dc.contributor.advisor |
Antunes, Gladson Octaviano |
|
dc.contributor.author |
Rocha, Anderson Medeiros da |
|
dc.date.accessioned |
2025-06-26T12:56:25Z |
|
dc.date.available |
2025-06-26T12:56:25Z |
|
dc.date.issued |
2024-09-25 |
|
dc.identifier.citation |
Rocha, Anderson Medeiros da. Metodologias Ativas no Ensino da Matemática: Análise e Perspectivas nos Ginásios Educacionais Tecnológicos (GET) do Rio de Janeiro. 67f. Dissertação (Mestrado Profissional em Matemática) - Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2024. |
pt_BR |
dc.identifier.uri |
http://hdl.handle.net/unirio/14617 |
|
dc.description.sponsorship |
N/A |
pt_BR |
dc.language.iso |
Portuguese |
pt_BR |
dc.rights |
openAccess |
pt_BR |
dc.title |
Metodologias Ativas no Ensino da Matemática: Análise e Perspectivas nos Ginásios Educacionais Tecnológicos (GET) do Rio de Janeiro |
pt_BR |
dc.type |
masterThesis |
pt_BR |
dc.contributor.referee |
Antunes, Gladson Octaviano |
|
dc.contributor.referee |
Busse, Ronaldo da Silva |
|
dc.contributor.referee |
Barbosa, Augusto Cesar de Castro |
|
dc.degree.department |
CCET |
pt_BR |
dc.degree.grantor |
Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro - UNIRIO |
pt_BR |
dc.degree.level |
Mestrado Profissional |
pt_BR |
dc.degree.local |
Rio de Janeiro, RJ |
pt_BR |
dc.degree.program |
Programa de Pós-Graduação em Matemática |
pt_BR |
dc.subject.cnpq |
CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA |
pt_BR |
dc.subject.cnpq |
MATEMÁTICA |
pt_BR |
dc.subject.en |
Mathematics |
pt_BR |
dc.subject.en |
Teaching |
pt_BR |
dc.subject.en |
Methodologies |
pt_BR |
dc.subject.en |
Technology |
pt_BR |
dc.description.abstracten |
Over time, society changes and there are technological advances that generate changes
in customs and habits in different segments. In education, this can be seen with the
emergence of active methodologies, educational strategies that encourage autonomy,
with activities focused on real situations, encouraging communication, providing
students with expanded thinking and enabling the development of a leading position,
increasing engagement. of everyone involved. The availability of spaces that provide
the opportunity for the development of such activities and material that can help and
support teachers and students is necessary. The Rio de Janeiro Department of Education
uses these strategies, specific spaces and technologies, through the implementation of
Technological Educational Gymnasiums (GET) in several schools, increasingly
expanding this teaching program. The objective of this work is, through the qualitative
bibliographic research method, to investigate the characteristics and results of the
application of active methodologies, with a focus on mathematics, analyze practices and
tools that have been used; how technology is being used, what resources are being used
and what others may be, such as applications and programs, with a focus on what can be
used in GET teaching spaces. |
pt_BR |
dc.degree.country |
Brasil |
pt_BR |
dc.description.sponsordocumentnumber |
N/A |
pt_BR |
dc.description.abstractpt |
Com o passar do tempo, a sociedade passa por transformações significativas,
impulsionadas por avanços tecnológicos que alteram costumes e hábitos em diversos
setores, incluindo a educação. Esse cenário é marcado pelo surgimento das
metodologias ativas, que são estratégias educacionais voltadas para estimular a
autonomia dos alunos por meio de atividades baseadas em situações reais, promovendo
a comunicação, ampliando o pensamento crítico e posicionando o estudante como
protagonista no processo de aprendizagem, o que aumenta o engajamento de todos os
envolvidos. Diante disso, a disponibilidade de espaços adequados para o
desenvolvimento dessas atividades e de materiais que apoiem docentes e discentes
torna-se essencial. A Secretaria de Educação do Rio de Janeiro tem adotado essas
estratégias com a implementação dos Ginásios Educacionais Tecnológicos (GET) em
várias escolas, promovendo a expansão desse programa inovador de ensino. O presente
trabalho tem como objetivo, por meio de uma pesquisa bibliográfica de caráter
qualitativo e a aplicação de um questionário, investigar as características e os resultados
da aplicação das metodologias ativas, com foco no ensino da matemática. Além disso,
busca analisar as práticas e ferramentas utilizadas, a forma como a tecnologia tem sido
empregada, os recursos disponíveis, e explorar novas possibilidades, como aplicativos e
programas, que podem ser aplicados nos espaços GET de ensino. |
pt_BR |
dc.subject.pt |
Matemática |
pt_BR |
dc.subject.pt |
Ensino |
pt_BR |
dc.subject.pt |
Metodologias |
pt_BR |
dc.subject.pt |
Tecnologia |
pt_BR |