DSpace Repository

Investigação dos Fatores que Influenciam a Aprendizagem Matemática e Uma Análise dos Resultados Obtidos em Uma Escola Pública do Município do Rio de Janeiro

Show simple item record

dc.contributor.advisor Simões, Bruno Francisco Teixeira
dc.contributor.author Oliveira, Luciana Trevenzol
dc.date.accessioned 2025-04-08T16:47:03Z
dc.date.available 2025-04-08T16:47:03Z
dc.date.issued 2024-09-25
dc.identifier.citation OLIVEIRA, Luciana Trevenzoli. Investigação dos Fatores que Influenciam a Aprendizagem Matemática e Uma Análise dos Resultados Obtidos em Uma Escola Pública do Município do Rio de Janeiro.2024.120f. Dissertação apresentada ao curso de Mestrado profissional em Matemática - PROFMAT, Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2024 pt_BR
dc.identifier.uri http://hdl.handle.net/unirio/14526
dc.description.sponsorship Não se aplica pt_BR
dc.language.iso Portuguese pt_BR
dc.rights openAccess pt_BR
dc.title Investigação dos Fatores que Influenciam a Aprendizagem Matemática e Uma Análise dos Resultados Obtidos em Uma Escola Pública do Município do Rio de Janeiro pt_BR
dc.type masterThesis pt_BR
dc.contributor.referee Simões, Bruno Francisco Teixeira
dc.contributor.referee Marques, Cristina Levina
dc.contributor.referee Martarelli, Luzia da Costa Tonon
dc.contributor.referee Maranhão, Doutor Paulo Henrique Coelho
dc.degree.department CCET pt_BR
dc.degree.grantor Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro - UNIRIO pt_BR
dc.degree.level Mestrado Profissional pt_BR
dc.degree.local Rio de Janeiro, RJ pt_BR
dc.degree.program Programa de Pós-Graduação em Matemática pt_BR
dc.subject.cnpq Área: CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA. Subárea: MATEMÁTICA pt_BR
dc.subject.en Learning pt_BR
dc.subject.en Mathematics pt_BR
dc.subject.en Result pt_BR
dc.description.abstracten To think about the low indicators in the teaching of mathematics means to reflect on the everyday challenges found in the schools. Understanding the learning process, its needs and flaws becomes every day more compelling and necessary. Understanding the figures and the learners behind them, by considering their problems and needs, has to do with an attempt to break a cycle. So that in the future the learning of mathematics may be more pleasurable and fruitful, which will certainly lead to better results in and outside the schools. Thus, the present research project has as its main objective to discuss the reasons why the teachers, most of the time, face difficulties when it comes to the learning of mathematics and the weak performances in this school subject, aiming to establish a relation between the test results and the challenges faced by them. The methodology involved the use of two questionaries, one aimed at students of Elementary II and the other one at teachers in a public school in Rio de Janeiro. We have processed the data with the aid of descriptive and inferential statistics and two types of software, that is, Excel and R, version 4.3.3. Data analysis has shown some factors that impact learning, among them the way mathematics is still taught nowadays, i.e., unrelated to the everyday lives of students, which leads to a harmful distancing from learning. pt_BR
dc.degree.country Brasil pt_BR
dc.description.sponsordocumentnumber Não se aplica pt_BR
dc.description.abstractpt Pensar nos baixos índices da aprendizagem no ensino da Matemática significa refletir sobre os desafios encontrados diariamente nas escolas. Compreender esse processo, suas necessidades e falhas, é cada vez mais urgente e necessário. Entender os números e olhar os estudantes por trás deles, levando em consideração seus problemas e necessidades, passa pela tentativa de quebrar um ciclo e conseguir, no futuro, que a aprendizagem Matemática seja mais prazerosa e produtiva, levando a melhores resultados nas escolas e na vida dos alunos. Dessa maneira, essa pesquisa tem como objetivo geral dialogar sobre os motivos pelos quais, os discentes, na maioria das vezes, enfrentam dificuldade na aprendizagem da Matemática e baixo rendimento nessa disciplina, identificando a relação existente entre os resultados alcançados nas avaliações e os desafios enfrentados por eles. A metodologia utilizada foi o levantamento de dados, através da aplicação de dois questionários, tendo como público-alvo os alunos do Ensino Fundamental II e docentes de uma escola pública da rede municipal do Rio de Janeiro. O tratamento das informações foi realizado através dos métodos de estatística descritiva e inferencial, com suporte dos softwares Excel e R, versão 4.3.3. A análise dos resultados evidenciou alguns fatores que impactam na aprendizagem dos estudantes, identificando que para a maioria deles, a matemática, da forma como ainda é ensinada, se torna uma disciplina muito fora da realidade de seu cotidiano, causando, assim, um distanciamento prejudicial ao aprendizado. pt_BR
dc.subject.pt Aprendizagem pt_BR
dc.subject.pt Matemática pt_BR
dc.subject.pt Resultados pt_BR


Files in this item

This item appears in the following Collection(s)

Show simple item record

Search DSpace


Advanced Search

Browse

My Account

|
|