dc.contributor.advisor |
Simões, Bruno Francisco Teixeira |
|
dc.contributor.author |
Oliveira, Luciana Trevenzol |
|
dc.date.accessioned |
2025-04-08T16:47:03Z |
|
dc.date.available |
2025-04-08T16:47:03Z |
|
dc.date.issued |
2024-09-25 |
|
dc.identifier.citation |
OLIVEIRA, Luciana Trevenzoli. Investigação dos Fatores que Influenciam a Aprendizagem Matemática e Uma Análise dos Resultados Obtidos em Uma Escola Pública do Município do Rio de Janeiro.2024.120f. Dissertação apresentada ao curso de Mestrado profissional em Matemática - PROFMAT, Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2024 |
pt_BR |
dc.identifier.uri |
http://hdl.handle.net/unirio/14526 |
|
dc.description.sponsorship |
Não se aplica |
pt_BR |
dc.language.iso |
Portuguese |
pt_BR |
dc.rights |
openAccess |
pt_BR |
dc.title |
Investigação dos Fatores que Influenciam a Aprendizagem Matemática e Uma Análise dos Resultados Obtidos em Uma Escola Pública do Município do Rio de Janeiro |
pt_BR |
dc.type |
masterThesis |
pt_BR |
dc.contributor.referee |
Simões, Bruno Francisco Teixeira |
|
dc.contributor.referee |
Marques, Cristina Levina |
|
dc.contributor.referee |
Martarelli, Luzia da Costa Tonon |
|
dc.contributor.referee |
Maranhão, Doutor Paulo Henrique Coelho |
|
dc.degree.department |
CCET |
pt_BR |
dc.degree.grantor |
Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro - UNIRIO |
pt_BR |
dc.degree.level |
Mestrado Profissional |
pt_BR |
dc.degree.local |
Rio de Janeiro, RJ |
pt_BR |
dc.degree.program |
Programa de Pós-Graduação em Matemática |
pt_BR |
dc.subject.cnpq |
Área: CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA. Subárea: MATEMÁTICA |
pt_BR |
dc.subject.en |
Learning |
pt_BR |
dc.subject.en |
Mathematics |
pt_BR |
dc.subject.en |
Result |
pt_BR |
dc.description.abstracten |
To think about the low indicators in the teaching of mathematics means to reflect on the everyday challenges found in the schools. Understanding the learning process, its needs and flaws becomes every day more compelling and necessary. Understanding the figures and the learners behind them, by considering their problems and needs, has to do with an attempt to break a cycle. So that in the future the learning of mathematics may be more pleasurable and fruitful, which will certainly lead to better results in and outside the schools. Thus, the present research project has as its main objective to discuss the reasons why the teachers, most of the time, face difficulties when it comes to the learning of mathematics and the weak performances in this school subject, aiming to establish a relation between the test results and the challenges faced by them. The methodology involved the use of two questionaries, one aimed at students of Elementary II and the other one at teachers in a public school in Rio de Janeiro. We have processed the data with the aid of descriptive and inferential statistics and two types of software, that is, Excel and R, version 4.3.3. Data analysis has shown some factors that impact learning, among them the way mathematics is still taught nowadays, i.e., unrelated to the everyday lives of students, which leads to a harmful distancing from learning. |
pt_BR |
dc.degree.country |
Brasil |
pt_BR |
dc.description.sponsordocumentnumber |
Não se aplica |
pt_BR |
dc.description.abstractpt |
Pensar nos baixos índices da aprendizagem no ensino da Matemática significa refletir sobre os desafios encontrados diariamente nas escolas. Compreender esse processo, suas necessidades e falhas, é cada vez mais urgente e necessário. Entender os números e olhar os estudantes por trás deles, levando em consideração seus problemas e necessidades, passa pela tentativa de quebrar um ciclo e conseguir, no futuro, que a aprendizagem Matemática seja mais prazerosa e produtiva, levando a melhores resultados nas escolas e na vida dos alunos. Dessa maneira, essa pesquisa tem como objetivo geral dialogar sobre os motivos pelos quais, os discentes, na maioria das vezes, enfrentam dificuldade na aprendizagem da Matemática e baixo rendimento nessa disciplina, identificando a relação existente entre os resultados alcançados nas avaliações e os desafios enfrentados por eles. A metodologia utilizada foi o levantamento de dados, através da aplicação de dois questionários, tendo como público-alvo os alunos do Ensino Fundamental II e docentes de uma escola pública da rede municipal do Rio de Janeiro. O tratamento das informações foi realizado através dos métodos de estatística descritiva e inferencial, com suporte dos softwares Excel e R, versão 4.3.3. A análise dos resultados evidenciou alguns fatores que impactam na aprendizagem dos estudantes, identificando que para a maioria deles, a matemática, da forma como ainda é ensinada, se torna uma disciplina muito fora da realidade de seu cotidiano, causando, assim, um distanciamento prejudicial ao aprendizado. |
pt_BR |
dc.subject.pt |
Aprendizagem |
pt_BR |
dc.subject.pt |
Matemática |
pt_BR |
dc.subject.pt |
Resultados |
pt_BR |