dc.contributor.advisor |
Cambria, Vicenzo |
|
dc.contributor.author |
Ferreira, Pedro Luiz Fadel |
|
dc.date.accessioned |
2025-04-17T20:43:30Z |
|
dc.date.available |
2025-04-17T20:43:30Z |
|
dc.date.issued |
2024-08 |
|
dc.identifier.citation |
Ferreira, Pedro Luiz Fadel. “Cadê os Pentecostais?”: um estudo etnomusicológico da produção do trabalho acústico-religioso nas Assembleias de Deus e de suas dimensões raciais. 2024. 262 f. Dissertação de mestrado (Mestrado em Música) - Programa de Pós Graduação em Música do Centro de Letras e Artes, Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2024. |
pt_BR |
dc.identifier.uri |
http://hdl.handle.net/unirio/14555 |
|
dc.description.sponsorship |
n/a |
pt_BR |
dc.language.iso |
Portuguese |
pt_BR |
dc.rights |
openAccess |
pt_BR |
dc.title |
“Cadê os Pentecostais?”: um estudo etnomusicológico da produção do trabalho acústico-religioso nas Assembleias de Deus e de suas dimensões raciais |
pt_BR |
dc.type |
masterThesis |
pt_BR |
dc.contributor.referee |
Cambria, Vicenzo |
|
dc.contributor.referee |
Araujo, Samuel |
|
dc.contributor.referee |
Lopes, Arthur Costa |
|
dc.degree.department |
CLA |
pt_BR |
dc.degree.grantor |
Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro - UNIRIO |
pt_BR |
dc.degree.level |
Mestrado Acadêmico |
pt_BR |
dc.degree.local |
Rio de Janeiro |
pt_BR |
dc.degree.program |
Programa de Pós-Graduação em Música |
pt_BR |
dc.subject.cnpq |
Linguística, letras e artes |
pt_BR |
dc.subject.en |
Pentecostalism |
pt_BR |
dc.subject.en |
Racial Relations |
pt_BR |
dc.subject.en |
Ethnomusicology |
pt_BR |
dc.subject.en |
Corinho de Fogo |
pt_BR |
dc.subject.en |
Acousticus -Religious Labor |
pt_BR |
dc.description.abstracten |
This research aims to carry out an ethnomusicological investigation of musical practices and actions in Pentecostal contexts in Rio de Janeiro. To this end, ethnographic research was undertaken within two Assemblies of God, the largest and second oldest Pentecostal denomination in Brazil, located in Jardim Corumbá, a peripheral neighborhood of Nova Iguaçu, and in the center of São João de Meriti, both municipalities that are part of the region known as Baixada Fluminense. With regard to research techniques, between 2022 and 2024, participant observation was carried out in a series of services and festivities in both congregations and also semi-structured interviews with Assembly members and musicians. The on-site work was complemented by a brief documentary research, carried out in the National Library's digital newspaper library and on pages dedicated to the dissemination of the Assemblies of God history, located on social networks such as Instagram and Facebook and by the analysis of interviews, videos and phonograms made available via social networks and streaming services such as YouTube and Spotify. Through a literature review from fields such as sociology and anthropology of religions and ethnomusicology, I propose the articulation between the categories of “acoustic labor” (ARAÚJO, 2021) and “religious labor” (BOURDIEU, 2015; OLIVEIRA, 2011) as a possible analytical prism for the investigation of musical practices within the Assembly context. Furthermore, I seek to highlight the racial dimension (but also of social class and gender) within Assemblies musical culture, pointing to the historical protagonism of black people in terms of musical activities within the denomination in question, their social meanings and senses of identity. Through examining the sonic and kinetic dimensions of the Assemblies of God worship, its forms of organization, ritual dynamics and the performance of a specific "acoustic formation" (ARAÚJO, 2021), known as "Corinho de Fogo", I argue that Pentecostalism should be understood as a black and transactional cultural form (BUTLER, 2008), which articulates senses, meanings and experiences of Afro-Brazilian, Afro-diasporic and African communities. In this way, I seek to highlight the potential gains, in terms of confronting racism in Brazil, to be obtained through analyzes and a careful look at the sound and racial dimensions of such a religious experience. |
pt_BR |
dc.degree.country |
Brasil |
pt_BR |
dc.description.sponsordocumentnumber |
n/a |
pt_BR |
dc.description.abstractpt |
Esta pesquisa tem como objetivo realizar uma investigação de caráter etnomusicológico das práticas e fazeres musicais em contextos pentecostais no Rio de Janeiro. Para tal, foi empreendida uma pesquisa de cunho etnográfico no interior de duas Assembleias de Deus, a maior e segunda mais antiga denominação pentecostal do Brasil, localizadas em Jardim Corumbá, bairro periférico de Nova Iguaçu, e no centro de São João de Meriti, ambos municípios que fazem parte da região conhecida como Baixada Fluminense. No que se refere às técnicas de pesquisa, foram realizadas, entre os anos de 2022 e 2024, observação participante em uma série de cultos e festividades em ambas as congregações e entrevistas semiestruturadas com fiéis e músicos assembleianos. O trabalho in loco foi complementado por meio de uma sucinta pesquisa documental, realizada na hemeroteca digital da Biblioteca Nacional e em páginas dedicadas à divulgação da história assembleiana, localizadas em redes sociais como Instagram e Facebook e pela análise de entrevistas, vídeos e fonogramas disponibilizados via redes sociais e serviços de streaming como o YouTube e Spotify. Mediante revisão de literatura de campos como a sociologia e antropologia das religiões e a etnomusicologia, proponho a articulação entre as categorias de “trabalho acústico” (ARAÚJO, 2021) e “trabalho religioso” (BOURDIEU, 2015; OLIVEIRA, 2011) como possível prisma analítico para a investigação das práticas musicais no interior do contexto assembleiano. Ademais, procuro destacar a dimensão racial (mas também de classe e gênero) no interior da cultura musical assembleiana, apontando para o protagonismo histórico de pessoas negras sobretudo quanto aos fazeres musicais no interior da denominação em questão, seus significados sociais e sentidos identitários. Através do exame das dimensões sonoras e cinéticas do culto assembleiano, de suas formas de organização, dinâmica ritual e da performance de uma "formação acústica" (ARAÚJO, 2021) específica, conhecida como "Corinho de Fogo", argumento que o pentecostalismo deve ser compreendido como uma forma cultural negra e transacional (BUTLER, 2008), que articula sentidos, significados e experiências das comunidades afro-brasileiras, afro-diaspóricas e africanas. Dessa forma, busco ressaltar os potenciais ganhos, no que tange ao enfrentamento ao racismo no Brasil, a serem obtidos por meio de análises e olhares atentos às dimensões sonoras e raciais de tal experiência religiosa. |
pt_BR |
dc.subject.pt |
Pentecostalismo |
pt_BR |
dc.subject.pt |
Relações Raciais |
pt_BR |
dc.subject.pt |
Etnomusicologia |
pt_BR |
dc.subject.pt |
Corinho de Fogo |
pt_BR |
dc.subject.pt |
Trabalho Acústico-Religioso |
pt_BR |