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Crítica da Virada: Carta Escrita por uma Aluna de uma Disciplina de Historiografia Literária Justificando a Recusa em Ler um Romance.

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dc.contributor.author Pinto, Lucia Ricotta Vilela
dc.date.accessioned 2025-04-16T16:05:40Z
dc.date.available 2025-04-16T16:05:40Z
dc.date.issued 2023-10-26
dc.identifier.citation Pinto; Lúcia Ricotta Vilela. Crítica da virada: carta escrita por uma aluna de uma disciplina de historiografia literária justificando a recusa em ler um romance. Criação & Crítica, n. 36, p. 78-98, 2023. pt_BR
dc.identifier.other https://doi.org/10.11606/issn.1984-1124.i36p78-98
dc.identifier.uri http://hdl.handle.net/unirio/14542
dc.description.sponsorship N/A pt_BR
dc.description.sponsorship N/A pt_BR
dc.language.iso Portuguese pt_BR
dc.rights openAccess pt_BR
dc.title Crítica da Virada: Carta Escrita por uma Aluna de uma Disciplina de Historiografia Literária Justificando a Recusa em Ler um Romance. pt_BR
dc.type article pt_BR
dc.degree.department CLA pt_BR
dc.degree.grantor Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro - UNIRIO pt_BR
dc.subject.cnpq Área: Linguística, letras e artes. pt_BR
dc.subject.en racism pt_BR
dc.subject.en sexism pt_BR
dc.subject.en literary studies pt_BR
dc.subject.en university pt_BR
dc.description.abstracten The article presents a letter written by a student in the Literary Historiography course at the Escola de Letras at Unirio, who refused to continue reading a novel that was unbearable for her. Engaging with the student's approach to the novel, the article serves as a response to the letter, raising questions and interrogations about my own academic and pedagogical practices. It reflects on how we deal with totalizing representations in theoretical frameworks that are still associated with racism and sexism. It develops a discussion on violence in the academic environment, presenting what could be defined as a disruptive proposal for a literature undergraduate program, considering the expansion of contemporary literary and artistic forms and the complex tension that permeates existence within public universities. pt_BR
dc.creator.affiliation UNIRIO pt_BR
dc.description.abstractpt O artigo apresenta uma carta escrita por uma aluna da disciplina de Historiografia Literária, na Escola de Letras da Unirio, que se recusou a continuar a ler um romance insuportável para ela. Dialogando com a abordagem da aluna sobre o romance, o artigo consiste em um modo de responder à carta, com questionamentos e interrogações sobre a minha própria prática acadêmico-pedagógica. Reflete sobre como lidamos com bibliografias e representações totalizantes em percursos teóricos, ainda associados ao racismo e sexismo. Desenvolve um a discussão sobre a violência no ambiente acadêmico, apresentando o que poderia ser definido como uma proposta disruptiva de graduação em letras, tendo em vista a expansão de formas das literaturas e artísticas contemporâneas e o horizonte de complexa tensão que atravessa existências nas universidades públicas. pt_BR
dc.subject.pt racismo pt_BR
dc.subject.pt sexismo pt_BR
dc.subject.pt estudos literários pt_BR
dc.subject.pt universidade pt_BR


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