| dc.contributor.advisor | Andrade, Elza Maria Ferraz de | |
| dc.contributor.author | Palacios, Celi do Nascimento | |
| dc.date.accessioned | 2025-11-24T19:00:00Z | |
| dc.date.available | 2025-11-24T19:00:00Z | |
| dc.date.issued | 2024 | |
| dc.identifier.citation | Palacios, Celi do Nascimento. Encadeirados: Os Corpos dos Corpos Docente e Discente Na Escola na Educação Básica. 2024. 336 p. Tese (Doutorado em Artes Cênicas) – Programa de Pós-graduação em Artes Cênicas, Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2024. | pt_BR |
| dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/unirio/14778 | |
| dc.description.sponsorship | n/a | pt_BR |
| dc.language.iso | Portuguese | pt_BR |
| dc.rights | openAccess | pt_BR |
| dc.title | Encadeirados: Os Corpos dos Corpos Docente e Discente Na Escola na Educação Básica. | pt_BR |
| dc.type | doctoralThesis | pt_BR |
| dc.contributor.referee | Andrade, Elza Maria Ferraz de | |
| dc.contributor.referee | Silveira, Silvia Câmara Soter da | |
| dc.contributor.referee | Soares, Ana Lúcia Martins | |
| dc.contributor.referee | Silva, Adilson Florentino da | |
| dc.contributor.referee | Ferreira, Carolina Angélica | |
| dc.degree.department | CLA | pt_BR |
| dc.degree.grantor | Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro - UNIRIO | pt_BR |
| dc.degree.local | Rio de Janeiro | pt_BR |
| dc.degree.program | Programa de Pós-Graduação em Artes Cênicas | pt_BR |
| dc.subject.cnpq | Linguística, letras e artes | pt_BR |
| dc.subject.en | Chairs | pt_BR |
| dc.subject.en | Body | pt_BR |
| dc.subject.en | Faculty | pt_BR |
| dc.subject.en | Student Body | pt_BR |
| dc.subject.en | School Space | pt_BR |
| dc.subject.en | Discipline | pt_BR |
| dc.description.abstracten | The study presented hereby aims at discussing how the corporality of teaching staff and that of the students are affected by the way the school space is organized, focusing on the object school chair. It is assumed that a spatial configuration that inhibits movement also promotes bodily and epistemological rigidity. This discussion is made from the perspective of a Performing Arts teacher who investigates the body in movement in a space with the massive presence of chairs in the classroom. Its practical function and symbols are discussed, bringing into analysis the working methodologies of theatrical aesthetics, more specifically the Theater and Esthetics of the Oppressed, by Augusto Boal in dialogue with other approaches such as Somatic Education and Impro Tehatre. This exploration is based on this author's experiences at three different moments: in the school year of 2019, when the aim was to build a dramatic narrative created by the students, having the school chair as trigger to the creative process; in Emergency Remote Teaching – which brought the school space into our homes – and in work carried out with Basic Education teachers on their return to face-to-face activities. | pt_BR |
| dc.degree.country | Brasil | pt_BR |
| dc.description.sponsordocumentnumber | n/a | pt_BR |
| dc.description.abstractpt | O presente trabalho se propõe a discutir a relação dos nossos corpos docentes e discentes com o espaço escolar, a partir do objeto cadeira. Parte-se do princípio de que uma configuração espacial que inibe o movimento também é promotora de enrijecimento corporal e epistemológico. Esta discussão é feita a partir da perspectiva de uma professora de Artes Cênicas que investiga o corpo em movimento num espaço com a presença maciça de cadeiras em sala de aula. Discute-se sua função prática e simbologias, trazendo para a análise as metodologias de trabalho da estética teatral, mais especificamente o Teatro do Oprimido e Estética do Oprimido, de Augusto Boal em diálogo com outras abordagens como Educação Somática e Teatro Improvisacional. Essa exploração é feita a partir das experiências desta autora em três momentos distintos: no ano letivo de 2019, quando se buscou a construção de narrativas discentes, tendo o objeto cadeira como elemento disparador; no Ensino Remoto Emergencial – que trouxe o espaço escolar para dentro de nossas casas – e num trabalho realizado com professores/as de Educação Básica no retorno às atividades presenciais. | pt_BR |
| dc.subject.pt | cadeiras | pt_BR |
| dc.subject.pt | Corpo | pt_BR |
| dc.subject.pt | Corpo Docente | pt_BR |
| dc.subject.pt | Corpo Discente | pt_BR |
| dc.subject.pt | Imobilidade | pt_BR |
| dc.subject.pt | Disciplina | pt_BR |