributor.advisor |
Santiago, Luiz Carlos |
|
dc.contributor.author |
Klippel, Christina Silva Costa |
|
dc.date.accessioned |
2025-04-03T16:52:02Z |
|
dc.date.available |
2025-04-03T16:52:02Z |
|
dc.date.issued |
2022-02-21 |
|
dc.identifier.citation |
KLIPPEL, Christina Silva Costa. Modelo estrutural sustentável de laboratório de simulação realística para o ensino de graduação em enfermagem. 2022. 124 f. Tese (Doutorado em Enfermagem e Biociências) - Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2022. |
pt_BR |
dc.identifier.uri |
http://hdl.handle.net/unirio/14521 |
|
dc.description.sponsorship |
n/a |
pt_BR |
dc.language.iso |
Portuguese |
pt_BR |
dc.rights |
openAccess |
pt_BR |
dc.title |
Modelo estrutural sustentável de laboratório de simulação realística para o ensino de graduação em enfermagem |
pt_BR |
dc.title.alternative |
Sustainable structural model of a realistic simulation laboratory for undergraduate nursing education |
pt_BR |
dc.type |
doctoralThesis |
pt_BR |
dc.contributor.referee |
Santiago, Luiz Carlos |
|
dc.contributor.referee |
Freitas, Luís Célio |
|
dc.contributor.referee |
Machado, Daniel Aragão |
|
dc.contributor.referee |
Handem, Priscila |
|
dc.contributor.referee |
Galdino, Vanessa |
|
dc.degree.department |
CCBS |
pt_BR |
dc.degree.grantor |
Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro - UNIRIO |
pt_BR |
dc.degree.local |
Rio de Janeiro, RJ |
pt_BR |
dc.degree.program |
Programa de Pós-Graduação em Enfermagem e Biociências |
pt_BR |
dc.subject.cnpq |
Enfermagem |
pt_BR |
dc.description.abstracten |
The worldwide interest in the development of low-cost products for Realistic Simulation is focused not only on creating more economical equipment, but also on developing resources and equipment that are not yet on the market and that can effectively complement teaching in Skills Laboratories and Realistic Simulation. This involves not only equipment and mannequins, but also software, apps, videos, and digital forms. Through the Case Study Methodology, this research presents a Sustainable Simulation Laboratory Model for the teaching of Undergraduate Nursing, in all the details of its development, so that this model can be widely reproduced by Nursing educators in institutions that need to consider a more economical option to offer the students access to Simulation as a teaching strategy and thus, contribute to the learning process of future nurses. |
pt_BR |
dc.degree.country |
Brasil |
pt_BR |
dc.description.sponsordocumentnumber |
n/a |
pt_BR |
dc.description.abstractpt |
O interesse mundial no desenvolvimento de produtos de baixo custo para a Simulação Realística tem seu foco não somente no sentido de criar equipamentos mais econômicos, mas também, em desenvolver recursos e equipamentos que ainda não se encontram no mercado e que podem, com eficácia, complementar o ensino nos Laboratórios de Habilidades e na Simulação Realística. Isto envolve não somente equipamentos e manequins, mas também softwares, aplicativos, vídeos e formulários digitais. Através da Metodologia de Estudo de Caso, esta pesquisa apresenta um Modelo de Laboratório de Simulação Sustentável para o ensino de Graduação em Enfermagem, em todos os detalhes do seu desenvolvimento, para que possa ser amplamente reproduzido por educadores no ensino de Enfermagem e em instituições que necessitem considerar uma opção mais econômica, a fim de oferecer, aos discentes, o acesso à Simulação Realística como estratégia de ensino e, assim, contribuir para a formação de futuros enfermeiros. |
pt_BR |
dc.subject.pt |
Segurança do Paciente |
pt_BR |
dc.subject.pt |
Educação em Enfermagem |
pt_BR |
dc.subject.pt |
Aprendizagem |
pt_BR |
dc.subject.pt |
Simulação |
pt_BR |
dc.subject.pt |
Tecnologia de Baixo Custo |
pt_BR |
dc.subject.pt |
Desenvolvimento Sustentável |
pt_BR |