DSpace Repository

O iniciante e o iniciado: a tradição como ausência na obra de Raymond Carver

Show simple item record

dc.contributor.author Franco, Gustavo Naves
dc.date.accessioned 2025-05-07T18:41:31Z
dc.date.available 2025-05-07T18:41:31Z
dc.date.issued 2020-08-03
dc.identifier.citation Franco, Gustavo Naves. O iniciante e o iniciado: a tradição como ausência na obra de Raymond Carver. Topoi, Rio de Janeiro, v. 21, n. 44, p. 394-412, 2020. pt_BR
dc.identifier.other https://doi.org/10.1590/2237-101X02104406
dc.identifier.uri http://hdl.handle.net/unirio/14588
dc.description.sponsorship N/A pt_BR
dc.description.sponsorship N/A pt_BR
dc.language.iso Portuguese pt_BR
dc.rights openAccess pt_BR
dc.title O iniciante e o iniciado: a tradição como ausência na obra de Raymond Carver pt_BR
dc.type article pt_BR
dc.degree.department CLA pt_BR
dc.degree.grantor Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro - UNIRIO pt_BR
dc.subject.cnpq Área: Linguística, Letras e Artes. pt_BR
dc.subject.en Raymond Carver pt_BR
dc.subject.en Gordon Lish pt_BR
dc.subject.en historicity pt_BR
dc.subject.en american short-story pt_BR
dc.subject.en 20th century American literature pt_BR
dc.description.abstracten The article analyzes the published work of North American writer Raymond Carver (1938-1988), with an emphasis on the absence of aesthetic and social traditions in the background of his fictional universe. It looks at the debates and disagreements between Carver and his editor Gordon Lish over his second collection of short stories-now known as Beginners-as an expression of different forms of dialogue with literary tradition. In Carver’s writing there is a dearth of sociocultural references, both on the part of the author and his characters, while Lish emphasizes historical heritage through rupture and fragmentation of the text. This paper introduces the categories of the “beginner” (Carver) and the “initiated” (Lish), which serve not only to clarify the differences between both writers, but also to offer a typology for analyzing temporal and historical components of fictional texts. pt_BR
dc.creator.affiliation UNIRIO pt_BR
dc.description.abstractpt O artigo propõe uma análise da obra do escritor estadunidense Raymond Carver (1938-1988), com ênfase na ausência de tradições estéticas e sociais no pano de fundo de seu universo ficcional. A partir dos debates e polêmicas envolvendo a publicação de sua segunda coletânea de contos, hoje conhecida como Iniciantes, as diferentes perspectivas de Carver e de seu editor Gordon Lish na concepção do livro evidenciam modos distintos de relacionamento com a tradição literária. No primeiro caso, temos uma destituição de lastros socioculturais, tanto por parte do autor quanto de seus personagens, enquanto nos procedimentos pós-modernistas de Lish a relação com uma herança histórica é enfatizada através da ruptura e da fragmentação do texto. Surgem assim as figuras do “iniciante” (Carver) e do “iniciado” (Lish), que não apenas servem ao esclarecimento das diferenças entre ambos, como também oferecem uma tipologia à análise de índices temporais e históricos em textos de ficção. pt_BR
dc.subject.pt Raymond Carver pt_BR
dc.subject.pt Gordon Lish pt_BR
dc.subject.pt conto estadunidense pt_BR
dc.subject.pt historicidade pt_BR
dc.subject.pt literatura estadunidense - sec. XX pt_BR


Files in this item

This item appears in the following Collection(s)

Show simple item record

Search DSpace


Advanced Search

Browse

My Account

|
|