DSpace Repository

Metodologias Ativas no Ensino da Matemática: Análise e Perspectivas nos Ginásios Educacionais Tecnológicos (GET) do Rio de Janeiro

Show simple item record

dc.contributor.advisor Antunes, Gladson Octaviano
dc.contributor.author Rocha, Anderson Medeiros da
dc.date.accessioned 2025-06-26T12:56:25Z
dc.date.available 2025-06-26T12:56:25Z
dc.date.issued 2024-09-25
dc.identifier.citation Rocha, Anderson Medeiros da. Metodologias Ativas no Ensino da Matemática: Análise e Perspectivas nos Ginásios Educacionais Tecnológicos (GET) do Rio de Janeiro. 67f. Dissertação (Mestrado Profissional em Matemática) - Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2024. pt_BR
dc.identifier.uri http://hdl.handle.net/unirio/14617
dc.description.sponsorship N/A pt_BR
dc.language.iso Portuguese pt_BR
dc.rights openAccess pt_BR
dc.title Metodologias Ativas no Ensino da Matemática: Análise e Perspectivas nos Ginásios Educacionais Tecnológicos (GET) do Rio de Janeiro pt_BR
dc.type masterThesis pt_BR
dc.contributor.referee Antunes, Gladson Octaviano
dc.contributor.referee Busse, Ronaldo da Silva
dc.contributor.referee Barbosa, Augusto Cesar de Castro
dc.degree.department CCET pt_BR
dc.degree.grantor Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro - UNIRIO pt_BR
dc.degree.level Mestrado Profissional pt_BR
dc.degree.local Rio de Janeiro, RJ pt_BR
dc.degree.program Programa de Pós-Graduação em Matemática pt_BR
dc.subject.cnpq CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA pt_BR
dc.subject.cnpq MATEMÁTICA pt_BR
dc.subject.en Mathematics pt_BR
dc.subject.en Teaching pt_BR
dc.subject.en Methodologies pt_BR
dc.subject.en Technology pt_BR
dc.description.abstracten Over time, society changes and there are technological advances that generate changes in customs and habits in different segments. In education, this can be seen with the emergence of active methodologies, educational strategies that encourage autonomy, with activities focused on real situations, encouraging communication, providing students with expanded thinking and enabling the development of a leading position, increasing engagement. of everyone involved. The availability of spaces that provide the opportunity for the development of such activities and material that can help and support teachers and students is necessary. The Rio de Janeiro Department of Education uses these strategies, specific spaces and technologies, through the implementation of Technological Educational Gymnasiums (GET) in several schools, increasingly expanding this teaching program. The objective of this work is, through the qualitative bibliographic research method, to investigate the characteristics and results of the application of active methodologies, with a focus on mathematics, analyze practices and tools that have been used; how technology is being used, what resources are being used and what others may be, such as applications and programs, with a focus on what can be used in GET teaching spaces. pt_BR
dc.degree.country Brasil pt_BR
dc.description.sponsordocumentnumber N/A pt_BR
dc.description.abstractpt Com o passar do tempo, a sociedade passa por transformações significativas, impulsionadas por avanços tecnológicos que alteram costumes e hábitos em diversos setores, incluindo a educação. Esse cenário é marcado pelo surgimento das metodologias ativas, que são estratégias educacionais voltadas para estimular a autonomia dos alunos por meio de atividades baseadas em situações reais, promovendo a comunicação, ampliando o pensamento crítico e posicionando o estudante como protagonista no processo de aprendizagem, o que aumenta o engajamento de todos os envolvidos. Diante disso, a disponibilidade de espaços adequados para o desenvolvimento dessas atividades e de materiais que apoiem docentes e discentes torna-se essencial. A Secretaria de Educação do Rio de Janeiro tem adotado essas estratégias com a implementação dos Ginásios Educacionais Tecnológicos (GET) em várias escolas, promovendo a expansão desse programa inovador de ensino. O presente trabalho tem como objetivo, por meio de uma pesquisa bibliográfica de caráter qualitativo e a aplicação de um questionário, investigar as características e os resultados da aplicação das metodologias ativas, com foco no ensino da matemática. Além disso, busca analisar as práticas e ferramentas utilizadas, a forma como a tecnologia tem sido empregada, os recursos disponíveis, e explorar novas possibilidades, como aplicativos e programas, que podem ser aplicados nos espaços GET de ensino. pt_BR
dc.subject.pt Matemática pt_BR
dc.subject.pt Ensino pt_BR
dc.subject.pt Metodologias pt_BR
dc.subject.pt Tecnologia pt_BR


Files in this item

This item appears in the following Collection(s)

Show simple item record

Search DSpace


Advanced Search

Browse

My Account

|
|