| dc.contributor.advisor | Busse, Ronaldo da Silva | |
| dc.contributor.author | Rabello, Thaís Santos | |
| dc.date.accessioned | 2025-06-26T12:28:35Z | |
| dc.date.available | 2025-06-26T12:28:35Z | |
| dc.date.issued | 2024-12-02 | |
| dc.identifier.citation | Rabello, Thaís Santos. Os itinerários formativos de matemática financeira do novo ensino médio no Rio de Janeiro. 46f. Dissertação (Mestrado Profissional em Matemática) - Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2024. | pt_BR | 
| dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/unirio/14615 | |
| dc.description.sponsorship | CAPES - Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior | pt_BR | 
| dc.language.iso | Portuguese | pt_BR | 
| dc.rights | openAccess | pt_BR | 
| dc.title | Os itinerários formativos de matemática financeira do novo ensino médio no Rio de Janeiro | pt_BR | 
| dc.title.alternative | The financial mathematics training itineraries | pt_BR | 
| dc.type | masterThesis | pt_BR | 
| dc.contributor.referee | Busse, Ronaldo da Silva | |
| dc.contributor.referee | Pena, Fábio Xavier | |
| dc.contributor.referee | Machado, Vania Cristina | |
| dc.degree.department | CCET | pt_BR | 
| dc.degree.grantor | Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro - UNIRIO | pt_BR | 
| dc.degree.level | Mestrado Profissional | pt_BR | 
| dc.degree.local | Rio de Janeiro, RJ | pt_BR | 
| dc.degree.program | Programa de Pós-Graduação em Matemática | pt_BR | 
| dc.subject.cnpq | CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA | pt_BR | 
| dc.subject.cnpq | MATEMÁTICA | pt_BR | 
| dc.subject.en | Financial mathematics | pt_BR | 
| dc.subject.en | Financial education | pt_BR | 
| dc.subject.en | New high school | pt_BR | 
| dc.description.abstracten | In addition to financial mathematics within the scope of mathematics, this study highlights the importance of working on financial education in a conscious, transversal and attractive way. Bringing the current change in High School, the so-called New High School, has learning paths focused on finance. Through a didactic sequence in an electronic spreadsheet, the contents of simple interest and compound interest are covered for a broader and more practical understanding. | pt_BR | 
| dc.degree.country | Brasil | pt_BR | 
| dc.description.sponsordocumentnumber | N/A | pt_BR | 
| dc.description.abstractpt | Para além da matemática financeira no âmbito da matemática, este estudo destaca a importância de se trabalhar a educação financeira de maneira consciente, transversal e atrativa. Trazendo a atual mudança do Ensino Médio, o chamado Novo Ensino Médio, possui as trilhas de aprendizagem com foco em finanças. Através de uma sequência didática em uma planilha eletrônica são abordados os conteúdos de juros simples e juros compostos para uma compreensão mais ampla e prática. | pt_BR | 
| dc.subject.pt | Matemática financeira | pt_BR | 
| dc.subject.pt | Educação financeira | pt_BR | 
| dc.subject.pt | Novo ensino médio | pt_BR |