dc.contributor.advisor |
Soares, Ana Lúcia Martins |
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dc.contributor.author |
Schaeffer, Julia Cruz |
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dc.date.accessioned |
2025-09-09T15:01:56Z |
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dc.date.available |
2025-09-09T15:01:56Z |
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dc.date.issued |
2024-03-16 |
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dc.identifier.citation |
Schaeffer, Julia Cruz .Sobre afetos e presenças: encontros virtuais entre palhaços, palhaças e crianças hospitalizadas. 2024. Dissertação de Mestrado. Programa de Pós-graduação em Artes Cênicas. Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro. |
pt_BR |
dc.identifier.uri |
http://hdl.handle.net/unirio/14700 |
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dc.description.sponsorship |
n/a |
pt_BR |
dc.language.iso |
Portuguese |
pt_BR |
dc.rights |
openAccess |
pt_BR |
dc.title |
Sobre afetos e presenças: encontros virtuais entre palhaços, palhaças e crianças hospitalizadas |
pt_BR |
dc.type |
masterThesis |
pt_BR |
dc.contributor.referee |
Soares, Ana Lúcia Martins |
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dc.contributor.referee |
Lima, Tatiana Motta |
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dc.contributor.referee |
Santos, Aramis David Correia dos |
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dc.degree.department |
CLA |
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dc.degree.grantor |
Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro - UNIRIO |
pt_BR |
dc.degree.level |
Mestrado Acadêmico |
pt_BR |
dc.degree.local |
Rio de Janeiro |
pt_BR |
dc.degree.program |
Programa de Pós-Graduação em Artes Cênicas |
pt_BR |
dc.subject.cnpq |
Linguística, letras e artes |
pt_BR |
dc.subject.en |
clowns |
pt_BR |
dc.subject.en |
children |
pt_BR |
dc.subject.en |
body |
pt_BR |
dc.subject.en |
presence |
pt_BR |
dc.subject.en |
affections |
pt_BR |
dc.description.abstracten |
The present dissertation aims to reflect on the virtual visits between clowns and hospitalized children carried out by professional artistic projects during the COVID-19 pandemic between 2020 and 2021. To achieve this, it delves into the history of the artist Michael Christensen who, in 1986 in the USA, recognized the potential of the encounter between clowns and hospitalized children to emphasize the contribution of integrating this art into the realm of public health in Brazil during the implementation of the National Policy of Hospital Humanization. It connects this with the production of joyful encounters as a potential generator of transformations in human relationships in these settings through this micropolitical action. It draws upon the concept of relational body and the capacity to affect and be affected by Espinosa to the clown art performed in hospitals and the notion of scenic presence to contemplate the author's fourteen-year experience acting as a clown in these places. Using these concepts and their developments, it identifies possible designations such as the notion of affective presence, introduced by the artist Lu Lopes. The encounter between clowns and children, particularly during the pandemic, appears to have underscored the importance of fostering joyful connections and artistic practices as devices for creating and nurturing relationships that generate vitality, aligning with a broad concept of health. |
pt_BR |
dc.degree.country |
Brasil |
pt_BR |
dc.description.sponsordocumentnumber |
n/a |
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dc.description.abstractpt |
A presente dissertação tem como objetivo principal refletir sobre as visitas virtuais entre palhaços, palhaças e crianças hospitalizadas realizadas por projetos artísticos profissionais durante a pandemia causada pelo novo coronavírus (covid-19) entre os anos 2020 e 2021. Para isso resgata a história do artista Michael Christensen que em 1986 nos EUA vislumbrou a potência do encontro entre palhaços e crianças hospitalizadas para ressaltar a contribuição da inserção desta arte no âmbito da saúde pública no Brasil no momento da implementação da Política Nacional de Humanização Hospitalar. Associa a isto a produção de encontros alegres como potencial gerador de transformações das relações humanas nestes locais a partir desta ação micropolítica. Convido o conceito de corpo relacional e a capacidade de afetar e ser afetado de Espinosa associado à arte palhaçada feita em hospitais e à noção de presença cênica para problematizar e contextualizar a experiência da autora de quatorze anos atuando como palhaça nestes locais e pensar os limites das noções de saúde e doença, arte e vida. Utilizando estes conceitos e seus desdobramentos, encontra nomeações possíveis como a noção de presença afetiva, trazida pela artista paulista Lu Lopes, a palhaça Rubra. O encontro entre palhaços, palhaças e crianças sobretudo durante a pandemia parece ter ressaltado a importância do cultivo de vínculos alegres e de práticas artísticas como dispositivos de criação e cultivo de relações geradoras de vitalidade que se aproximam de um conceito amplo de saúde. |
pt_BR |
dc.subject.pt |
palhaços |
pt_BR |
dc.subject.pt |
crianças |
pt_BR |
dc.subject.pt |
corpo |
pt_BR |
dc.subject.pt |
presença |
pt_BR |
dc.subject.pt |
afetos |
pt_BR |